25/02/2013

Parceira une Acarape e Unilab


Prefeito de Acarape, Franklin Veríssimo, e reitor da Unilab, Paulo Speller, assinaram o convênio para realização de projeto de cooperação

Fortaleza Foram recebidos pela Oficial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Ieva Lazareviciute, em Brasília, o secretário de Planejamento do município de Acarape, Pedro Henrique Alcino e assessor do gabinete do Governo do Estado, Egídio Guerra, que apresentaram o Projeto Acarape - Desenvolvimento em Rede e Poder Social com o objetivo de buscar qualidade de vida para a população, sustentada na eficiência da organização do espaço urbano e em redes colaborativas de serviços.

O Projeto Acarape tem como premissa estimular a inovação e o desenvolvimento de serviços de valor agregado, como tecnologia, conhecimento, cultura, turismo e o meio ambiente no município. Com o apoio das esferas pública, privada, academia e terceiro setor, as tecnologias sociais serão aplicadas pelos estudantes do curso de Administração Pública da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e acompanhada por técnicos em gestão pública. Para o prefeito de Acarape, Franklin Veríssimo, é preciso avançar. "Vamos buscar as novas tecnologias e aplicar em nossa realidade. A cidade estagnou e precisamos criar ambientes de desenvolvimento e fomentar oportunidades de trabalho e de qualificação profissional", diz Franklin. O projeto conta, ainda, com o apoio do Governo do Estado, Governo Federal, Organizações das Nações Unidas no Brasil, Unilab e de parceria do terceiro setor como Banco Palmas, Instituto de Educação Portal e Edisca.

O projeto irá criar ambientes propícios ao desenvolvimento de negócios, de forma diversificada regionalmente, para promover, atrair e manter investimentos produtivos privados articulados com as potencialidades da cidade e complementaridades econômicas regionais. Após ser referendado pelo secretário das Cidades do Estado, Camilo Santana, o projeto ganha escopo em busca de parceria do Governo Federal e das Organizações das Nações Unidas no Brasil, na chancela e certificação da multiplicação e desenvolvimento do projeto. "Estamos diante de um case que será referência na região e no Estado. É importante a participação da universidade, terceiro setor e iniciativa privada para gerir um projeto que busca atingir os objetivos do milênio", disse o secretário.

Para o secretário de Planejamento, Pedro Henrique Alcino, o projeto viabiliza investimentos e o reconhecimento da cooperação internacional com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Completam a lista dos oito países que compõe o contexto lusófono o Brasil, Portugal e Timor-Leste.

"Temos um celeiros de universitários que irão aprender em Acarape as vivências de um projeto de magnitude, com a oportunidade de aprender, na prática, o diagnóstico de demandas da sociedade, gerenciar projetos e desenvolver estratégias e ações segmentadas", completa Alcino.

Com a participação do PNUD, serão fortalecidas políticas públicas, capacitação dos participantes, estímulo à geração de novas oportunidades e programas com foco no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e na promoção de desenvolvimento humano local. Segundo o reitor da Unilab, Paulo Speller, serão inicialmente 16 universitários a participarem do projeto com bolsa de estágio no valor aproximado de R$ 450, custeados pelo Governo Federal.

"Eles irão aprender aqui com o apoio do terceiro setor, esferas públicas e privadas e através da academia o uso das tecnologias sociais e como utilizá-las para suprir as demandas e encontrar soluções para os problemas sociais existentes em seus países de origem, em especial os países africanos, promovendo o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional", fala Speller.

MARCOS MENDESCOLABORADOR 
Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário