26/09/2012

Como se preparar para concursos públicos diferentes


Lia Salgado responde a perguntas de internautas em vídeo.
Especialista também fala sobre estudo para BNDES e Receita Federal.

Do G1, em São Paulo
2 comentários
Na coluna de vídeo desta semana, a especialista em concursos Lia Salgado* fala sobre a preparação para mais de um concurso público. Ela dá dicas para os candidatos conciliarem os estudos para diferentes órgãos.
Assista ao vídeo ao lado
Mande dúvidas sobre concursos no espaço para comentários; perguntas selecionadas serão respondidas em coluna quinzenal
"É possível estudar para mais de um concurso, mesmo sendo para a mesma área, uma vez que dependendo do concurso as matérias podem variar?", pergunta o internauta Guilherme Amorim.
Para iniciar os estudos, Lia afirma que o internauta precisa conhecer algumas regras.  Primeiramente, todos os concursos precisam ter um grupo de matérias em comum, por isso, ele deve escolher uma área. A segunda regra consiste em começar a preparação pelas matérias básicas, que são as disciplinas comuns a todos os concursos da área.
Já na terceira regra, ele deve estudar, além das matérias básicas, um segundo grupo de disciplinas, que cai em muitas seleções da área, mas não em todas. "Seria um 'básico avançado'. É indicado estudar esse grupo, assim que você esteja mais seguro no grupo básico. Lembrando que tudo o que já foi estudado deve permanecer no planejamento, por meio de revisões e provas anteriores", explica a especialista.
Lia indica que o internauta veja as colunas sobre dicas para fazer revisão do estudo para concursos e sobre dicas de estudo.
A especialista lembra que todos os editais vão trazer uma ou duas disciplinas novas, que são as específicas para o cargo. "Disso você não vai escapar", ressalta.

Para estudar essas disciplinas, ela indica que o conteúdo seja incluído na preparação entre a publicação do edital e a data da prova. Dessa forma, o internauta terá cerca de 2 meses de estudo e ficará à frente dos outros candidatos.
Banco Central, BNDES e Receita
O internauta João Júnior está terminando a faculdade e pretende fazer concursos para três órgãos federais: Banco Central, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Receita Federal. "É possível se preparar para os três concursos seguindo apenas uma linha de estudo? As diferenças entre eles são muito grandes?", questiona.
"Para fazer isso, sugiro que você priorize a área fiscal. A Receita Federal costuma cobrar cerca de 20 disciplinas de uma forma profunda e abrangente. Se você iniciar seu estudo por aí, você vai se preparar para a Receita e também para outros concursos da área fiscal", afirma Lia.
Ela completa que se o edital do Banco Central for divulgado dutante essa preparação, o internauta poderá escolher uma área que tenha mais disciplinas em comum com a área fiscal. Dessa forma, ele terá um grupo de matérias que já foram estudadas, e entre o edital e a prova será possível estudar as disciplinas específicas para esse concurso.

Já o BNDES cobra português, inglês e disciplinas específicas da área de formação. "É um concurso com uma cobrança menos profunda e seria viável estudar entre o edital e a prova".
A especialista ainda reitera que as disciplinas específicas não serão totalmente novas, já que foram estudadas na faculdade e seria preciso apenas revisá-las.
Outra opção é se dedicar apenas ao BNDES, que de acordo com Lia, tem aprovação mais rápida por cobrar menos matérias, por ser menos concorrido e por ter um estilo de provas mais objetivo. "Você vai trabalhar na sua área de formação com salários excelentes e, com os benefícios, a remuneração fica próxima da área fiscal. É uma ótima alternativa."

BNDES e Petrobras
"Sou formada em ciências contábeis e gostaria de fazer o concurso da Petrobras e do BNDES. Nos últimos concursos, os dois órgãos contrataram a mesma empresa, a Cesgranrio. Você já disse que o ideal seria estudar para concursos da mesma área. Na sua opinião, estudar para o concursos de áreas diferentes que usam a mesma banca também é válido?", pergunta a internauta Cybelle Dandoulakis.

Segundo Lia, os concursos citados pela internauta são para a mesma área, ou seja, para formação específica em ciências contábeis. Mas, as seleções são para trabalhar em empresas distintas: Petrobras e BNDES.
"O fato de normalmente ser a mesma banca não interfere, porque o que importa é que as mesmas matérias sejam cobradas nos dois concursos para que você possa estudar para as duas oportunidades", afirma a especialista.
Lia ressalta que a internauta deve ficar atenta ao programa do BNDES, que é um pouco mais abrangente do que o da Petrobras. Ela também lembra que existem subsidiárias da Petrobras, como a Transpetro, que fazem concursos para a área de ciências contábeis.
Já sobre a mesma banca organizadora, ela ressalta que o estilo de cobrança de questões deve ser parecido. "É uma vantagem adicional", completa a especialista.
*Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”

Nenhum comentário :

Postar um comentário