25/09/2012

Facebook: usuários dizem que mensagens privadas voltam como públicas

DE SÃO PAULO 

Mensagens que aparecem no mural sempre foram públicas, diz FacebookAlguns usuários do Facebook estão dizendo que mensagens privadas enviadas ou recebidas anos atrás estão aparecendo publicamente em suas páginas. A empresa diz que não há erro --as tais mensagens sempre foram públicas. 

A possível falha foi noticiada pela edição francesa do jornal "Metro", segundo a qual mensagens privadas de 2008 e 2009 podem ser vistas como artigos públicos no mural de seus perfis. 

O jornal diz que, "aparentemente", o problema não ocorre com todos e foi constatado apenas por alguns membros. 

O site "TechCrunch" diz não ter encontrado provas de que "os posts alegadamente expostos eram mesmo mensagens privadas". 

O Facebook diz que "as mensagens eram antigos posts no mural que sempre foram visíveis nas páginas nas páginas dos perfis dos usuários". Um porta-voz da empresa deu a seguinte declaração ao "TechCrunch": 

"Fomos atrás e verificamos todas as denúncias que vimos [de mensagem privada que foi exposta]. Não vimos uma única denúncia que foi confirmada. Boa parte da confusão ocorre porque antes de 2009 não havia a 'curtir' e comentários nos posts no mural. As pessoas trocavam vários posts no mural em vez de ter uma conversa [nos comentários de um mesmo post]."

O site ainda diz que a razão de toda a confusão pode ser o lançamento mundial da linha do tempo --as primeiras reclamações vieram da França, que, segundo um porta-voz do Facebook, teria sido o lugar mais recente a receber a nova interface. 

John Constine, que o "TechCrunch" chama de seu "especialista em Facebook", diz que pode ser difícil lembrar como o Facebook funcionava ou era usado naquele tempo. 

Ao saber da notícia, a jornalista espanhola Sara España, 28, resolveu verificar seu mural no período de 2007 a 2009 e confessa não se lembrar se as mensagens publicadas eram ou não privadas. "Mas era muito estranho", diz, pois as mensagens eram curtas e tinham um tom de conversa, como: "Olá, tudo bem? Está conectada?".

Sam Biddle, redator do site "Gizmodo", diz, em tuíte, que as pessoas estão se esquecendo de que costumavam "escrever posts no mural do Facebook de uma maneira muito mais formal" do que hoje. "É por isso que elas se parecem com mensagens privadas." 


"Diante da dúvida, apaguei do mural todas as mensagens antigas", diz Sara. "Agora vou prestar muito mais atenção a tudo o que eu escrevo." 

Nenhum comentário :

Postar um comentário