20/05/2013

Papa Francisco: não ter medo das novidades

“A novidade que Deus traz à nossa vida é verdadeiramente o que nos realiza, o que nos dá a verdadeira alegria, a verdadeira serenidade, porque Deus nos ama”
“A novidade causa sempre um pouco de medo, porque nos sentimos mais seguros se temos tudo sob controle, se somos nós a construir, programar, projetar a nossa vida de acordo com os nossos esquemas, as nossas seguranças, os nossos gostos.”

Esse foi um dos recados que o Papa Francisco deixou aos participantes da Missa com os Movimentos Eclesiais, na Solenidade de Pentecostes, nesse domingo, na Praça de São Pedro.

Segundo o Papa, nós muitas vezes seguimos Deus e o acolhemos, mas até um certo ponto.

“Sentimos dificuldade em abandonar-nos a Ele com plena confiança, deixando que o Espírito Santo seja a alma, o guia da nossa vida, em todas as decisões; temos medo que Deus nos faça seguir novas estradas, faça sair do nosso horizonte frequentemente limitado, fechado, egoísta, para nos abrir aos seus horizontes.”

Mas – prosseguiu o Papa –, “em toda a história da salvação, quando Deus Se revela traz novidade – Deus traz sempre novidade –, transforma e pede para confiar totalmente n’Ele”.

Francisco explicou que “não se trata de seguir a novidade pela novidade, a busca de coisas novas para se vencer o tédio, como sucede muitas vezes no nosso tempo”.

“A novidade que Deus traz à nossa vida é verdadeiramente o que nos realiza, o que nos dá a verdadeira alegria, a verdadeira serenidade, porque Deus nos ama e quer apenas o nosso bem.”

“Perguntemo-nos hoje a nós mesmos: Permanecemos abertos às «surpresas de Deus»? Ou fechamo-nos, com medo, à novidade do Espírito Santo? Mostramo-nos corajosos para seguir as novas estradas que a novidade de Deus nos oferece, ou pomo-nos à defesa fechando-nos em estruturas caducas que perderam a capacidade de acolhimento? Far-nos-á bem pormo-nos estas perguntas durante todo o dia”, disse o Papa.
 

Fonte: ALETEIA

Nenhum comentário :

Postar um comentário