30/09/2013

'Inferno é o que vivo hoje', diz modelo acusada de aliciar prefeitos

Luciane Hoepers, 33 anos, olhos verdes e corpo escultural, rebate em entrevista a VEJA acusação de trabalhar como 'pastinha' de organização criminosa: 'Ser bonita ajuda a ser vista, mas nunca a fechar negócios'

Alana Rizzo
Luciane Hoepers, presa por corrupção, lavagem de dinheiro, crime contra o mercado financeiro e formação de quadrilha: "Imaginei que cinco dias na cadeia eram o inferno, mas hoje tenho certeza de que foi só o purgatório. O inferno é o que vivo hoje"
Luciane Hoepers, presa por corrupção, lavagem de dinheiro, crime contra o mercado financeiro e formação de quadrilha: "Imaginei que cinco dias na cadeia eram o inferno, mas hoje tenho certeza de que foi só o purgatório. O inferno é o que vivo hoje" (Reprodução/Facebook)
Aos 33 anos, a catarinense Luciane Hoepers se transformou numa espécie de “musa do crime” depois de ser presa pela Polícia Federal no último dia 19. A operação Miqueias investigava uma quadrilha suspeita de fraudar fundos de pensão de prefeituras e levou para a cadeia vinte pessoas, entre elas um conhecido doleiro de Brasília. De olhos verdes e corpo escultural, Luciane, que já fez diversos ensaios sensuais e participou de programas de televisão, seria uma das armas da organização para atrair prefeitos a investirem nos “fundos podres”, que teriam baixa rentabilidade, de acordo com a PF. 
Em uma conversa de quase três horas com a reportagem de VEJA, Luciane contou como começou a trabalhar na Invista Investimentos Inteligentes – acusada de vender fundos de investimentos podres para prefeituras – e como pretende se defender das acusações de corrupção, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e crime contra o mercado financeiro. “Estou extremamente abalada. Imaginei que cinco dias na cadeia eram o inferno, mas hoje tenho certeza de que foi só o purgatório. O inferno é o que vivo hoje”, diz.
Segundo a PF, você fazia parte de um sofisticado esquema de corrupção e lavagem de dinheiro. Dentro da organização, sua função era a de 'pastinha'. Como funcionava esse trabalho? Primeiramente, não há uma organização criminosa. Nosso trabalho era apresentar uma solução rentável para os investimentos dos fundos de previdência dos municípios. Como a maioria dos institutos de previdência possui concentração de investimentos em fundos de bancos públicos, e estes estão em queda constante de rentabilidade por sua carteira serem constituídas apenas de títulos públicos, nosso trabalho era apresentar a eles fundos de bancos privados, com créditos privados, selecionados em segmentos em expansão e com garantias reais. Não existem fundos fraudulentos e muitos menos criados para dar prejuízo, visto que todos têm pelo menos 50 milhões de reais em captação e são registrados nos órgãos competentes.
Ainda de acordo com a PF, as 'pastinhas' usavam a beleza para seduzir os prefeitos e levá-los a investir nos fundos podres. Nunca existiu isso. Ser bonita apenas nos ajudava a sermos vistas, mas nunca a fechar negócios. Os prefeitos nem decidem sobre esses investimentos. Eles são de responsabilidade de um conselho de oito representantes, mais dois gestores e um comitê de investimentos de quatro pessoas. Os prefeitos não assinam o processo, e éramos todas capacitadas para o trabalho e conhecedoras do assunto.
Havia pagamento de propina para os prefeitos? Quantos contratos você fechou com prefeituras? Somente uma prefeitura fez negócio comigo e nunca assumi pagar qualquer propina para qualquer pessoa. Isso não existia.
Como você começou a trabalhar na empresa? Trabalhava em uma empresa privada, e um amigo em comum do Carlos Eduardo Carneiro Lemos, também preso na operação, me apresentou a empresa, pois acreditava que meu perfil se encaixava no trabalho, pela minha inteligência e boa comunicação. O Eduardo era o responsável pela Invista.
Como era o seu relacionamento com o doleiro Fayed Troubosli? Sou muita próxima dele, assim como de outros acusados. Ele é um homem de muitas qualidades e que possui muitos amigos. Em Brasília, ele é muito respeitado pelo seu caráter.
Você foi presa por corrupção, lavagem de dinheiro, crime contra o mercado financeiro e formação de quadrilha. Como se defende dessas acusações? No inquérito estão claras as possíveis acusações, mas a imprensa distorceu muita coisa. Foi citada prostituição e até o caso de eu posar para a Playboy, e nem a delegada admite que isso ocorreu. O processo é longo e muitas coisas serão esclarecidas.
O inquérito aponta o envolvimento de deputados estaduais e federais no esquema, especialmente do estado de Goiás. Qual a participação deles? Não existe nenhuma participação deles. Repito que não há uma organização criminosa. Eles me atenderam para apresentação de algo bom para a administração pública. Nunca passou disto. Eles não queriam se envolver neste departamento de previdência. Continuamos amigos mesmo assim. Estou muito abalada nestes dias com tantas acusações, mas me coloco à disposição para todos os esclarecimentos aos envolvidos, partidos políticos e Câmara dos Deputados.

