25/05/2013

Rafael Correa assume novo mandato como Presidente do Equador

Adital
O presidente do Equador, Rafael Correa, inicia esta sexta- feira um novo mandato de quatro anos, uma vez empossado como chefe de Estado para o período de 2013 -2017, após ter sido reeleito nas eleições de 17 de fevereiro com 57% da votação no primeiro turno.
A agência Andes comentou que às 8h no horário local (13h GMT) iniciará o evento de posse do mandato presidencial, com o ingresso do Gabinete Ministerial, o Gabinete Ampliado e Alto Comandato Militar à Assembleia Nacional, lugar onde se efetuará a cerimônia de posse.
Para a posse se espera a participação de, ao menos, uma dezena de chefes de Estado de todo o mundo. Os primeiros a chegarem em Quito nesta quinta-feira foram os presidentes do Haiti, Michel Martelly; da Georgia, Mikhail Saakashvili; da Bolívia, Evo Morales; também de Príncipe de Asturias, Felipe de Bordón, em representação da Espanha.
Nas próximas horas se espera a chegada de outros seis mandatários: Laura Chinchilla (Costa Rica), Porfirio Lobo (Honduras), Sebastián Piñera (Chile), Nicolás Maduro (Venezuela), Danilo Medina (República Dominicana), e Juan Manuel Santos (Colômbia).
Está previsto que os dignatários e altos funcionários convidados entrem no recinto lesgislativo a partir das 9h horário local (14h), para que o ato seguido fazer sua saudação à chegada do vice-presidente, Jorge Glass; diante do vice-presidente saliente, Lenin Moreno.
Enquanto isso, às 9h55 (14h55 GMT) entra o presidente Correa e cinco minutos mais tarde começa a cerimônia de posse. O ato iníciará com a entrada da Bandeira Nacional, o Hino Nacional e o discurso da presidenta do Parlamento, Gabriela Rivadeneira, que assumirá o juramento do Chefe de Estado.
Posteriormente, Correa colocará a faixa presidencial e firmará o Decreto que o empossa como Presidente da República, no período 2013-2017, bem como Glass na qualidade de vice-presidente. Por último, o presidente realizará sua intervenção e termina a posse com a saída dos participantes.
Por outro lado, na parte da tarde, está programado um almoço no Palácio de Carondelet com os Chefes de Estado, de Governo, Príncipes de Casas Reinantes e Secretários-Gerais das Organizações Internacionais.
À noite, Correa realizará outro ato de posse no Centro de Eventos do Parque Bicentenário, junto da presença do povo organizado. Finalmente, às 21h00 (02h GMT sábado) será realizada uma recepção no Palácio do Governo, em honra às delegações especiais presentes na posse.
Este será o segundo mandato consecutivo de Correa, que chegou à presidência em 2007, ainda que dois anos mais tarde reformou a Constituição e foi confirmado no cargo por um período de quatro anos, que finaliza esta sexta- feira. Além da vitória, seu partido Aliança País (AP) obteve nas eleições gerais 100 das 137 cadeiras da Assembleia.
A notícia é da TeleSUR

Nenhum comentário :

Postar um comentário