19/05/2013

Papa defende Igreja aberta aos outros

Praça de São Pedro cheia de cor para celebrar jornada mundial de movimentos e associações laicais

Rádio Vaticano
Cidade do Vaticano, 18 mai 2013 (Ecclesia) – O Papa encontrou-se hoje com mais de 150 mil pessoas no encontro intitulado 'Eu creio, mas aumenta a nossa fé', na Praça de São Pedro, e respondeu a quatro questões.
Francisco falou sobre a certeza e confissão da fé, o desafio de evangelizar a a Igreja como resposta à sociedade atual.
No início, o Papa referiu a avó como a principal testemunha de lhe transmitir a fé cristã e apelou às mulheres para que sintam o “amor na transmissão da fé”.
"Todos os dias rezo o terço e com Maria na oração sinto-me mais forte”, confessou.
À segunda questão Francisco respondeu que o mais importante no desafio da evangelização se resume em três palavras: “Jesus, oração e testemunho”.
O Papa referiu a sua entrada na Praça de São Pedro, ao som dos gritos 'Francisco', e pediu aos presentes que "gritassem Jesus, porque Ele é que é o Senhor”.
Olhando para uma Igreja que "quer pobre e para os pobres”, Francisco apelou a uma comunidade aberta aos outros.
"O que está em crise é o Homem, mas o Homem é a imagem de Deus, por isso não nos podemos fechar em nós mesmos, porque a Igreja quando se fecha, adoece”, alertou.
Na última questão o Papa Francisco sublinhou as duas virtudes para anunciar o Evangelho e poder mudar alguma coisa no mundo, “a coragem e a pacieência”.
A referência aos mártires atuais mostrou que o cristão “tem de saber responder ao mal com o bem” e Francisco perguntou ainda se todos rezavam por estes mártires, pois só a oração os pode libertar.
O encontro conta com a participação de elementos integrados em pelo menos 150 movimentos laicais, como o Movimento dos Focolares, a Comunidade Neocatecumenal e o Comunhão e Libertação, entre outros.
O programa começou com uma peregrinação ao túmulo de São Pedro, antes do encontro com o Papa, que rezou diante da imagem da Virgem Maria (Salus Popoli Romani), protetora do povo de Roma.
Num momento direcionado para a apresentação de testemunhos e reflexões, o escritor e editor irlandês John Waters e o cirurgião paquistanês Paul Batthi, irmão do Ministro para as Minorias daquele país, assassinado em março de 2011, partilharam algumas das suas experiências de vida, relacionadas com a evangelização.
Este encontro promovido pelo Conselho Pontifício para a Nova Evangelização termina este domingo com o Papa Francisco a celebrar na Praça de São Pedro a missa de Pentecostes e rezar com os diversos movimentos e associações eclesiais a oração mariana 'Regina Caeli'.
SN/OC

Nenhum comentário :

Postar um comentário