Seis catadores cearenses concorrem à premiação nacional


Seis catadores de lixo do Ceará, sendo três de Fortaleza e três de Limoeiro do Norte, foram indicados a concorrer ao 6º Prêmio Betinho Atitude Cidadã

Catadores cearenses responderam por quase 10% do total de indicados em todo o País Foto: Waleska Santiago

Eles foram avaliados levando em conta a atuação na atividade de reciclagem.O candidato não pode ter vinculação política. No total, 66 catadores de 19 estados foram pré-selecionados. 

No fim do processo, 23 catadores receberão a comenda, que não envolve premiação em dinheiro. A escolha dos agraciados será feita, abertamente, pela web através do site do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep). Na página, o internauta ainda encontra um perfil de cada candidato.

Os candidatos cearenses são: Francinete Cabral Lima, Francinilda Flor Januário e Maria Iracy Teixeira, concorrendo por Fortaleza; e Francisco Hosterno Fernandes, Maria Rubens Saldanha Bezerra e Raimunda Alves de Arruda Bezerra, representando o município de Limoeiro do Norte.

"O eixo de atuação do COEP, no biênio 2013-2014, é o apoio aos catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis. A proposta do Prêmio é dar visibilidade a estes trabalhadores e fortalecer as conquistas obtidas nos últimos anos, inclusive com a correta implementação daPolítica Nacional de Resíduos Sólidos", explica a coordenadora do Prêmio, Amélia Medeiros.

Ainda segundo os organizadores ,"a indicação dos concorrentes é feita por integrantes da Rede Coep e entidades parceiras. Embora proponha uma votação, o maior objetivo é incentivar o votante a conhecer, valorizar e divulgar o trabalho de cada candidato. Além de lutarem por sua sobrevivência, estas pessoas procuram se organizar em cooperativas e associações". 

O Prêmio Betinho Atitude Cidadã foi criado em 2008 para homenagear o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, um dos fundadores do Coep, rede nacional de mobilização social. Criada em 1993, a rede reúne, atualmente, mais de 1.100 organizações e 35,8 mil mobilizadores.


Diário do Nordeste

34ª Assembleia do Povo de Deus refletiu a nova paróquia

A Arquidiocese de Maringá (PR) acolheu nos dias 27 à 29 de setembro a 34ª Assembleia do Povo de Deus do Regional Sul 2 da CNBB. O encontro reuniu 130 participantes, de todas as dioceses do Paraná, além dos bispos, arcebispos, padres responsáveis pela coordenação da Ação Evangelizadora e coordenadores estaduais das Pastorais, Movimentos e Organismos.

O tema central da Assembleia “Comunidade de Comunidades, uma nova paróquia”, conteúdo do Estudo 104 da CNBB, foi assessorado pelos padres Leomar Brustolin, membro da equipe redatora do texto e do padre Francisco Wloch, secretário Adjunto de Pastoral da CNBB nacional. O tema também foi objeto de discussão e reflexão em plenário e nos trabalhos em grupos onde os participantes levantaram questões e apontaram pistas para a renovação paroquial. Para o Arcebispo de Londrina, dom Anuar Battisti, este tema traz uma grande convocação: ”Que na Igreja sejamos tratados como pessoas num processo de evangelização, e não simplesmente como massa anônima”.

A Assembleia também contou com um momento de partilha, quando foram apresentados testemunhos de experiências vividas em algumas paróquias. Uma Igreja em permanente estado de missão, que vai ao encontro das pessoas seja na ação missionária em terras longínquas, nos condomínios fechados nas grandes cidades ou na missão feita pelos jovens, foram alguns exemplos mostrados. Também experiências do serviço de animação bíblica, paróquias setorizadas, dízimo, grupos bíblicos, iniciação à vida cristã, fundo de solidariedade entre as paróquias, foram compartilhados. “Foram testemunhos inspiradores. Quem sabe poderemos levá-los, adaptá-los em nossas realidades” observou dom Rafael Biernaski, bispo auxiliar de Curitiba e Secretário do Regional.

