31/07/2013

Santo Afonso, enviado para evangelizar

Padre Geovane saraiva*


01/08/2013 - “Ao Senhor eu peço apenas uma coisa e só isso que eu desejo, habitar na sua casa do Senhor, por toda minha vida, para sentir-me maravilhado diante da sua bondade. Ele me guardará no seu templo e me colocará em sua presença” (Sl 27, 4-5). Quando uma pessoa é amada por Deus, leva em si mesmo, uma vontade misteriosa  de sair do próprio egoísmo e experimentar a alegria servir e de amar os irmãos e irmãs, tendo na mente e no coração o grande projeto de Deus, o da glória futura. 


Santo Afonso Maria de Ligório viveu deste modo, soube corresponder, com sua inteligência raríssima e privilegiada, com o coração cheio de fé e bondade; primogênito de uma família numerosa, da nobreza italiana, da cidade de Nápoles; recebendo uma esmerada educação e formação, no campo das ciências humanas, línguas clássicas e modernas, pintura e música, conseguindo nos seus estudos rápidos e surpreendentes progressos, tornando-se advogado bem jovem, logo colhendo os frutos no fórum de Nápoles. 


É importante destacar no jovem uma profunda e intensa vida de oração, fazendo cada  ano o seu retiro espiritual. Por sua inigualável sabedoria, também foi considerado o homem das letras, de tal modo que tudo concorre em Afonso Maria de Ligório, para que o amor de  Deus cresça, desenvolva e se faça dom não só para si, mas para toda humanidade. Ele quer ser feliz, indo ao encontro de Deus, que se revelou e se manifestou, mas pessoas do seu tempo, em especial, os pobres e sofredores.

Em um determinado momento tomou a firme decisão de abandonar a advocacia e dedicar-se à arte de salvar as almas, a “Arte das Artes”.  Estudou Filosofia e Teologia e aos trinta anos foi ordenado sacerdote, vivendo o ministério em profunda coerência com seu lema: “Deus me enviou para evangelizar os pobres”. A partir daí colocou seu rigor intelectual e sua oratória a serviço do reino de Deus, na sua ação vigorosa, como prodigioso escritor, deixando 120 obras publicadas, destacando-se pelo seu tratado de teologia moral, que o transformou num Mestre, de sabedoria incomparável.

Homem de Deus, pela que sua santidade percebeu a realidade dos empobrecidos, logo lhe surgindo a idéia das missões populares, com objetivo levar a boa nova da salvação aos que viviam na ignorância, longe do conhecimento da fé e das reveladas pelo Senhor Jesus Cristo.  Conhecido como apóstolo do culto à Eucaristia e à Virgem Maria, levando também o povo de Deus à meditação das realidades últimas: morte e juízo, inferno e paraíso. E ainda a vida de oração e a vida sacramental. Imprimiu nas pessoas com quem conviveu a marca indelével do amor de Deus.

Santo Afonso fundou a Congregação dos Padres Redentoristas em 1732. Eles são numerosos, com presença no mundo inteiro, homens generosos, que procuram encarnar o Evangelho, sempre sensíveis aos clamores dos pobres, excluídos e marginalizados da nossa sociedade.  Aqui em Fortaleza, temos a alegria contar com comunidades redentoristas.

Santo Afonso Maria de Ligório viveu uma longa vida, morrendo com mais de noventa anos de idade (1696 -1787), deixou-nos um grande legado. Como Mestre dos bons costumes, da ética e da moral, pensou e desejou que sua mensagem, herança inestimável e inquestionável, deixada para a humanidade, chegasse, enquanto possível, a todas as pessoas do planeta, através do Evangelho, anunciado pelos os seus filhos, os missionários redentoristas, sempre sensíveis ao clamor de uma multidão de gente, que vive em busca da vida, da vida e vida em abundância (cf. Jo, 10, 10). 


“O Senhor colocou nos seus lábios palavras seguras e sábias, deu-lhe o espírito de sabedoria e inteligência e o revestiu de glória (cf. Sl 36, 31-32), através vida, com todos seus prodígios. Nomeado bispo dos Godos em 1762; já no ano de 1839 foi canonizado; declarado solenemente Doutor da Igreja em 1871; pelo seu jeito de viver, em 1950, tornou-se padroeiro dos moralistas e confessores.  Nós, povo de Deus do bairro Parquelândia, nesta cidade de Fortaleza, somos gratos ao nosso bom Deus, por o termo como nosso padroeiro. Deus seja louvado por suas santas criaturas!

*Padre da Arquidiocese de Fortaleza, escritor, membro da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza, da Academia de Letras dos Municípios do Estado Ceará (ALMECE) e Vice-Presidente da Previdência Sacerdotal - Pároco de Santo Afonso - geovanesaraiva@gmail.com

Parlamento português aprova aumento de horário para funcionários públicos

Em Portugal, foi aprovada a proposta do Governo sobre o aumento do horário de trabalho no Estado de 35 para 40 horas semanais.

Uma proposta que contou com os votos da maioria, mas contra a vontade de todos os partidos da oposição que prometem recorrer a todos os meios possíveis, incluindo o recurso ao Tribunal Constitucional, para impedir a aplicação desta lei, mesmo que seja promulgada pelo Presidente da República.



Também com os votos contra da oposição, os partidos da maioria aprovaram ainda o chamado “regime de qualificação” dos funcionários públicos que foi fortemente contestado pelo sindicatos da função pública.

