24/09/2012

Da literatura para a dança. A história de 'Dom Quixote', do conto de Miguel de Cervantes


Aconteceu em 2011noTtheatro da Paz

Ganhou versão em balé e estreia segunda temporada de apresentações nesta quarta (21) e quinta (22). A montagem da Ballare Escola de Dança poderá ser conferida a partir das 20h, no Theatro da Paz, em Belém.
 
A primeira temporada de 2011 do ballet 'Dom Quixote' foi em novembro e teve como palco o Teatro Margarida Schivasappa, do Centur. Neste mês de dezembro, quem abre as portas para receber o espetáculo é o Theatro da Paz. O público paraense vai poder apreciar, novamente, uma grande produção de cenários, figurinos e dança.
 
 
'Dom Quixote' é um ballet baseado no livro de mesmo nome de Miguel de Cervantes, mas com foco na história de Kitri e Basílio, onde os personagens Dom Quixote e Sancho Pança participam mais como observadores e coadjuvantes. As bailarinas Suelen Lopes e Camila Viana se revezarão, nas duas sessões, no papel principal (Kitri) com Ronilson Cruz (Basílio).
 
Apaixonada por Basílio, Kitri é obrigada pelo pai (Lorenzo, interpretado por Kauê Cohen) a se casar com um nobre comerciante (Gamacho, papel revezado por Paulão e Pedro Figueiredo). É quando Dom Quixote (Gustavo Saraiva), que vive envolvido por suas fantasias com romances de cavalaria, e seu fiel escudeiro, Sancho Pança (Thiago Losant), entram na trama e ajudam a decidir o destino dos personagens.
 
Ballet em quatro atos criado em 1869 por Marius Petipa, 'Dom Quixote' é um espetáculo divertido, romântico e dinâmico, com coreografias inspiradas nas movimentações das danças típicas castelhanas. A versão criada por Mikhail Baryshnikov foi escolhida por Ana Rosa para a montagem da peça.
 
 
Apresentação especial - Na quinta-feira (22) à tarde acontecerá uma sessão especial, em parceria com a Cia. Arte e Produções, destinada às entidades filantrópicas que queiram participar. Os interessados devem entrar em contato com a secretaria da escola pelo telefone 3241-3182 para se inscrever e solicitar seus convites.
 
O espetáculo denominado de 'Récitas de Gala' traz em sua programação coreografias de balé contemporâneo e clássico, incluindo grands pas de deux (coreografia principal dos protagonistas de uma peça de ballet) de famosos repertórios, como o próprio 'Dom Quixote', 'O Corsário', 'Coppélia', 'Paquita', 'Carnaval em Veneza' e 'Diana e Acteon', protagonizados por bailarinos e bailarinas da Ballare Cia de Dança. 

A companhia também mostrará uma coreografia inédita, montada pelo bailarino Guilherme Oliveira, da Companhia Brasileira de Danças Clássicas (SP), em homenagem à bailarina Ana Rosa Crispino, em reconhecimento à sua total dedicação à arte da dança, que se intitula 'Todos os caminhos trilham para a minha dança', interpretado por Amanda Bressan e Ronilson Cruz.
 
'Queremos dar oportunidade para este público apreciar diferentes formas de dança. Um público que tem vontade de assistir, mas não tem acesso a este tipo de trabalho, especialmente as montagens de ballet clássico', comenta a diretora da Ballare, Ana Rosa Crispino.
 
Oportunidade - Já estão abertas as inscrições para a sexta edição do 'Workshop de Ballet Clássico de Repertório da Amazônia', que acontecerá de 9 a 22 de janeiro, sob a responsabilidade de Ronaldo Martins e Rachel Ribeiro, bailarinos solistas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ao final do curso, será feita a montagem completa de um ballet de repertório.
 

Serviço: Apresentação do espetáculo 'Dom Quixote' acontece nesta quarta (21) e quinta-feira (22), a partir das 20h, no Theatro da Paz. Ingressos: R$ 30,00 (com meia entrada para estudante). A sessão especial voltada para instituições filantrópicas, 'Récitas de Gala', será na quinta-feira (22) à tarde e os convites devem ser adquiridos com antecedência na Ballare Escola de Dança. Mais informações:  (91) 3241-3182 / 8408-4707.
 

Redação Portal ORM

Nenhum comentário :

Postar um comentário