No encontro, também foi organizado calendário Regional para o ano de 2014. Em vista da Semana Nacional da Vida, realizada entre os dias 1º e 7 de outubro, os bispos do Regional publicaram a carta “Vida sim, aborto não”, onde dirigem-se aos fiéis e pessoas de boa vontade conclamando-os a participarem deste evento. “Trata-se de um clamor pela dignidade da vida humana, dom de Deus e direito inalienável do nascituro”, diz o texto.

De acordo com dom João Bosco, Presidente do Regional, cada Assembleia tem uma característica própria, algumas de resoluções e tomadas de decisões, outras de estudos e conscientização como a 34ª. "Nós trabalhamos sobre um tema que é muito amplo, importante e que toca a todos nós: a vida e a renovação paroquial", disse. Ainda segundo dom João, o Regional deu importantes passos no trabalho em conjunto de todas as dioceses do Paraná. "Estamos trabalhando dentro de um tema geral que é de todo o Brasil, mas a Igreja do Paraná não só tem a sua caminhada própria, a sua face, mas também tem muito a contribuir com a Igreja do Brasil. Esperamos que os frutos dessa Assembleia, que são os testemunhos práticos de uma renovação paroquial, possam também ser levados para a Igreja de todo o Brasil como um exemplo de renovação que todos nós queremos", finalizou.


CatolicaNet

Twitter do Papa - 30 de Setembro


Onde virmos ódio e escuridão, procuremos levar um pouco de amor e de esperança, para dar uma face mais humana à sociedade. (Tuíte do Papa Francisco)


do site da Rádio Vaticano 

Presidência da CNBB recebida pelo Papa. Na pauta do encontro, formação e Amazônia


A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, foi recebida na manhã de sábado, 28, pelo Papa Francisco, no Vaticano. 

Antes da audiência, o Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida, (Presidente); Dom José Belisário da Silva, Arcebispo de São Luís do Maranhão, (Vice-Presidente); e Dom Leonardo Ulrich Steiner, auxiliar de Brasília (Secretário-geral), concelebraram a missa da manhã presidida pelo Papa na Casa Santa Marta. 

Após o encontro com o Papa, Dom Raymundo conversou com a RV e revelou os temas abordados. Segundo o cardeal, Francisco insistiu na formação do clero, dando muito destaque à questão da Amazônia. Para ouvir o Presidente da CNBB, clique acima.

No discurso feito aos bispos do Brasil, no dia 27 de julho, Francisco disse que considera a Amazônia relevante não somente para o caminho atual e futuro da Igreja no Brasil, mas para toda a estrutura social:

A Igreja está na Amazônia não como aqueles que têm as malas na mão para partir depois de terem explorado tudo o que puderem”, disse Francisco, acrescentando que “desde o início a Igreja está presente na Amazônia com missionários, congregações religiosas e lá continua ainda presente e determinante no futuro daquela área”. 

A Comissão Episcopal para a Amazônia, presidida pelo Cardeal Cláudio Hummes, atendendo à solicitação do Papa, promove de 28 a 31 de agosto, em Manaus, o I Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal. 
(CM)



Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2013/09/30/presid%C3%AAncia_da_cnbb_recebida_pelo_papa._na_pauta_do_encontro,/bra-733027
do site da Rádio Vaticano 

Brasil a caminho para os destinos de refugiados

Adital
Foto: unhcr.org
Depois de haitianos estão descobrindo sírios terminou o Brasil como um refúgio alternativo com objetivos humanitários. Cerca de 10 anos atrás, era impensável para a sociedade brasileira que o país estava no caminho para destinos estrangeiros que fogem de seus países de origem, por várias razões, tais como a destruição por desastres naturais ou conflitos armados.Estabilidade econômica e posição política de destaque que o Brasil ganhou no cenário internacional parece ser uma das principais razões para o crescimento desta pesquisa.

A ONG Conectas Direitos Humanos advertiu recentemente de uma crise humanitária iminente envolvendo refugiados haitianos que chegam no Brasil pelo Estado do Acre (região Norte), muitos deles ilegalmente, causando um desafio: a país tem capacidade para receber tantos refugiados? Para o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) do Brasil parece. Este último, que é um órgão do Ministério da Justiça, publicado esta semana no Jornal Oficial uma norma que garante o visto especial concedido às pessoas afetadas pelo conflito armado na Síria e nos países vizinhos. O visto especial é estendido para a família de pessoas deslocadas.