Este o destaque da crónica de hoje do nosso correspondente em Portugal Domingos Pinto…

Papa Francisco, na festa de Santo Inácio de Loyola

Homilia do Papa Francisco, dia 31 de Julho, Festa de Sto. Inácio, fundador dos Padres Jesuítas . Papa Francisco apresentou três pontos de reflexão: (damos uma pequena síntese)
Primeiro recordou algo que nunca devemos esquecer: a centralidade de Cristo na vida de cada um de nós. Jesus é o único ponto de referencia, e não os interesses pessoais de cada um. Isto deve levar cada um a se perguntar se realmente põe Cristo no centro da própria vida. A esta centralidade de Cristo corresponde também a centralidade da Igreja na nossa vida. Não se trata, porém, de dois caminhos isolados.
Segundo ponto de reflexão: o Papa lançou a pergunta: “como viver esta dupla centralidade, Cristo e Igreja? Procuramos e servimos Jesus porque ele nos conquistou, ele nos precede em tudo, é sempre o primeiro, que chega e nos espera e convida a segui-lo, a imitá-lo, mesmo no sofrimento. Deixar-se conquistar por Cristo significa estar orientado para o que está à nossa frente, para a meta de Cristo e perguntar-se com verdade e sinceridade: o que fiz, o que faço, o que devo fazer por Cristo?
Terceiro ponto da reflexão: o Papa recordou que não devemos nos envergonhar de seguir Jesus e darmos a própria vida por sua causa. A este respeito o Papa disse que todos devemos nos envergonhar é dos nossos limites, de não estar à altura daquilo que Jesus quer de nós… : vergonha que vem do contínuo colóquio de misericórdia com Ele: vergonha que nos faz corar perante Jesus Cristo; vergonha que nos põe em sintonia com o coração de Cristo que se fez pecado por mim; vergonha que põe em harmonia o nosso coração nas lágrimas e nos acompanha na senda quotidiana do “meu Senhor”.

Em missa, Francisco lembra jesuíta desaparecido na Síria

Por Franca Giansoldati

Na manhã desta quarta-feira (31), o papa Francisco presidiu a concelebração eucarística em homenagem a Santo Inácio de Loyola, na Igreja do Gesù, em Roma, com a presença de 270 jesuítas. Na homilia, o papa recordou e rezou por Paolo Dall´Oglio, padre jesuíta, fundador do Mosteiro de Mar Mussa, na Síria e que está desaparecido. Suspeita-se que foi sequestrado na cidade de Raqqa, mas não há confirmação oficial.
O papa Francisco recordou que os jesuítas são chamados, de maneiras diferentes, a dar a sua vida pelos outros. Neste contexto ele recordou São Francisco Xavier e o Padre Pedro Arrupe, criador do Serviço para os Refugiados (SJR). Durante a missa, o papa elogiou o Padre Arrupe, dizendo que foi um verdadeiro ícone para a Igreja".
No final da celebração, Francisco dirigiu-se ao túmulo do Padre Pedro Arrupe, que, juntamente com Inácio de Loyola e demais superiores gerais da Companhia de Jesus, está enterrado na Igreja do Gesù.
Il Messaggero, 31-07-2013.

Regina Milagres tem extensa carreira como cantora e atriz

Regina Milagres é a convidada do Café com Música

Cantora apresenta canções do seu CD solo e releituras de clássicos da MPB

Regina Milagres tem extensa carreira como cantora e atriz
Por Luiza Serrano

Cantora por essência, Regina Milagres encontrou no estudo e ensino de técnicas vocais, voltadas ao canto popular, a vocação que rege sua trajetória musical. Profissional de canto popular desde 1990, iniciou seus estudos técnicos no Coral Madrigal Renascentista de Belo Horizonte.
Estudou canto popular na Babaya Escola de Canto de 1993 e 1997, onde, a partir desta data, tornou-se professora de técnica vocal e também desempenhou o cargo de Coordenadora Pedagógica, até o ano de 2010. Conciliando sua carreira de preparadora vocal e cantora, Regina Milagres imergiu em diversos cursos no Rio de Janeiro e São Paulo, sendo pós-graduada em voz pelo Centro de Estudo de Voz, sob coordenação da renomada fonoaudióloga Mara Belhau. 
Como intérprete, integrou projetos musicais importantes, concebidos principalmente na capital mineira, como “Nada será como antes”, em homenagem aos 25 anos do Clube da Esquina, e “Confissões - Um poema musical”, do compositor, instrumentista e produtor Geraldo Vianna.
Integrante de diversos espetáculos musicais, Regina também registrou sua voz em trabalhos de outros parceiros, como em “E lá vou eu nessa estrada - A música de Paulinho Pedra Azul”. Como cantora e atriz, destaque para a participação em “Os Elefantes se alimentam de flores”, minissérie dirigida por Breno Milagres. 
No espetáculo cênico “Mosaico”, atuou ao lado das cantoras Camila Jorge, Mariana Brant e Luciana Vieira. Em “Uma festa no céu”, com grande elenco, foi dirigida por Kalluh Araújo. Realizou ainda a preparação vocal de vários cantores brasileiros.

