29/09/2012

Yanomami exigem expulsão de garimpeiros


MUNDO
Venezuela

Texto Francisco Pedro | 29/09/2012 | 07:52
Criança da tribo Yanomami
Indígenas desafiam o governo da Venezuela a reconhecer a existência de garimpo ilegal nos seus territórios e a expulsar os mineradores, em vez de negar o problema. A extração continua a destruir a terra e a contaminar os cursos de água
IMAGEM
Após as declarações das autoridades venezuelas, que negaram a existência de garimpeiros ilegais na região de Alto Ocamo, a organização Yanomami Horonami emitiu uma declaração pedindo ao governo de Hugo Chavez que combata a «presença e os impactos» da extração ilegal nos seus territórios, em vez de continuar a fazer de conta que nada se passa na área indígena. 

A região foi visitada recentemente pelos militares do exército que investigam os relatos de um massacre na comunidade de Irotatheri, em agosto, e no final, as autoridades declararam não ter encontrado vestígios nem dos assassinatos nem de garimpeiros. «O que reina aqui é a paz e a harmonia: todos os Yanomami estão em perfeito estado. Nós não detetamos nenhum garimpeiro ilegal», afirmaram os investigadores. 

Os membros da Horonami que acompanharam a comitiva têm uma versão diferente. «Nós vimos os acampamentos dos garimpeiros, vimos passar um avião pequeno, vimos uma pista clandestina, vimos alguns garimpeiros fugindo da comissão que caminhava pela selva. Os efetivos das Forças Armadas e do Ministério Público na comissão também testemunharam isso», asseguraram. 

Para Stephen Corry, diretor da Survival International, uma organização de defesa dos povos indígenas, «as autoridades vêm se esforçando para passar a ideia de que tudo está perfeito e não está: é uma situação inflamável e os índios são as principais vítimas. O governo venezuelano deve parar de fingir que tudo está bem – deve proteger os próprios cidadãos, e expulsar os garimpeiros».

Nenhum comentário :

Postar um comentário