02/11/2012

Restos mortais de Dom Helder Câmara vão para túmulo definitivo




Restos mortais de Dom Hélder, do bispo auxiliar Dom José Lamartine e do padre Antônio Henrique foram transladados
Foto: Ana Lima Freitas/Especial para Terra
ANA LIMA FREITAS
Direto de Recife
Restos mortais de Dom Hélder, do bispo auxiliar Dom José Lamartine e do padre Antônio Henrique foram transladados. Foto: Ana Lima Freitas/Especial para Terra
Os restos mortais do arcebispo D. Hélder Câmara foram transladados na manhã desta segunda-feira, dia em que se completam 13 anos de sua morte, para um túmulo definitivo na Igreja da Sé, em Olinda (PE). Até então os restos mortais do arcebispo estavam guardados em um túmulo provisório em frente ao altar da Igreja da Sé.
Além de D. Hélder, os restos mortais do bispo auxiliar D. José Lamartine e do padre Antônio Henrique também foram transladados para túmulos ao lado da Igreja da Sé. Os restos mortais dos três religiosos foram sepultados em jazigos construídos na primeira capela lateral do templo, onde estão enterrados outros arcebispos.
O trabalho de D. Hélder Câmara é reconhecido em todo o mundo. Suas ações junto a organizações não-governamentais, movimentos estudantis e operários, ligas comunitárias contra a fome e a miséria são lembrados até hoje. O arcebispo também ficou conhecido por sua resistência às pressões da época da ditadura militar. O religioso sofreu fortes perseguições e retaliações por parte do regime que governou o País entre 1964 e 1985. D. Hélder Câmara morreu em 27 de agosto de 1999, devido a uma parada cardiorrespiratória.
O padre Antônio Henrique também foi uma das vítimas da ditadura militar. Ele foi torturado e assassinado em 1969, pelas forças do regime. O crime continua impune até hoje. Na história de Pernambuco, o religioso é tido como "Mártir da Juventude da Arquidiocese de Olinda e Recife". Já o religioso Dom José Lamartine contribuiu de maneira importante a para a obra social de D. Hélder como bispo auxiliar.
Mais de 100 agentes das pastorais e de representantes de várias paróquias católicas que compõem a arquidiocese de Olinda e Recife participaram da cerimônia e da missa que foi celebrada na tarde desta segunda, na Igreja da Sé. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, além de 200 cearenses, conterrâneos de Dom Hélder, também acompanharam as homenagens.
Especial para Terra

Nenhum comentário :

Postar um comentário