SERVIÇO

Café com Música apresenta Regina Milagres
Data: 31 de julho (quarta-feira)
Horário: 19h30
Local: Café do Palácio das Artes
Acesso gratuito
Mais informações: (31)3222-5657

Francisco denunciará a ‘cultura do desperdício‘ em mensagem de paz

O Papa Francisco cumprimenta as pessoas ao chegar à Chiesa Del Gesu' (Igreja de Jesus), em Roma
O Papa denunciará a "cultura do desperdício", que se contenta com o assistencialismo e a compaixão para com os outros, em sua primeira mensagem de paz, que será publicada em janeiro, indicou nesta quarta-feira o Vaticano.
"Fraternidade, fundamento e caminho para a paz" é o tema do 47º Dia Mundial da Paz, o primeiro do Papa Francisco. Este dia é comemorado no primeiro dia de cada ano. Sua mensagem é enviada às igrejas e embaixadas.
"A cultura do bem-estar fez perder o senso de responsabilidade e de relacionamento fraterno. Os outros, em vez de serem nossos semelhantes, aparecem como antagonistas ou inimigos e, muitas vezes, são objetivados", diz o texto, que delineia a futura mensagem de Francisco.
"Não é incomum que os pobres e necessitados sejam considerados um fardo, um obstáculo ao desenvolvimento. Na melhor das hipóteses, recebem ajuda sob a forma de assistência ou são alvo de compaixão", diz o Vaticano.
"Eles não são mais chamados a partilhar os dons da criação, os bens do progresso e da cultura, a participar em sua plenitude na mesa da vida, a serem protagonistas do desenvolvimento integral e global", segundo o texto que explica o significado da mensagem do papa.
"A fraternidade incentiva-os a cuidar de cada pessoa - especialmente dos mais pequenos e indefesos - contra a" expansão da globalização da indiferença ", observa ainda o Vaticano.
AFP

Manifestantes derrubam tapumes da obra do Cocó durante protesto

Cerca de 100 pessoas protestaram pela legalização do parque do cocó e contra a construção dos viadutos nas avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales, na tarde de ontem. Os manifestantes foram ao local onde a Prefeitura recomeçou a obra, derrubaram tapumes que estavam sendo colocados e bloquearam parte do cruzamento entre as duas vias. O secretário municipal de infraestrutura, Samuel Dias, que acompanhava o trabalho dos operários, classificou o protesto como “idiotice” e a atitude dos manifestantes como “ridícula”.
Três guardas municipais tentaram conter os manifestantes com spray de pimenta, mas não conseguiram evitar o protesto. Em resposta aos argumentos dos manifestantes, o secretário sustentou que a obra é totalmente legal e que tem um estudo completo de impacto ambiental. “Esses pseudoecologistas querem usar o Parque do Cocó como palanque”, atacou Dias, ao afirmar que vários estudos foram realizados antes da obra, atestando que os viadutos seriam os meios mais viáveis e econômicos para melhorar a mobilidade urbana no local.
O acampamento no parque já dura mais de 18 dias e os manifestantes afirmam que só irão sair quando a obra for suspensa definitivamente. “Por enquanto, a Prefeitura não nos procurou para um diálogo. Queremos um debate sobre a mobilidade urbana, mas com soluções que não ataquem o parque, que é o pulmão de Fortaleza”, afirmou Gustavo Mineiro, universitário que está acampado desde o primeiro dia.

Algumas pessoas ainda informaram que o acampamento vem sofrendo ataques constantes. “É uma retaliação. À noite aparecem carros aqui e jogam pedras e até mesmo bombas ‘rasga-latas’ no pessoal do acampamento. Sabemos quem manda fazer, mas também sabemos que estamos no nosso direito de lutar e manifestar”, declarou Rosa da Fonseca, integrante do movimento Crítica Radical, que acompanha a manifestação.
Após o fim do protesto, os operários da Prefeitura voltaram a recolocar os tapumes e, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Infraestrutura de Fortaleza (Seinf), as obras irão continuar por ser “totalmente legal”, informou um assessor.

Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA

A área em torno do Cocó tem sido sempre motivo de polêmica e embates judiciais. Agora, o debate se dá em torno da viabilidade do viaduto como instrumento de mobilidade na área. Não há consenso entre urbanistas.
Diário do Nordeste

Crédito fica mais fácil e barato para bons pagadores a partir desta quinta-feira, 1°

O Cadastro Positivo, que reúne informações de bons pagadores, ficará disponível para consulta a partir de amanhã para as administradoras desses dados – SPC, Serasa e Boa Vista. Atualmente, somente os bancos tem acesso às informações. Em até dois meses, comércio e consórcios poderão fazer consultas ao Cadastro. O acesso aos dados viabiliza que empresas ofereçam vantagens aos bons pagadores, como crédito mais fácil e barato.
Para usufruir dessas vantagens, o cliente precisa se cadastrar, autorizando o acesso a suas informações. De todos os dados consultados, o Cadastro disponibiliza apenas aqueles referentes a compromissos assumidos e o seu pagamento - já que a inadimplência consta no cadastro negativo. No financiamento de um carro, por exemplo, os dados disponíveis serão valor da compra, parcelas, vencimentos e pagamentos realizados.

Para Honório Pinheiro, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL), o principal beneficiado será o consumidor. Ele explica que isso acontecerá porque o comércio terá acesso aos dados que indicam o baixo risco de conceder crédito ao cliente. “A principal consequência disso é a diminuição das taxas de juros ofertados aos clientes. Com os dados de que ele é um bom pagador, o setor poderá reduzir os juros, pois terá menor risco”, destaca Honório.
Com os seus dados em mãos, as empresas também podem trabalhar com crédito pré-aprovado, diminuindo a burocracia na hora da análise. “Com as transações de crédito já conhecidas pelo comércio e financeiras, os riscos serão menores”, enfatiza o presidente.

O Cadastro Positivo já está sendo abastecido pelos consumidores desde que entrou em vigor, em janeiro deste ano, após a sanção da presidente Dilma Rousseff. Esse banco de dados é o que será disponibilizado às empresas a partir de amanhã. Para se inscrever, o interessado deve acessar o site dos órgãos protetores de crédito.
Sem ônus
Para os consumidores que não desejam compartilhar suas informações, o SPC garante que não haverá restrições. Ele apenas deixará de ter benefícios segundo disse o órgão ao O POVO por meio de sua assessoria de imprensa. O SPC frisa, ainda, que o setor varejista também será beneficiado, pois terá redução na inadimplência. 

