27/09/2012

Como nasceram a Agência da Boa Notícia e o Prêmio Gandhi

Com tanta notícia sobre desumanidade e violência dominando a mídia, um grupo de amigos passou a conversar sobre a necessidade de dar e receber boas notícias. A partir desse encontro foi organizado o workshop: "Comunicação e Espiritualidade", realizado no Centro de Convenções de Fortaleza, em 26 de junho de 2006.
O grupo, formado por jornalistas, empresários e professores universitários, tornaram as reuniões mais frequentes e, no ano seguinte, promoveram o Workshop "Comunicação e Boas Notícias", também no Centro de Convenções, quando foi instituída oficialmente a ABN e lançada a primeira edição do Prêmio Gandhi de Comunicação.


Motivados a trabalhar em favor da comunicação para a paz e harmonia social, o grupo instituiu a diretoria, hoje assim constituída: Presidente - jornalista, professor universitário e escritor Francisco Souto Paulino (à direita na foto); Diretor Financeiro, empresário Luís Eduardo Girão (à esquerda na foto); Diretora de Comunicação: jornalista Ângela Marinho; Diretor Institucional e de Projetos: empresário e consultor de empresas Carlos Eduardo Bandeira Araújo; Secretário Geral: professor universitário e jornalista Moacir Maia. No conselho fiscal, estão o engenheiro Fernando Lobo, o advogado Érico Silveira e o radialista Odilon Camargo. Atualmente, também fazem parte da equipe da Agência as jornalistas Carmina Dias e Cely Fraga e a secretária Joana D'Arc Martins.

Para cumprir sua missão de “estimular a cultura de paz através da comunicação, para fortalecer, na notícia, o compromisso com a valorização da vida”, a ABN  criou, além do Prêmio Gandhi, o site www.boanoticia.org.br e o informativo eletrônico enviado às terças e sextas-feiras. Via e-mail, encaminha também sugestões de pautas positivas para a imprensa. A ABN também passou a espalhar boas notícias pelas redes sociais - Twitter e Facebook. Além disso, diretores participam de cursos e seminários e palestras sobre a Cultura de Paz em universidades, faculdades, escolas, associações de classe e comunitárias e órgãos governamentais.

Anualmente, a ABN realiza um grande encontro para refletir sobre a Comunicação. Depois dos dois primeiros - Workshop Comunicação e Espiritualidade (junho/2006) e Workshop Comunicação e Boas Notícias (junho/2007) – aconteceram o Workshop Comunicação da Violência ou Violência da Comunicação? (junho/2008), Workshop Comunicação e a Arte de Fazer o Bem (maio/2009). Workshop Comunicação e a Notícia da Vida (maio/2010).


Desde o ano passado, o evento passou a ser denominado Fórum e o tema do debate em 2011 foi “Comunicação e Paz na Natureza”. Neste ano, o Fórum Comunicação e Felicidade acontece nesta quinta-feira (27), às 19h, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará, com palestra da psicóloga e antropóloga Susan Andrews, estudiosa da Ciência da Felicidade e coordenadora, no Brasil, do Movimento FIB – Felicidade Interna Bruta.

Já o Prêmio Gandhi de Comunicação vem crescendo a cada ano e a ABN agradece a todos os patrocinadores e apoiadores. O concurso começou em 2008 com três categorias: Jornalismo, Publicidade e Estudante Universitário. Em 2009, a diretoria da ABN segmentou mais o concurso, ampliando as categorias para sete, número mantido em 2010.  Desde o ano passado, conta com nove categorias.

Fonte: Agência da Boa Notícia - (fone:  85 3224 5509)
 
Última atualização: 27/09/2012 às 07:33:29
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário