26/09/2012

Alemanha: Bispos afastam quem abandona de registo civil como católico


Cidade do Vaticano, 25 set 2012 (Ecclesia) - A Conferência Episcopal Alemã publicou um decreto aprovado pela Santa Sé, que entrou em vigor na segunda-feira, no qual alerta os seus fiéis para as consequências de renunciarem à condição de católicos no registo civil germânico.
Segundo o documento, citado pela Rádio Vaticano, a ausência dessa formalidade, com implicações no montante destinado a cada confissão religiosa por parte do Estado, faz com que as pessoas não possam continuar a participar ativamente na vida da Igreja.
O decreto esclarece que não pode haver “saídas” parciais da Igreja nem separar a “comunidade espiritual” católica da instituição.
Aos que manifestarem a intenção de abandonar a condição de católico, no registo civil, a Conferência Episcopal alerta para o facto de ficarem impedidos de celebrar os sacramentos da Penitência, Eucaristia e Confirmação, para lá da Unção dos Enfermos, “exceto em perigo de morte”.
texto acrescenta que estas pessoas não pode ser padrinhos nos batismos nem ocupar cargos nas paróquias, conselhos diocesanos ou associações públicas eclesiais.
Os bispos admitem ainda que se antes da morte a pessoa não tiver dado “um sinal de arrependimento”, por ter deixado a Igreja, o funeral lhe poderá ser recusado.
Segundo o padre Hans Langendoerfer, secretário-geral da Conferência Episcopal Alemã, com esta medida, os párocos poderão ocupar-se diretamente de todos aqueles que tencionam abandonar a Igreja.
O responsável adianta que vai ser solicitado um encontro com todas essas pessoas, para tentar “convencê-las a regressar” à comunidade católica.
RV/OC
Notícia atualizada às 16h48

Nenhum comentário :

Postar um comentário