"A decisão vai ajudar a acelerar a entrada dessas pessoas no Brasil ea resolução permitindo que este procedimento especial é válida por dois anos," Genebra o porta-voz do ACNUR, Adrian Edwards. De acordo com a medida, as embaixadas e consulados brasileiros em países vizinhos à Síria será responsável pela emissão de vistos. Pedidos de abrigo deve ser apresentado no momento da chegada ao Brasil, o primeiro país da região das Américas a adotar essa abordagem em relação aos refugiados sírios. Estima-se que 3 milhões de brasileiros têm ascendência sírio, dada a onda de imigração que ocorreu no início do século 20. Até o momento, cerca de 280 sírios procuraram refúgio no Conare. No pendentes pedidos de refugiados e Brasil aprovou 100% dos pedidos apresentados.De acordo com o Ministério da Justiça, o número tem aumentado gradualmente. No caso do Haiti, Conectas também informou que o Brasil tinha parado de concessão de vistos humanitários em abril deste ano, o que é um pouco encorajadores travessias ilegais e de risco na fronteira brasileira. O governo brasileiro prometeu autorizar 1.200 vistos humanitários por ano para haitianos.



Atualmente, cerca de 3.000 pedidos de asilo e cerca de 4,3 mil refugiados vivem no Brasil. A maioria vem de Colômbia, República Democrática do Congo e na Síria. O ACNUR apelou aos governos para conceder admissões humanitárias até 10 mil refugiados da Síria este ano. Até agora, a Alemanha ofereceu Áustria 5000 e ofereceu 500 vagas. Outros países de reassentamento propostas, incluindo Austrália, Canadá, Dinamarca, Finlândia, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Espanha, Suécia e Suíça.


A crise humanitária provocada pela guerra civil e expulsaram da Síria cerca de 2 milhões de pessoas.
Tradução: Daniel Barrantes - barrantes.daniel @ gmail.com

Sugestões para o calendário do futebol brasileiro

Por Juliano PaivaEditor

Sábado, terça, quinta e domingo. Quatro jogos em oito dias. Essa é a saga da Ponte Preta que começou dia 28 de setembro e só termina em 6 de outubro. 

Não é a primeira vez que isso acontece. O São Paulo também sabe como é. Há quem diga que a Ponte fará um jogo a cada 48 horas devido ao adiamento da partida contra o Atlético que disputava a decisão da Taça Libertadores.  

A culpa, claro, nunca é de quem organiza o calendário.
Redação DomTotal

Brasileiros investem no turismo de educação para melhorar qualificação

Por Yara Aquino

Brasília - Aprender um novo idioma, aprimorar os conhecimentos da língua estrangeira e conhecer novas culturas são os principais motivos que levam os brasileiros a estudar no exterior. No ano passado, 175 mil viajaram para outros países em busca desses objetivos, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais (Belta). As agências do setor indicam expansão do mercado e a expectativa é de crescimento para os próximos anos.

Os cursos de idiomas, chamados de intercâmbio, são os mais procurados e o principal destino é o Canadá, indica a pesquisa. Em seguida estão os cursos de "high school", que é o ensino médio no exterior, e os cursos de férias. Os cursos de pós-graduação e de intercâmbio para executivos também movimentam o setor. A faixa etária predominante de quem busca aprimorar a educação no exterior está entre os 18 e os 30 anos.

A coordenadora da Belta, Maria Aparecida Barbo, diz que é crescente a procura dos brasileiros pelo turismo de educação. Segundo ela, o desejo de estudar fora sempre existiu e cresce pela necessidade de aprimorar a qualificação profissional. O que mudou, segundo ela, é que o intercâmbio está mais acessível por causa do aumento da renda e das facilidades no pagamento.

"Em primeiro lugar, está o aumento da renda, porque vontade de estudar e viajar sempre existiu. Outro fator é que o turismo de educação tem o melhor custo-benefício. Você pode escolher ficar em casa de família com duas refeições incluídas e uma semana desse tipo de acomodação corresponde a três dias de hotel, sem as refeições. E, se houver planejamento, dá pra começar a pagar um ano antes da viagem", disse.

Depois do Canadá, os Estados Unidos e o Reino Unido são os destinos preferidos, conforme a pesquisa. Esses destinos indicam que o inglês é o idioma que os brasileiros mais buscam aprender.