O mestre em economia Ricardo Coimbra analisa que o princípio do Cadastro Positivo já foi aplicado para o empréstimo consignado.
“A possibilidade de mostrar a evolução do crédito das pessoas é uma segurança ao fornecedor. Ter só uma ou duas inadimplências é diferente de ter 20. As pessoas conseguirão captar com taxas de juros mais baixas”, explica Coimbra.

SERVIÇO
Sites para adesão ao Cadastro Positivo



Saiba Mais
Análise da credibilidade

O fornecedor do crédito analisa o cliente sob cinco principais aspectos, os chamados Cinco “C”.
Caráter: a intenção de pagar;
Capacidade: histórico de vida do cliente, como estabilidade no emprego;
Capital: situação socioeconômica;

Condições: relacionamento social e comercial.
Colateral: tem a ver com as garantias a serem oferecidas pelo tomador.

Multimídia
O Cadastro Positivo, com nomes e informações dos bons pagadores, entrará em vigor nesta quinta-feira, e será útil para conceder melhores formas de crédito aos bons consumidores. É o Tema do Dia na cobertura de hoje dos veículos do Grupo de Comunicação O POVO. Confira:

Para escutar: Na rádio O POVO/CBN (FM 95,5), o tema será discutido no programa Grande Jornal, às 9 horas. E na rádio Globo/O POVO (AM 1010), o tema será discutido no programa Manhã da Globo, às 10 horas.
Para ver: A TV O POVO trará uma matéria sobre o tema no O POVO Notícias, às 18h30min. Assista à programação pelo canal 48 (UHF e TV Show) e 23 (NET).

Para ler e opinar: Acompanhe a repercussão entre os internautas na página do O POVO Online no Facebook
(www.facebook.com/OPOVOOnline ) e no portal O POVO Online (www.opovo.com.br).
O Povo

Crescem gastos no Congresso

A Câmara aumentou os gastos em R$ 130 milhões. No Senado, as despesas subiram R$ 7,5 milhões em 2013
Brasília A Câmara dos Deputados aumentou suas despesas nos primeiros meses da gestão de Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) em R$ 130 milhões, o equivalente a 9,4%, na comparação com o mesmo período do ano passado. O crescimento contrasta com o discurso de economia de gastos feito pelo presidente da Casa, eleito para a função em fevereiro de 2013.

Reajuste do funcionalismo e contratação de servidores foram as principais justificativas das duas casas para o aumento das despesas

Os dados são relativos aos meses de março a junho e foram divulgados ontem pela ONG Contas Abertas. Foi descontado do cálculo a correção dos valores de 2012 pela inflação registrada no período pelo IGP-DI, da Fundação Getúlio Vargas. Nestes quatro meses da gestão Alves, a Câmara fez pagamentos no montante de R$ 1,516 bilhão. Em 2012, o total pago foi de R$ 1,297 bilhão em valores nominais e de R$ 1,385 bilhão com a correção inflacionária.

Entre as rubricas que registraram aumento consideráveis de gastos está a de pagamento de gratificações a servidores, que subiu de R$ 199,1 milhões para R$ 230,9 milhões, um crescimento de 15,9%. As horas extras tiveram um salto de R$ 19,7 milhões para R$ 28,4 milhões, um salto de 44,1%.

Área que sofreu mudança devido a um ato assinado por Alves em março, os gastos com despesas relacionadas à saúde teve crescimento de 27,8%, passando de R$ 50 milhões. O ato, aprovado pela Mesa Diretora ainda na gestão de Marco Maia (PT-RS), acabou com o limite de ressarcimento aos parlamentares por despesas nesta área. A justificativa é que havia dificuldade de sistematizar as informações necessárias para estabelecer os tetos para cada procedimento. Um novo modelo de limites teria de ser elaborado pela Casa, mas não há data para que isso ocorra.

A Câmara justifica que parte do aumento de despesas deve-se a um reajuste de 5% dado ao funcionalismo público em 2013. Em relação a horas extras, a Casa disse que neste ano tem ocorrido mais sessões deliberativas.

Senado

O aumento de despesas no Senado foi mais tímido que na Câmara, de R$ 7,5 milhões, levando-se em conta dados corrigidos pela inflação. Nos quatro meses mencionados, a Casa presidida por Renan Calheiros (PMDB-AL) fez pagamentos no montante de R$ 1,199 bilhão.

Em nota, o Senado explica que as despesas maiores em 2013 devem-se à posse de 292 servidores concursados no segundo semestre de 2012, ao reajuste salarial de 5% concedido aos funcionários e a um aporte de R$ 8,6 milhões para o fundo de previdência complementar dos servidores, o Funpresp, despesa que não existiu no mesmo período do ano passado. 


