20/05/2013

TUDO SOBRE O FESTIVAL DE CANNES 2013

FIQUE POR DENTRO DE UM DOS FESTIVAIS DE CINEMA MAIS IMPORTANTES DA EUROPA

Pátio, de Aly Muritiba, é um dos curtas brasileiros em mostras paralelas ao evento
Pátio, de Aly Muritiba, é um dos curtas brasileiros em mostras paralelas ao evento (Créditos: Divulgação)
Festival de Cannes, como é conhecido o Festival International Du Film na França, vem sendo cada vez mais dominado por grandes produções de Hollywood e, na edição de 2013, a disputa pela Palma de Ouro será entre gigantes. Os destaques são os novos filmes de Baz Luhrmann, Joel e Ethan Coen, Sofia Coppola, Roman Polanski e Steven Soderbergh.
A expectativa também é grande para ver a estreia de James Franco na direção, o filme mais recente com Ryan Gosling, o novo trabalho do diretor de A Separação e até um romance entre vampiros. Dois curta-metragens brasileiros participam de mostras paralelas.
Apesar de multicultural, o júri presidido por Steven Spielberg tem três nomes radicados nos Estados Unidos ou que ficaram famosos por lá: o também diretor Ang Lee e os atores Nicole Kidman e Christoph Waltz. O único francês na lista é o ator Daniel Auteuil (Caché), acompanhado pelo diretor romeno Christian Mungiu, a escocesa Lynne Ramsay (Precisamos Falar Sobre o Kevin), a japonesa Naomi Kawase e a atriz indiana Vidya Balan.
O filme que abre a competição é O Grande Gatsby, de Baz Luhrmann, com Leonardo DiCaprio no papel do incansável Gatsby. O personagem criado por Scott Fitzgerald é um clássico na literatura americana e a versão de Luhrmann terá uma pegada “pop”, com nomes como Beyoncée, Lana Del Ray e Florence + The Machine na trilha sonora.
Tobey Maguire e Leonardo DiCaprio em cena de O grande Gatsby
Outro destaque é o novo filme dos irmãos Coen, Inside Llewyn Davis, sobre um cantor folk interpretado por Oscar Isaac e co-estrelado por Carey Mulligan e Justin Timberlake. O longa não economiza nas cenas musicais e deve fornecer um bom panorama do cenário que lançou Bob Dylan nos anos 60.
Quem abre a seleção mais “alternativa” do festival, chamada Un Certain Regard, é The Bling Ring (A gangue de Hollywood), de Sofia Coppola. O filme conta a história de um grupo de jovens que se aventura invadindo casas de celebridades – entre eles está a atriz Emma Watson, carro-chefe da produção.
Outro ator que vem dando o que falar é James Franco, que se arrisca na direção em As I Lay Dying, adaptação livre do romance de William Falkner. A obra literária discute a morte e o enterro de Addie Bundren por 15 pontos de vista diferentes, mas pouco se sabe sobre o enredo do filme. Franco também atua e assina o roteiro.
Mais polêmica ainda será a adaptação de Venus in Fur, uma peça da Broadway, por Roman Polanski. A história gira em torno de um diretor de teatro que tenta adaptar um livro erótico de mesmo nome para os palcos. Em busca da protagonista, o artista se vê envolvido com uma mulher dominadora e passa a viver, de certa forma, o tema da peça. Emmanuele Seigner e Mathieu Amalric (ambos de O Escafandro e a Borboleta) lideram o elenco.
Michael Douglas e Matt Damon em Behind The Candelabra
Steven Soderbergh também traz novidades quentes. Behind The Candelabra é uma produção para a televisão financiada pela HBO. Mantendo a ousadia de Magic Mike, Soderbergh investiga a relação amorosa entre o pianista Liberace (Michael Douglas) e seu motorista Scott Thorson (Matt Damon), quase 40 anos mais jovem. Liberace ficou famoso por seu estilo brilhante e glamuroso, influenciando o visual de artistas como Elton John.
Para os fãs do ator Ryan Gosling, o pesado Only God Forgives, de Nicolas Winding Refn, promete muita violência e sexo. O galã vive Julian, um criminoso que trabalha num clube de boxe tailandês e se envolve num labirinto de drogas, prostituição e vingança. Já para quem prefere um drama mais psicológico, o diretor de A Separação, Asghar Farhadi, está de volta com mais uma história de divórcio: O Passado traz a graciosa Bérénice Bejo, de O Artista.
Ryan Gosling em Only God Forgives
Completando a seleção de filmes muito esperados de Cannes está o exótico Only Lovers Left Alive, de Jim Jarmusch. Nele, Tom Hiddleston (o Loki, de Thor) e Tilda Swinton interpretam dois vampiros chamados Adão e Eva, enamorados há séculos e mergulhados num universo underground (lembrando os bons tempos de Fome de Viver). Mia Wasikowska também está no elenco.
O curta brasileiro Pouco Mais de Um Mês, de André Novais Oliveira, participa da Semana dos Realizadores, paralela ao evento competitivo. O filme mineiro explora as inseguranças de um casal em início de namoro. Já na Semana da Crítica está o documentário Pátio, de Aly Muritiba, que acompanha os momentos de lazer de detentos e integra uma trilogia sobre o tema.
O Festival de Cannes acontece entre os dias 15 e 26 de maio.  
Juliana Varella redator(a)http://www.guiadasemana.com.br/cinema/noticia/tudo-sobre-o-festival-de-cannes-2013

Nenhum comentário :

Postar um comentário