Além do aprendizado da língua estrangeira, a experiência de conhecer um país com cultura e costumes diferentes atrai os estudantes. Maria Gonçalves Reis, de 19 anos, chegou a cerca de dois meses de um intercâmbio nos Estados Unidos e avalia a experiência. ´Queria conhecer outra cultura e aprimorar o inglês, então fiquei dez meses nos Estados Unidos cursando o último ano do ensino médio. Acho que vai me ajudar pela experiência de vida e pela fluência no inglês´. Ela conta que já sente o resultado positivo no aprendizado da língua quando faz as provas de simulado no cursinho pré-vestibular.

A pesquisa da Belta identificou um aumento da procura por cursos de línguas no exterior pela classe C. Entre as agências entrevistadas, 92% indicaram esse aumento. O presidente da Eduexpo, feira de intercâmbio realizada em países da América Latina, Julio Ronchetti, avalia que o fortalecimento do real em relação ao dólar contribuiu para esse quadro. "Os cursos lá fora são pagos em dólar e aumentamos nosso poder aquisitivo em dólar, então, mais pessoas têm como ir estudar fora", disse. Foram ouvidas 80 agências de intercâmbio brasileiras e 75% apostam em expansão do mercado nos próximos anos.

Quem decide estudar no exterior deve ficar atento na hora de contratar a empresa para não ter problemas com a prestação do serviço. Há casos de falência de agências de intercâmbio em que os clientes perdem o dinheiro já pago ou em que as escolas e os fornecedores ficam sem pagamento.

"O consumidor deve, antes de tudo, checar a idoneidade da empresa. Fazer uma pesquisa rápida na internet para verificar se há reclamações ou buscar indicações de conhecidos", recomenda o diretor jurídico do Procon do Rio de Janeiro, Marcelo Moura.

Ele alerta que é preciso ficar atento ao contrato e orienta o consumidor a registrar, com fotos e documentos, eventuais descumprimentos dos serviços. "O que não foi oferecido ao consumidor, caberá a ele buscar em um acordo por meio de instituições administrativas, como o Procon-RJ, ou ir diretamente ao Judiciário para entrar com um processo", explica Marcelo Moura.
Agência Brasil

Vaticano divulga tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2014

Da Redação, com Boletim da Santa Sé


O Vaticano divulgou nesta segunda-feira, 30, o tema escolhido pelo Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2014: “Comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro”.

Em comunicado oficial, o Pontifício Conselho das Comunicações Sociais recorda as palavras de Francisco aos membros do Pontifício Conselho no dia 21 de setembro. Na ocasião, o Papa deixou um convite para redescobrir no encontro pessoal e através dos meios de comunicação social a beleza da fé e do encontro com Cristo.

“Neste contexto, cada um de nós deveria acolher o desafio de ser autêntico, testemunhando os valores nos quais acredita, a sua identidade cristã, a sua experiência cultural, expresso com uma nova linguagem, para se chegar à partilha”, informa a nota.

Sobre o tema escolhido, o Pontifício Conselho diz que a mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2014 quer explorar o potencial da comunicação neste mundo sempre mais conectado e em rede. O objetivo é que as pessoas estejam mais próximas uma das outras e seja construído um mundo mais justo.

O comunicado informa ainda que o Dia Mundial das Comunicações Sociais é o único dia mundial estabelecido pelo Concílio Vaticano II e vem sendo celebrado em muitos países no Domingo que antecede o Pentecostes (em 2014, dia 1º de junho). Já a mensagem vem sendo publicada em 14 de janeiro, Festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas. 

