Brasília (RV) - Terminou na tarde de domingo, 20, a XIX Assembleia Nacional da Rede Cáritas.
Em vista do lançamento de uma campanha mundial contra a fome a pobreza, os 216 participantes da Assembleia debateram temáticas relacionadas a este tema no Brasil e no mundo.
O evento, que ocorreu em Brasília (DF), culminou em uma mensagem final que partilha os resultados das reflexões e os novos compromissos com agentes pastorais, pastorais sociais e entidades parceiras e com todas as pessoas comprometidas na luta em favor de um mundo sem fome e sem pobreza.
"A fome existente não é algo natural. É fruto da concentração da propriedade da terra, da riqueza gerada e da renda em mãos de uma minoria cada dia menor e que usa seu poder para concentrar ainda mais. É fruto também da submissão dos governantes das nações aos interesses dessa minoria em nome de um progresso que só destina migalhas para os direitos das pessoas.”
Para a Cáritas Brasileira, a pobreza somente será superada com uma profunda transformação estrutural da sociedade e com a distribuição da riqueza com critérios de justiça e de igualdade em relação ao direito à vida na Terra.
A campanha mundial da Caritas Internacional será lançada em dezembro, com o tema “Uma Família Humana - alimento para todos”.
Na mensagem, a Cáritas Brasileira se compromete em promover práticas que sejam “sementes do Reino”, como iniciativas de economia solidária, de convivência com o semiárido e com os demais biomas, entre comunidades indígenas, quilombolas e tradicionais.
Assim, a entidade “procurará contribuir para que os empobrecidos usem de forma mais eficaz sua cidadania para avançar na conquista de melhores condições de vida e na construção de sociedades de convivência cuidadosa e harmônica entre seres humanos e com a Mãe de toda a vida, a Terra”.
(BF/Cáritas Brasileira)
Rádio Vaticano
Nenhum comentário :
Postar um comentário