Diário do Nordeste

Chineses reprogramam células presentes na urina para gerar dentes

Células-tronco obtidas a partir da urina foram capazes de originar um rudimento de dente Foto: Huffington PostPesquisadores do Guangzhou Institutes of Biomedicine and Health, da China, reprogramaram células presentes na urina humana para recriar dentes. No ano passado, o Ceará Científico já havia noticiado pesquisa similar, mas envolvendo neurônios.
A técnica deve ajudar na substituição de dentes perdidos pela idade, acidentes ou má higiene bucal. Células que normalmente são expelidas pelo corpo, através do sistema urinário, foram alteradas para que se tornassem células-tronco. Uma mistura delas com outros materiais orgânicos retirados de ratos foi então implantada nos próprios roedores.
Depois de três semanas o grupo de células começou a se parecer com um dente: “a estrutura continha polpa dental, dentina, espaço e órgão de esmalte“. Contudo, o dente criado pelos chineses não era tão rígido quanto um dente natural. Mas ainda que o resultado do estudo chinês não venha a ser utilizado pelos dentistas como uma opção viável, seus pesquisadores defendem que pode nortear pesquisas mais aprofundadas para se chegar ao “sonho final de total regeneração do dente humano para terapia clínica”.
Críticos da metodologia chinesa, como Chris Mason, da University College of London (UCL), alegam que ”esta é provavelmente uma das piores fontes, pois existem muito poucas células desde o início do processo e a eficiência de transformá-las em células-tronco é muito baixa. O grande desafio aqui é que o dente tenha polpa com nervos e vasos sanguíneos que temos que ter certeza que se integrariam para se transformarem num dente permanente”.
Diário do Nordeste

Conexão da Claro é a mais instável em rodovias do CE

O estudo revelou que só o usuário Vivo consegue navegar na internet de forma razoável em mais da metade do trajeto

A Proteste Associação de Consumidores percorreu aproximadamente 200 km em rodovias no Ceará para analisar como funciona a conexão 3G oferecida pelas 4 principais operadoras do País - Claro, Oi, TIM e Vivo - e constatou que navegar na internet de forma razoável fora de grandes centros urbanos é tarefa quase impossível. Traçar uma rota pelo Nordeste confiando apenas nas orientações feitas pelo GPS de seu aparelho celular ou tablet podem transformar essa viagem em pesadelo, devido à instabilidade do serviço.

Conexão 3G só atinge bons níveis quando estamos nos centros urbanos, afirma a Proteste FOTO: FABIANE DE PAULA

O estudo revelou que apenas os usuários da Vivo conseguem navegar na internet de forma razoável (acima de 400 kbit/s) em mais da metade do trajeto feito no Ceará. Os técnicos responsáveis pela pesquisa viajaram de Mossoró, no Rio Grande do Norte, até Fortaleza, passando pela BR-304 e CE-040.

Os dados fazem parte do estudo da Proteste, que diagnosticou nas estradas do País uma conexão 3G ainda precária. Entre os dias 4 de março e 25 de abril, os técnicos percorreram, de carro, mais de 5 mil quilômetros em três regiões do Brasil.

Abrangência do teste

No Ceará, o acesso à internet foi testado em 11 pontos. Desse total, a Vivo atingiu a conexão 3G em sete pontos, sendo o primeiro trecho localizado entre os municípios de Icapuí e Aracati, o segundo em Beberibe, o terceiro em Cascavel, o quarto em Pindoretama, o quinto em Aquiraz e os dois últimos em Fortaleza.

Já a TIM conseguiu a conexão 3G em somente cinco pontos, sendo o primeiro no trecho entre Aracati e Beberibe, o segundo em Cascavel, o terceiro em Aquiraz e os dois últimos na Capital. A Oi alcançou a velocidade de download acima de 400 kbit/s em 3 locais, sendo dois em Fortaleza e a terceiro em Aracati. A operadora com o pior resultado foi a Claro, que não atingiu esse tipo de conexão em nenhum dos 11 pontos testados.

A coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci, explica que a situação das estradas no Ceará segue a tendência constatada em todo o Brasil. "A conexão 3G só atinge bons níveis quando estamos nos centros urbanos. Quando estamos nas estradas, ou não temos conexão alguma ou o sinal é ruim. Confiar no uso do GPS durante uma viagem pelo Brasil, por exemplo, não é uma atitude confiável, devido a essa instabilidade de sinal", destaca.

Um dos técnicos responsáveis pela pesquisa, Carlos Vieira, ressaltou que o levantamento foi baseado num chamado estudo de cenário. "É preciso destacar que esse panorama foi constatado durante o período em que nós passamos por esses locais. Em outro dia, a velocidade de determinada operadora pode até ser maior, mas no dia em que fizemos o teste, foi feito esse diagnóstico", esclarece.

Maria Inês Dolci garante que o estudo será encaminhado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e lembra que, para ajudar a ampliar esse quadro sobre a cobertura 3G no País, foi lançada a campanha Em busca do 3G perdido. "Criamos um site com o mesmo nome da campanha para receber denúncias sobre problemas com o 3G. Ele ficará ativo por três meses e é muito importante que os usuário denunciem para exigirmos das operadoras as providências a serem tomadas", completa.

Operadoras

A Claro rebateu a pesquisa ao afirmar que está presente com sua rede 3G nas principais rodovias do País. A operadora ainda garantiu que, até 2014, serão investidos R$ 6,3 bilhões no país em infraestrutura de rede, sendo parte desses investimentos destinada especificamente para o reforço da cobertura 3G nas estradas do País.

A TIM irá avaliar os resultados dos testes feitos pela Proteste para verificar oportunidades de melhoria em sua rede 3G ao longo das estradas brasileiras. A operadora, no entanto, ressaltou que as estradas brasileiras são rodeadas por montanhas e outros acidentes geográficos que podem impactar a qualidade da cobertura. A Oi reconheceu que, atualmente, as estradas são cobertas, principalmente, com rede 2G. A operadora, porém, lembra que, de janeiro a junho deste ano, a Oi já levou a rede 3G para mais de 170 novos municípios. A Vivo informou que a empresa está construindo novas rotas para 3G e 4G, para poder oferecer a conexão a novas cidades, no entanto, observa que há áreas que hoje só são possíveis de atender via satélite. A operadora alega que cerca de um terço dos municípios brasileiros têm legislações restritivas, que dificultam ou impedem a expansão da infraestrutura de telefonia móvel.

