01/11/2012

Novo app do Google para iPhone faz buscas por voz em português

YURI GONZAGA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA


O Google liberou nesta terça (30) uma atualização para seu aplicativo de busca para iOS (Pesquisa Google ), que passou a reconhecer fala em português -- capacidade não disponível no assistente virtual pré-instalado pela Apple em seus dispositivos, o Siri.
Reprodução
Aplicativo de busca do Google para iOS: reconhecimento de fala em português no iPhone antes do Siri, da Apple
Aplicativo de busca do Google para iOS: reconhecimento de fala em português no iPhone antes do Siri, da Apple
É possível encontrar, com comandos em língua portuguesa, dados rápidos como endereço e mapa de situação de estabelecimentos, resultados de times de futebol e a previsão do tempo.
O reconhecimento de nomes próprios brasileiros é rápido e preciso. Com o app configurado para o português (como acontece por padrão se o sistema estiver nesse idioma), o reconhecimento de outras línguas se torna inviável.
É possível trocar o idioma a ser reconhecido (em "configurações" > "pesquisa por voz").
Desde a versão 2.0 do aplicativo, o Pesquisa Google já reconhecia, em tese, fala em português --mas a função era muito deficiente.
Para falantes da língua inglesa, o app ficou ainda mais parecido com o Google Now, do Android 4.1, e com o Siri: há respostas vocalizadas para as perguntas mais simples (indisponível na versão lusófona).
A Apple lançou o Siri no ano passado e o tornou poliglota em junho, com a adição de espanhol, italiano e mandarim à sua capacidade de interpretação e de criação de discurso.
A empresa não diz se pretende incluir o português na lista de idiomas do software.

Nenhum comentário :

Postar um comentário