09/10/2012

Novena Missionária na sede das POM, em Brasília

 Fúlvio Costa
Nesta terça-feira, 9, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) deram início, em sua sede nacional, em Brasília, à Novena Missionária 2012. A reflexão de hoje, primeiro dia, foi "Brasil missionário, partilha a tua fé", tema da Campanha deste ano.
Dirigido pelo secretário nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM), padre André Luiz de Negreiros, este primeiro encontro apresentou o material da Campanha: cartaz, DVD com testemunhos, envelopes, folhetos dominicais. "Foram enviados mais de 50 toneladas de materiais, frutos de muito trabalho, dedicação de várias pessoas e custo financeiro que precisam ser valorizados pelas comunidades", orientou o secretário quanto ao uso do material na Igreja no Brasil.
Ainda de acordo com padre André, o objetivo da Novena Missionária é "criar comunhão com a Igreja no Brasil e com a Igreja e missionários espalhados em todo o mundo". Foram apresentados também o número de missionários brasileiros além-fronteiras, cerca de 2 mil; o resultado da Coleta do Dia Mundial das Missões 2011, no Brasil, e o destino do dinheiro a projetos missionários em todo o mundo. O testemunho do primeiro dia deu destaque ao Dia Mundial das Missões.
Cada dia da Novena será passado um vídeo (testemunho) do DVD Missionário. Hoje, o diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Camilo Pauletti, apresenta a Campanha Missionária 2012 e seu testemunho missionário em Moçambique, África, onde morou por seis anos. "Escolhemos o tema ‘Brasil missionário, partilha a tua fé' porque está ligado ao 3º Congresso Missionário Nacional, que aconteceu em julho, em Palmas (TO) e ao Congresso Americano Missionário 4 e Congresso Missionário Latino-Americano 9, que tem como tema ‘América Missionária partilha a tua fé' que acontecerá em 2013, em Maracaibo, na Venezuela".
A reflexão de amanhã será sobre o "Brasil missionário, partilha a tua fé com a África".
Dia Mundial das Missões
Neste ano, o Dia Mundial das Missões é celebrado no sábado e domingo, 20 e 21 de outubro, quando acontece a Coleta Nacional feita em todas as comunidades e instituições católicas. O valor arrecadado deve ser integralmente enviado ao Fundo Universal de Solidariedade, através das Pontifícias Obras Missionárias. Essa contribuição econômica é destinada a projetos missionários em todo o mundo, por meio da Pontifícia Obra da Propagação da Fé.
Fonte: www.pom.org.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário