24/09/2012

Secretário de Estado do Vaticano vai receber prémio «Conde de Barcelona»


Cardeal Tarcisio Bertone distinguido pela sua ação pessoal e pelo empenho da Igreja Católica nos países mais afetados pela crise

D.R. | Rei Juan Carlos, cardeal Tarcisio Bertone e príncipe Felipe
Lisboa, 24 set 2012 (Ecclesia) – O secretário de Estado do Vaticano vai receber esta terça-feira o prémio internacional ‘Conde de Barcelona’ das mãos do rei de Espanha, num reconhecimento à sua ação pessoal e ao empenho da Igreja nos países afetados pela crise.
O galardão, na sua quarta edição, distingue personalidades e instituições que se tenham destacado pelo seu contributo no mundo da comunicação e foi instituído pela fundação homónima, ligada ao jornal ‘La Vanguardia’, sob a presidência do rei Juan Carlos I.
O júri do prémio destaca a “prudência e espírito de abertura” do cardeal italiano, um dos mais diretos colaboradores de Bento XVI, bem como a sua capacidade de “limar arestas, aconselhar com sabedoria e criar laços de unidade”.
Em declarações ao jornal espanhol que promove a distinção, D. Tarcisio Bertone elogia o papel dos cristãos na Síria como “construtores de paz e artífices de reconciliação” e diz que a promoção da liberdade religiosa é uma garantia para o progresso da sociedade.
Sobre a primavera árabe, o cardeal afirmou que, mesmo sem o entusiasmo inicial, os movimentos devem ser vistos como uma oportunidade e um desafio.
“Na origem de muitas mudanças que se veem está um desejo de maior justiça e participação na vida política – elementos que encontram grande sintonia com os valores promovidos pelo cristianismo'', sublinhou.
RV/OC

Nenhum comentário :

Postar um comentário