10/12/2012

Nelson Mandela é hospitalizado para exames na África do Sul, diz governo


Ex-presidente sul-africano foi hospitalizado no sábado (8).
Governo afirmou que ele passa bem e que 'não há motivo para alarme'.

Da France Presse
1 comentário
O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, hospitalizado em Pretória desde sábado (8), será submetido nesta segunda-feira (10) a novos exames médicos, informou a presidência.
"O presidente teve uma boa noite. Os médicos farão novos exames hoje (segunda-feira). Está em boas mãos", afirma um comunicado da presidência sul-africana.
No sábado, o governo informou que "não há motivo para alarme" sobre a saúde do líder, de 94 anos.
A secretária de estado dos EUA, Hillary Clinton, em encontro com Nelson Mandela, 94, na casa dele em Qunu, South Africa (Foto: AP)A secretária de estado dos EUA, Hillary Clinton, em encontro com Nelson Mandela, 94, na casa dele em Qunu, África do Sul, em agosto de 2012 (Foto: AP)
Preso durante 27 anos pelo regime racista do apartheid e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1993, foi eleito em 1994 primeiro-presidente negro da África do Sul nas primeiras eleições multirraciais do país.
Ele se aposentou em 1999 depois de um único mandato.
Mandela é alvo de um verdadeiro culto em seu país, onde sua imagem e citações são onipresentes. Neste domingo, milhares rezaram pela melhora de Madiba – como é carinhosamente chamado no país. No distrito de Soweto, em Joanesburgo, simpatizantes foram à Igreja Regina Mundi, que foi um centro dos protestos contra o regime racista do apartheid, abolido na década de 1990.
Várias avenidas têm seu nome, suas antigas moradias viraram museu e seu resto e nome aparecem em todos os tipos de recordações para turistas.
Mandela foi internado num hospital em fevereiro devido a dores abdominais, mas foi liberado um dia após um exame mostrar que não havia nenhum problema sério.
Desde então, ele passou boa parte de seu tempo em sua casa em Qunu, um vilarejo na província pobre do Cabo Leste.
Sua saúde frágil impede que ele faça quaisquer aparições públicas na África do Sul, embora nos últimos meses ele tenha continuado a receber visitantes de grande visibilidade, incluindo o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton.

Nenhum comentário :

Postar um comentário