Teles entre piores no Reclame Aqui

As operadoras de telefonia móvel voltaram a figurar em conjunto nos rankings das piores do site Reclame Aqui. Ontem, as quatro principais operadoras do País estavam entre as sete mais reclamadas da semana, dos últimos 30 dias, dos últimos 12 meses e, inclusive, surgem no topo da lista das "empresas não recomendadas e ruins" de todo o portal.

No mesmo período, em Fortaleza, o número de registros das companhias de telefonia móvel e fixa, internet e TV é proporcionalmente alto. Enquanto contabiliza mais de 5,14 mil reclamações no site em todo o Brasil, a Oi (móvel, fixo, internet e TV) chega a 79 reclamações e tem o topo do ranking na Capital. A TIM vem em segundo lugar em Fortaleza, com 61 protestos contra ela no Reclame Aqui. No País, ela chega a contabilizar pouco mais de 3,3 mil ocorrências.

Pior no Estado, de acordo com o teste da Proteste, a Claro vem em terceiro lugar na lista para a Capital do Ceará. Ao todo, em julho, foram 23 postagens falando de mau serviço prestado pela operadora em Fortaleza. No Brasil, a companhia chegou a pouco mais de três mil no mesmo período.

Na última colocação da lista vem a Vivo, com 10 registros no portal do Reclame Aqui em Fortaleza neste mês, enquanto, no País, liderou os rankings com mais de 5,51 mil reclamações.

ENQUETE
Como avalia o serviço prestado?
"Dá pra ver é que em qualquer órgão de defesa do consumidor, as Teles são as mais reclamadas. Acho que a Anatel é omissa em relação a isso, afinal, seguimos uma lógica de mercado e a mediação dela não satisfaz"

Dhenis MacielProfessor

"Em uma escala de zero a 10, o serviço de telefonia móvel tem nota sete, ou seja, atende de forma regular, uma vez que é recorrente o número de vezes que a operadora apresenta falhas durante as chamadas"

Karolina RosaAssistente administrativa

"É muito lento, não carrega serviços mais avançados como vídeo e sites mais pesados, e ainda há redução de velocidade depois de determinado uso de dados, o que faz ser mais difícil de usar o 3G"

Rebecca MedeirosProfessora





































ALAN BARROS
 
REDAÇÃO WEB
Diário do Nordeste

Câmara deverá votar minirreforma eleitoral na segunda quinzena de agosto

Por Iolando Lourenço

Brasília - A minirreforma eleitoral que prevê algumas alterações no sistema eleitoral brasileiro para vigorar já nas eleições do ano que vem deverá ser votada na segunda quinzena de agosto. A previsão é do coordenador do Grupo de Trabalho da Nova Lei Eleitoral, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). O parlamentar está trabalhando para buscar acordo que viabilize a aprovação da proposta.

O projeto da minirreforma eleitoral está tramitando em regime de urgência e poderá ser colocado em votação logo após a apreciação das medidas provisórias que estão trancando a pauta de votações da Câmara. De acordo com Vaccarezza, a proposta visa a tornar as eleições mais democráticas, transparentes e mais compreensíveis e fiscalizáveis.

Segundo o petista, a proposta tem três pontos "muito importantes", como a regra que impede que um candidato renuncie à disputa a menos de 20 dias do pleito. "Atualmente, um candidato pode, no sábado anterior à votação, colocar outra pessoa para ser votada. Pela proposta, o prazo para o candidato deixar de concorrer a uma eleição será o suficiente para que o Tribunal Superior Eleitoral mude a imagem na urna", explicou.

Outra medida considerada importante por Vaccarezza é a que determina nova eleição caso o eleito seja cassado por processo eleitoral. Atualmente, quando há cassação do mandato do chefe do Executivo, o segundo colocado na eleição assume o cargo. "O segundo colocado na disputa não foi eleito e não pode assumir o mandato. Propomos que seja feita uma nova eleição para que a população decida quem deve assumir o cargo".

O texto a ser votado também estabelece, segundo o parlamentar, que no caso da prestação de contas dos candidatos só serão aceitos comprovantes com fonte identificada com nome, CPF, ou nota fiscal eletrônica.

Outra mudança na reforma eleitoral constante do texto a ser votado é a regulamentação e legalização da pré-campanha. "Atualmente, não há uma regulamentação específica. Muitas atitudes são consideradas pré-campanhas. Vai haver a legalização. Apesar disso, os candidatos não poderão pedir votos abertamente, arrecadar fundos, nem fazer atos públicos - como comícios", explicou Vaccarezza.
Agência Brasil

A Igreja de empatia

Jorge Mario Bergoglio, como pontífice reinante, pode fazer com que a mentalidade não julgante se torne a prática corrente da Igreja Católica.

Papa abraça dependente químico: 'quem sou eu para julgar?'

Por Vito Mancuso 

É muito provável que os comentários sobre as declarações do papa sobre as pessoas homossexuais se dividam em duas correntes contrapostas entre si.

