20/05/2013

«Ainda nos falta fazer muito»

MUNDO
Testemunho
Texto Viviana Nunes/Rui Sousa | Foto Viviana Nunes | 20/05/2013 | 11:12
O casal de Lisboa que tirou férias para participar numa experiência missionária em Soplin Vargas, no Peru, está de regresso a Portugal. A aventura despertou a vontade de fazer mais pelo povo que os acolheu
IMAGEM
Foi uma experiência única e transformadora. Desde que chegaram à Colômbia, Cláudia Machado e Fábio Mucavel, enfermeiros, ambos com 26 anos, não se cansaram de viver novas aventuras. Durante duas semanas tiveram a oportunidade de participar na tomada de posse de Joaquin Pinzón, bispo do Vicariato de Puerto Leguízamo-Solano, na amazónia colombiana, um momento muito esperado e desejado pela igreja local. Além de acompanharem a festa, provaram novos sabores, assistiram a espetáculos culturais, e claro, viveram junto de um povo tão esquecido, a chegada de uma nova esperança para a comunidade católica. 

Já na missão de Soplin Vargas, na amazónia peruana, as festividades continuaram, mas desta vez dedicadas ao mês da Mãe. O casal teve a oportunidade de falar com as crianças sobre o papel de pais e filhos, e com os adolescentes sobre a importância da maturidade na criação de uma nova família, até às diferentes atividades lúdicas realizadas também com as mães de Soplin. 

Ambos viveram momentos de grande enriquecimento e até de paixão, sobretudo no contacto com os mais novos: «Eles são tão simples, tão genuínos, recebem tudo o que lhes é dado de coração aberto, incluindo a ternura e as brincadeiras, e vivem com um sorriso sempre presente, que é impossível não nos enamorarmos por eles». 

Apesar de curta, a vivência em Soplin Vargas deixou marcas no casal: «Se já nos sentíamos pessoas inquietas, com vontade de fazer sempre mais e melhor, partimos com a ideia de que ainda nos falta fazer muito. Apercebemo-nos de que se recebe muito mais do que aquilo que se dá».

Nenhum comentário :

Postar um comentário