20/05/2013

Tétano erradicado em 31 países

MUNDO
«Doença pode ser facilmente prevenida com a vacinação»

Texto Juliana Batista | Foto DR | 19/05/2013 | 09:35
O tétano foi erradicado em 31 dos 59 países considerados como prioridade pela Unicef. A doença ainda não foi eliminada nas restantes nações devido à «insegurança em várias regiões, barreiras culturais e falta de dinheiro para financiar as operações»
IMAGEM
Uma campanha de saúde coordenada pela Organização das Nações Unidas (ONU) conseguiu erradicar o tétano em 31 dos 59 países considerados como prioridade pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Apesar do progresso, 28 nações que estão na lista de prioridades ainda não conseguiram eliminar o tétano, devido à «insegurança em várias regiões, barreiras culturais e falta de dinheiro para financiar as operações», explicou a ONU.

Entre os países que atingiram esta meta estão a China, Guiné-Bissau, Iraque, Moçambique, África do Sul e Timor-Leste. De acordo com a Rádio ONU, a iniciativa para a eliminação do tétano neonatal e materno contou com a participação de várias agências das Nações Unidas, do setor privado, de governos, e de Organizações Não Governamentais (ONG). «A doença pode ser facilmente prevenida com a vacinação», alertou a agência das Nações Unidas, adiantando que o «tétano mata um recém-nascido a cada nove minutos no mundo inteiro», sendo que a «maioria deles vive em países pobres».

Segundo a Unicef, «as infeções acontecem quando os bebés nascem em locais sem qualquer condição de higiene» e também devido ao «uso de instrumentos não esterilizados para cortar o cordão umbilical». Entre 2000 e 2010, o Fundo das Nações Unidas para a Infância calcula que o número de bebés que morreram, anualmente, por causa da doença caiu de 200 para 58 mil. Nos últimos 14 anos, mais de 118 milhões de grávidas foram vacinadas em 52 países.

Nenhum comentário :

Postar um comentário