De um lado, aqueles que desejam uma decisiva reforma das posições da Igreja Católica entenderão as palavras do papa como revolucionárias, diferentes, anunciadoras de mudanças. De outro lado, aqueles que pretendem conservar o status quo lerão as mesmas palavras do papa como totalmente coerentes com as posições de sempre, aquelas reiteradas várias vezes por João Paulo II e Bento XVI.
E é preciso dizer, na verdade, que, na ausência de atos efetivos de governo do papa Francisco voltados a modificar a legislação canônica vigente, ambas as posições têm a sua legitimidade própria. De fato, o papa não disse nada que Bento XVI também não teria assinado embaixo, dizendo que: 1) as pessoas homossexuais como tais devem ser acolhidas e em nada discriminadas, enquanto os atos sexuais delas não podem encontrar acolhida dentro da ética católica; 2) para os divorciados em segunda união, o primado deve ser atribuído à misericórdia; 3) a mulher deve ter mais espaço no governo da Igreja, mesmo que a Igreja não poderá chegar a lhe conceder a admissão ao sacerdócio, excluído das mulheres católicas definitivamente.
Por que, então, por parte de todos no mundo, sente-se nas palavras do papa uma sensação de novidade e de esperança, de inovações? Por que esse entusiasmo por palavras que, nos conteúdos, não modificam em nada a tradicional abordagem ética e dogmática católica? Eu penso que seja pelo clima de empatia que circunda a pessoa do pontífice e pela necessidade de mudança e de reforma que os católicos de todo o mundo sentem. Mas especialmente pela frase, esta sim totalmente inovadora para um papa, "quem sou eu para julgar?". Uma frase que, a meu ver, nem Bento XVI nem João Paulo II jamais poderiam ou quereriam pronunciar.
Essas palavras colocam o papa não mais entre os chefes de Estado e os poderosos deste mundo, que, por definição, julgam, mas sim entre os discípulos de Jesus atentos a pôr em prática as palavras do Mestre: "Não julguem e não serão julgados; não condenem e não serão condenados, perdoem e serão perdoados" (Lucas 6, 37). De tudo isso, porém, deve brotar uma consequente ação de governo, finalmente sob a insígnia da novidade evangélica (assim como são os gestos extraordinariamente simples e poderosíssimos desse papa).

Eu falei antes de empatia e gostaria de salientar que a empatia é muito importante, não só, como é óbvio, em nível psicológico, mas também em nível teológico. O termo, de fato, remete à palavra grega pathos, que significa paixão, e que constitui um dos conceitos centrais do cristianismo, a partir da paixão de Cristo e do amor que define a essência de Deus, amor que, por sua vez, é paixão e gera paixão.

O fato de que o papa Francisco seja cercado por um abraço de empatia em nível mundial não se explica apenas em nível humano pela sua carga pessoal e pela espontaneidade e a simplicidade dos seus gestos; explica-se também em nível teológico e espiritual pelo seu ser capaz de representar a paixão de Deus pelo mundo.

Portanto, a empatia que circunda o papa (e que nos leva a ver em cada palavra sua algo de novo mesmo quando, por si só, não haja nenhuma novidade) é extremamente preciosa, é um sinal do Espírito, diríamos na linguagem teológica. E o papa não a deve decepcionar, deve estar à sua altura até o fim, indo ao encontro da necessidade de mudança que a maioria dos católicos no mundo sente com relação à Igreja.
De fato, é insustentável a posição católica tradicional com relação tanto às pessoas homossexuais, quanto às pessoas divorciadas, quanto ao papel atualmente ocupado pelas mulheres dentro do governo da Igreja. E é preciso coerência: não se pode proclamar em palavras o respeito pelas pessoas homossexuais e a sua igual dignidade de filhos de Deus e, depois, julgar a sua condição como condenada pela lei natural e pela Bíblia.
Ao contrário, se verdadeiramente se quer mostrar de modo concreto o respeito de que se fala com relação a eles, é preciso pôr em ação hermenêuticas consequentes tanto da lei natural (a ser entendida em sentido formal como harmonia das relações, e não como definições de papéis e de comportamentos), quanto das passagens bíblicas que condenam as pessoas homossexuais relegando tais páginas ao lado daquelas que favorecem a guerra ou a inimizade com relação às outras religiões (e que não merecem ser levadas em consideração). Ou seja, é preciso chegar ao evangélico "não julgar" e "não condenar".
Do mesmo modo, se verdadeiramente se quer que a misericórdia tenha o primado para os divorciados em segunda união, é preciso pôr em ação uma disciplina canônica dos sacramentos que lhes conceda que eles se aproximem sem nenhuma discriminação (assinalo, a esse respeito, o recente livro de Oliviero Arzuffi, Caro papa Francesco. Lettera di un divorziato, Ed. Oltre).
Da mesma forma, enfim, se verdadeiramente se quer que a mulher tenha maior poder dentro da Igreja, deve-se proceder em conformidade e, mesmo sem chegar à ordenação sacerdotal, deve-se permitir que as mulheres se tornem cardeais e ministros com plenos poderes de governo da Igreja (hoje, para se acessar ao cardinalato, é preciso ser diácono ou sacerdote, e as mulheres podem ter acesso ao diaconato, como testemunha o Novo Testamento, basta lê-lo e aplicá-lo).
"Quem sou eu para julgar?", disse o papa, e nisso se fez discípulo de Jesus. Mas Jorge Mario Bergoglio, como pontífice reinante, pode fazer com que essa mentalidade não julgante se torne a prática corrente da Igreja com relação às pessoas homossexuais e aos divorciados em segunda união. Diante dele, está a tarefa de não decepcionar a empatia que o circunda e as esperanças de renovação evangélica de muitos crentes e "pessoas de boa vontade".
La Repubblica, 30-07-2013.
Dom Total

Sumiço de metade da população de borboletas na Europa indica queda de biodiversidade

Por Clarissa Neher

Nas últimas duas décadas, a população de borboletas diminuiu 50% nas regiões de pradaria na Europa – principal habitat desses insetos no continente. Essa redução indica uma perda de biodiversidade preocupante na região, segundo o relatório da Agência Europeia do Ambiente, EEA, divulgado na semana passada.

