31/03/2012

Cuba decreta feriado de Sexta-Feira Santa após pedido do Papa

Presidente Raúl Castro declarou feriado 'com caráter excepcional' na data.
Informação foi publicada no jornal oficial do governo.
Da AFP

23 comentários
O presidente cubano Raúl Castro declarou feriado "com caráter excepcional" a próxima Sexta-Feira Santa, dia 6 de abril, atendendo a um pedido realizado pelo Papa Bento XVI durante sua recente visita a Cuba, informou neste sábado (31) o jornal oficial "Granma".
"O Conselho de Ministros da República de Cuba concordou ontem em encerrar as atividades de trabalho na próxima sexta-feira, 6 de abril", afirmou uma nota informativa publicada no jornal.                                                                                                                                        Papa Bento                                                           XVI esteve em Havana na última quinta (28) (Foto: Osservatore Romano/AFP)

O pedido foi feito por Bento XVI durante sua visita ao Palácio da Revolução, no dia 27 de março.
Papa Bento XVI esteve em Havana na última quinta (28) (Foto: Osservatore Romano/AFP)
"Momentos antes de sua partida, o presidente cubano expressou (ao Papa) a vontade de que a próxima sexta-feira, 6 de abril, com caráter excepcional, seja feriado nacional, em consideração a Sua Santidade e ao feliz resultado desta transcendental visita ao nosso país, e cabe aos órgãos superiores da Nação a decisão definitiva" do feriado, em referência à Assembleia Nacional (Parlamento), acrescentou.
saiba mais
Papa Bento XVI chega a Cuba
Papa Bento XVI encontra Fidel Castro em Cuba
Bento XVI visitou Cuba de 26 a 28 de março, período no qual realizou duas missas campais em Santiago de Cuba e Havana, assim como visitou o Santuário Nacional do Cobre, onde fez uma homenagem à Virgem da Caridade do Cobre, padroeira nacional, e se reuniu com autoridades.
Em dezembro de 1997, o então presidente Fidel Castro, afastado do poder desde 2006 por motivos de doença, decretou feriado de forma excepcional 25 de dezembro, dia de Natal, devido à iminente visita do papa João Paulo II, que foi realizada de 21 a 25 de janeiro de 1998.
Após a visita de João Paulo II, o dia de Natal tornou-se feriado de forma permanente.

O MUNDO EM PREPARAÇÃO PARA A JMJ RIO 2013

Dom Orani reflete sobre o encontro promovido pelo Pontifício Conselho para os Leigos
Por Maria Emília Marega

ROMA, sábado, 31 de março de 2012(ZENIT.org) -O Pontifício Conselho para os Leigos promoveu um encontro com os agentes da Pastoral da Juventude do mundo inteiro, para refletir sobre as Jornadas Mundiais da Juventude em preparação para a JMJ Rio 2013, em Rocca di Papa, na Itália.
ZENIT conversou com o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, nesta sexta-feira, momentos antes da missa celebrada em português e animada por missionários das comunidades Shalom, Canção Nova e Obra de Maria. Após a missa os participantes puderam assistir ao show do Pe Zezinho.
Dom Orani, como o senhor analisa este encontro?
Dom Orani:Eu creio que é um encontro muito importante porque as Jornadas Mundiais da Juventude têm uma finalidade de animação da juventude católica e também de animar a pastoral juvenil e, além disso, fazer a unidade universal, através da diversidade de línguas e situações representadas neste encontro.
Como se desenvolvem os trabalhos...
Dom Orani:Representantes do mundo inteiro tanto das nações como também das comunidades estão aqui para viverem juntos e examinarem a Jornada Mundial da Juventude de Madri, para escutarem e perguntarem sobre o Rio de Janeiro e para pensarem sobre a pastoral juvenil.
O que deverá acontecer a partir deste encontro...
Dom Orani:Eu creio que é um momento muito importante, creio que daqui tanto da avaliação da Jornada Mundial de Madri, como também da programação do Rio de Janeiro e da preocupação com a pastoral juvenil, deverão sair grandes idéias para todos os países que, adaptando estas idéias, poderão ajudar muito no trabalho pastoral com a juventude.
As idéias que mais chamaram a atenção...
Dom Orani: A gente acaba escutando dos vários países muitas iniciativas bonitas, até de países que tem muita dificuldade de liberdade religiosa. A gente imagina que, muitas vezes, eles não têm a possibilidade de trabalhar com a pastoral, com as celebrações e fico vendo como eles conseguem, mesmo em países de pouca liberdade religiosa, reunir os jovens, fazer uma programação e isto nos ajuda a ver quais são as dificuldades, além das que temos; a nunca desanimar e tentar a cada momento trabalhar nas várias pastorais, especialmente na da juventude, que constrói o hoje e o amanhã da sociedade.
O que fica de mais importante deste encontro...
Dom Orani: Creio que os trabalhos e as várias preocupações que existem de organização pastoral da juventude, com reflexões e aprofundamentos de fé são muito importantes. Deve ser uma meta a ser seguida, um desafio a ser enfrentado, de como ajudar os nossos jovens a aprofundarem a fé e a serem homens e mulheres discípulos e missionários de Jesus Cristo para evangelizar.

Câmara de Fortaleza realiza sessão solene em homenagem a Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR


A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na última quarta-feira, 28 de março, Sessão Solene em homenagem ao ex-bispo auxiliar de Fortaleza, dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, reconhecido por sua atuação em defesa do povo. Dom José Luiz integra a Comissão Episcopal Pastoral Caridade Justiça e Paz e o Setor Mobilidade Humana da CNBB, preside o Serviço Pastoral do Migrante (SPM) e acompanha, ainda, a Pastoral do Povo da Rua, em nível Nacional, sendo, por tudo isso, uma referência para as pastorais sociais.
A homenagem contou com a presença do Arcebispo de Fortaleza Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, do bispo emérito de Limoeiro do Norte, Dom Manoel Edimilson da Cruz, Claudio Régis de Lima Quixadá, da Comissão Justiça e paz do Regional nordeste I e Pe. Haroldo Coelho. Estavam também presentes membros das pastorais da Arquidiocese, da Cáritas, do Secretariado de Pastoral, padres e pessoas da sociedade civil.
Em todos os pronunciamentos foi forte o reconhecimento a Dom José Luiz por sua presença e serviço incansável e gratuito, sempre atento às necessidades, aos clamores dos mais sofridos, das pastorais, da Vida Religiosa e, ao mesmo tempo, sempre apontando caminhos de compromisso, de vida nova. Profeticamente acolhendo, orientando, fortalecendo, conduzindo, a exemplo do Cristo Bom Pastor.
Fotos da Sessão Solene na Câmara Municipal