31/10/2012

Tutor do Medida Certa revela alívio da mãe de Ronaldo

Luiza Oliveira 
Do UOL, em São Paulo


Ronaldo ouviu muitas críticas por sua forma física, foi taxado de gordo e chegou a ser comparado a Tim Maia. Quase dois anos após pendurar as chuteiras, decidiu expor a sua vida e entrar em um esquema rígido de emagrecimento em rede nacional. Educador físico do quadro Medida Certa, do Fantástico, Marcio Atalla revelou o alívio da mãe do craque e o envolvimento dos fãs que até dão dicas milagrosas.

"Ganho mais que ele. E ganho mal", diz Atalla sobre quantia recebida por Ronaldo

  • Manuela Scarpa/Foto Rio News
    Apesar das especulações de uma acordo milionário para que Ronaldo participasse do Medida Certa, Marcio Atalla nega que o Fenômeno tenha recebido qualquer quantia em dinheiro. Segundo o educador físico, o ex-jogador nem sequer fez um contrato com a TV Globo e tem apenas um acordo de direitos de imagem, mas não recebe por isso.

    "Eu ganho mais que ele, e olha que ganho mal para fazer o programa", brincou. "Nunca é mal pela vitrine que te dá, mas tenho salário de consultor como a Gloria Kalil e o Max Gehringer", contou.
O Fenômeno entrou no programa com 118kg e sua saúde se tornou uma preocupação para a família e pessoas mais próximas, como o sócio Marcus Buaiz, um dos incentivadores do projeto. Um mês depois, a perda de peso já é visível na fisionomia e no caimento das roupas.
Atalla revelou a satisfação de Sônia, mãe do ex-jogador. “Eu conheci a dona Sônia não faz muito tempo. Ela falou: ‘você foi a melhor coisa que apareceu na vida do meu filho. A gente falava, mas não adiantava nada. Ele gosta muito de você”, conta.
O tutor tem acompanhado o aluno famoso diariamente. Viajou até à China com ele para garantir a execução do processo, que tem a atividade física como carro-chefe. O contato mais próximo o deixou admirado com a idolatria que Ronaldo conquistou em todo o planeta e com o apoio nas ruas.
As pessoas dão mensagens de carinho, de motivação e querem até dar dicas de emagrecimento. Atalla contou que vem recebendo e-mails de todo o mundo com diversos métodos alternativos.
“Tem muita gente querendo passar fórmulas milagrosas para tentar o resultado. São profissionais e estudiosos. Recebi um e-mail da Itália de uma pessoa dizendo que tinha um kit desintoxicante que se o Ronaldo tomasse perderia 10 kg em uma semana. Tem gente que aconselha um certo tipo de atividade física. Se fizer, vai perder não sei quantas calorias. São coisas bem variadas, mas eu prefiro manter o método tradicional”.
O método tradicional a que o educador se referiu não tem milagre. A indicação é de exercícios físicos regulares e não há uma dieta alimentar rígida. Pede apenas que Ronaldo siga os princípios básicos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS): comer mais fibras, ingerir menos gordura, sal e açúcar e consumir bastante água.

Efeito Medida Certa: Atalla já planeja novo quadro e dá palestras pelo Brasil

  • Manuela Scarpa/Foto Rio News
    Se a vida de Ronaldo está mais saudável, a de Marcio Atalla está mais agitada. O educador físico ganhou muita visibilidade com as duas edições do Medida Certa e tem novo projeto para o Fantástico. Será um quadro para incentivar as pessoas "comuns" a se movimentarem no ano que vem.

    Atalla é colunista da revista Época e da rádio CBN. Ele tem uma clínica em que faz um trabalho semelhante ao do programa e dá palestras por todo o Brasil. Com a repercussão do quadro, sua média de eventos aumentou para quatro a cinco por mês.
Mas na hora da atividade física, Atalla não dá sossego e faz o ex-atacante suar. Logo no início dos treinamentos, o professor percebeu que Ronaldo gostava de desafios e preferia os jogos e competições às atividades mais solitárias, como corrida.
Passou a inserir partidas de tênis, paddle [esporte semelhante ao squash], basquete e desafios de natação para entretê-lo. “Ele gosta de jogar. Se falo para ele jogar tênis, joga por duas horas sem perceber. Mas se peço 20 minutos de esteira, ele reclama. Tento variar as atividades porque ele é movido a desafios. Agora que está mais íntimo, tenta sugerir coisas tipo uma pelada no sábado passado. Minha ideia era fazer outra coisa, mas estava dentro da programação e eu permiti”, disse.
O educador acredita que o trabalho já vem influenciando as pessoas na ruas a se exercitarem mais. Até o comentarista Caio Ribeiro, da TV Globo, ficou motivado e já emagreceu alguns quilos depois de ver a batalha do ex-jogador.
Responsável pela primeira edição do Medida Certa com os apresentadores Zeca Camargo e Renata Ceribelli, Atalla conta que o método aplicado é o mesmo, mas que a reação dos alunos é bem diferente. Por ser um ex-atleta, Ronaldo tolera melhor a atividade física, desiste com menos facilidade e sabe executar os movimentos com perfeição. "Em um nível de dificuldade 8, o Zeca interrompe o exercício. No nível 9, o Ronaldo continua", elogia.

A carreira de Ronaldo em fotos

Foto 1 de 50 - Ronaldo cumprimenta e dá camisa da seleção brasileira ao Papa João Paulo II em audiência privada no Vaticano em 1998 Associated Press - UOL Notícias

Nenhum comentário :

Postar um comentário