A pesquisa analisou dados de 1990 a 2011 sobre 17 espécies de borboletas em 19 países europeus. Esse tipo de inseto é um indicador importante para apontar tendências para outros insetos terrestres que, juntos, formam mais de dois terços de todas as espécies do planeta. Por isso, a agência usa as borboletas como base para medir a biodiversidade e a saúde dos ecossistemas na Europa.

"Essa dramática redução de borboletas de pradaria é alarmante – em geral, esses habitats estão diminuindo. Se nós não conseguirmos mantê-los, nós poderemos perder muitas espécies no futuro", ressaltou Hans Bruyninckx, diretor executivo da EEA. Ele chama a atenção para a importância das borboletas e outros insetos na polinização. "O que eles carregam é essencial para os ecossistemas naturais e para a agricultura." 

Das espécies analisadas, oito registram declíno, duas permaneceram estáveis e apenas a população de uma cresceu. O relatório não conseguiu observar a tendência das demais seis espécies examinadas.

Agricultura e abandono

Os principais fatores para essa queda é intensificação da agricultura em regiões planas e de fácil cultivo, aponta o estudo. A prática deixa a terra estéril e prejudica a biodiversidade. Outros motivos seriam o abandono de terras em áreas montanhosas e úmidas, principalmente nas regiões sul e leste da Europa, devido à baixa produtividade. "Sem qualquer forma de administração nesses locais, a pradaria será gradualmente substituída por mato e floresta", indica o relatório. 

Além disso, a intensificação e o abandono também são responsáveis pela fragmentação e o isolamento das regiões remanescentes. Dessa maneira, as chances de sobrevivência das espécies locais e de recolonização em áreas onde elas foram extintas ficam reduzidas.Os pesquisadores apontam o uso de pesticidas como outro vilão – levados pelo vento, eles acabam matando as larvas desses insetos. 

"O Indicador Europeu de Borboletas de Pradaria pode ser usado para avaliar o sucesso de políticas agrícolas", afirma a EEA. Segundo o relatório, o financiamento sustentável de indicadores de borboletas pode contribuir para validar e reformar uma série de políticas e ajudar a atingir a meta dos governos europeus de reduzir a perda de biodiversidade até 2020.

Os contadores de borboletas

Estima-se que, das 436 espécies de borboletas presentes na Europa, 382 sejam encontradas em regiões de pradaria em pelo menos um país europeu. Desde de 1950, a vegetação sofre alterações devido ao uso do solo e, em alguns países, ela pode ser encontrada apenas em áreas de reserva natural atualmente.

Milhares de profissionais treinados e voluntários contribuíram para a realização do estudo: eles contaram borboletas em aproximadamente 3500 faixas de pradarias espalhadas pela Europa. Na região, o primeiro trabalho do tipo foi feito pelo Reino Unido, em 1976.
Deutsche Welle/EcoAgência de Notícias
Dom Total

A reconciliação de Mandela

O movimento liderado por Nelson Mandela na África do Sul foi baseado em uma ideia fundamental: só é possível perdoar a quem reconhece seu crime.

Sul-africanos fazem vigília por Mandela: vítimas do apartheid
Por Vladimir Safatle
Ao que tudo indica, a África do Sul, dentro de algum tempo, irá se confrontar com as obséquias de seu herói nacional, Nelson Mandela.
É certo que a reconciliação sul-africana está longe de ser uma operação completamente bem-sucedida. Embora uma classe média negra tenha aparecido e negros possam ser encontrados na direção de certas empresas, a desigualdade econômica entre raças ainda é gritante. Casamentos mistos continuam sendo extremamente raros.

A experiência sul-africana liderada por Mandela nos deixa, no entanto, uma questão que merece longa reflexão. O apartheid foi inventado por um povo, à sua maneira oprimido.

A colonização branca começou com os holandeses, na região onde hoje se encontra a Cidade do Cabo. A partir do início do século 19 e impulsionados pela luta pela posse dos recursos naturais sul-africanos, os britânicos se estabeleceram no país, começando um longo processo de conquistas que culminou na Guerra dos Bôeres, no final do mesmo século. Nesta guerra entre britânicos e principalmente holandeses (africâneres), apareceram os primeiros campos de concentração nos quais toda uma população foi alvo sistemático de encarceramento.

Foi esse povo oprimido pela experiência do domínio britânico e pelos campos que, logo após a Segunda Guerra Mundial, alimentado por um nacionalismo vivenciado como defesa contra a humilhação, proclamou a República da África do Sul, instaurando o regime do apartheid. Ou seja, a experiência da opressão não levou à alguma forma de consciência social do trauma da colonização. Ela levou à justificação do direito de defender seu povo, custe o que custar, usando o pior sistema ideológico possível.

Talvez tenha sido a consciência do ciclo interminável no qual a vítima de outrora, animada pelo ressentimento, se transforma no próximo agressor que levou Mandela a procurar a reconciliação que acabou por ser implementada. A África do Sul tinha tudo para entrar em uma verdadeira guerra civil, mas ao menos isto não ocorreu.
Essa reconciliação foi, entretanto, baseada em uma ideia fundamental: só é possível perdoar quem reconhece seu crime. A experiência social do perdão exigiu, em contrapartida, que os responsáveis por atos racistas pedissem perdão e confessassem seus crimes diante das vítimas ou de seus familiares.
Isso não significa que a justiça foi feita, mas implica, ao menos, que o solo mínimo da anistia é a culpabilização social de quem praticou crimes contra a humanidade. Por isso, quando Mandela morrer, o Brasil também merecerá parar e pensar.
Folha de S. Paulo, 29-07-2013.