27/09/2012

41% dos brasileiros estão ou já estiveram inadimplentes, diz SPC


Dinheiro (Foto: SXC)No Brasil, 41% dos consumidores estão ou já ficaram impossibilitados de fazer compras a prazo por terem tido seus nomes incluídos no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), segundo pesquisa realizada pelo próprio SPC em todo o país, no mês de agosto.
Apesar desse universo incluir pessoas da classe A e B, o estudo mostra que os brasileiros das classes C e D são os que mais sofrem com a situação da inadimplência. Entre os motivos, estão a falta de planejamento financeiro e a dificuldade de avaliar o quanto efetivamente pagam quando fazem compras parceladas.
O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (26), aponta que a grande concentração de devedores (31%) está entre os que têm renda de até R$ 3.825. Acima deste valor, o percentual cai para 28%. 
O economista do SPC Brasil Nelson Barrizzelli diz que um dos fatores que evitariam a inadimplência seria o conhecimento dos juros embutidos nos financiamentos. "Em casos como o do cartão de crédito e dos juros do cheque especial, os custos cobrados ao final superam em muito os do principal utilizado. Um conhecimento efetivo sobre esses juros evitaria que as famílias se tornassem inadimplentes pelo uso inadvertido desses instrumentos de crédito", afirma o economista.
EK
Revista Época

Nenhum comentário :

Postar um comentário