Canção Nova

Hoje a Igreja celebra São Jerônimo

Neste último dia do mês da Bíblia, celebramos a memória do grande “tradutor e exegeta das Sagradas Escrituras”: São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja. Ele nasceu na Dalmácia em 340, e ficou conhecido como escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor da Igreja. É de São Jerônimo a célebre frase: “Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo”.
Com posse da herança dos pais, foi realizar sua vocação de ardoroso estudioso em Roma. Estando na “Cidade Eterna”, Jerônimo aproveitou para visitar as Catacumbas, onde contemplava as capelas e se esforçava para decifrar os escritos nos túmulos dos mártires. Nessa cidade, ele teve um sonho que foi determinante para sua conversão: neste sonho, ele se apresentava como cristão e era repreendido pelo próprio Cristo por estar faltando com a verdade (pois ainda não havia abraçado as Sagradas Escrituras, mas somente escritos pagãos). No fim da permanência em Roma, ele foi batizado.
Após isso, iniciou os estudos teológicos e decidiu lançar-se numa peregrinação à Terra Santa, mas uma prolongada doença obrigou-o a permanecer em Antioquia. Enfastiado do mundo e desejoso de quietude e penitência, retirou-se para o deserto de Cálcida, com o propósito de seguir na vida eremítica. Ordenado sacerdote em 379, retirou-se para estudar, a fim de responder com a ajuda da literatura às necessidades da época. Tendo estudado as línguas originais para melhor compreender as Escrituras, Jerônimo pôde, a pedido do Papa Dâmaso, traduzir com precisão a Bíblia para o latim (língua oficial da Igreja na época). Esta tradução recebeu o nome de Vulgata. Assim, com alegria, dedicação sem igual e prazer se empenhou para enriquecer a Igreja universal.
Saiu de Roma e foi viver definitivamente em Belém no ano de 386, onde permaneceu como monge penitente e estudioso, continuando as traduções bíblicas, até falecer em 420, aos 30 de setembro com, praticamente, 80 anos de idade. A Igreja declarou-o padroeiro de todos os que se dedicam ao estudo da Bíblia e fixou o “Dia da Bíblia” no mês do seu aniversário de morte, ou ainda, dia da posse da grande promessa bíblica: a Vida Eterna.
São Jerônimo, rogai por nós!
Canção Nova

Paz e alegria: Papa destaca sinais da presença de Deus na Igreja

O Santo Padre refletiu ainda sobre o risco de descartar crianças e idosos e de estabelecer o funcionalismo na Igreja
Da Redação, com Rádio Vaticano
papa_missa
Desde que foi eleito Papa, Francisco mantém o costume de celebrar a Missa pela manhã (Foto: Arquivo)
Paz e alegria são os sinais da presença de Deus na Igreja. Assim disse o Papa Francisco na Missa celebrada nesta segunda-feira, 30, na capela da Casa Santa Marta. O Santo Padre refletiu ainda sobre o risco de descartar crianças e idosos e de estabelecer o funcionalismo na Igreja.
Partindo das leituras do dia, Francisco explicou que os discípulos estavam entusiasmados, faziam projetos para o futuro da organização da Igreja, discutiam quem seria o maior. Mas Jesus os surpreendeu, descentrou-lhes as ideias dirigindo-se para as crianças. “Quem de fato é o menor dentre todos vós – diz – é grande”.
Na Leitura do Profeta Zacarias também se fala desses sinais da presença de Deus, atentando para o cuidado com os idosos sentados nas praças. Então o Papa citou que o risco é descartar seja os idosos seja as crianças, e Jesus faz advertências quanto a isso.
“Um povo que não cuida dos seus idosos e das suas crianças não tem futuro, porque não terá memória e nem promessa. Os idosos e as crianças são o futuro de um povo! Como é comum deixá-los de lado, não?”.
Francisco também atentou para o risco de se cair no funcionalismo da Igreja. “Eu entendo, os discípulos queriam a eficácia, queriam que a Igreja caminhasse sem problemas e esta pode ser uma tentação para a Igreja: a Igreja do funcionalismo! A Igreja bem organizada! Tudo certinho, mas sem memória e sem promessa! Esta Igreja assim não vai bem: será uma Igreja de luta pelo poder, será a Igreja dos ciúmes entre os batizados e tantas outras coisas que existem quando não há memória nem promessa”.
Assim, a vitalidade da Igreja, segundo disse Francisco, não vem dos documentos e reuniões para planificar e fazer bem as coisas, estas são realidades necessárias, mas não são sinal da presença de Deus.
“O sinal da presença de Deus é este, assim disse o Senhor: Velhos e velhas estarão sentados nas praças de Jerusalém, cada um com o seu cajado para sua longevidade. E as praças da cidade estarão cheias de meninos e meninas que jogarão nas praças. Jogo faz-nos pensar em alegria: é a alegria do Senhor. E estes anciãos, sentados com o seu cajado na mão, tranquilos, fazem-nos pensar na paz. Paz e alegria: este é o ar da Igreja.”
Canção Nova

Presidência da CNBB recebida pelo Papa. Na pauta do encontro, formação e Amazônia

CNBB / Rádio Vaticano
A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, foi recebida na manhã de sábado, 28, pelo Papa Francisco, no Vaticano. Antes da audiência, o cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida, (Presidente); dom José Belisário da Silva, Arcebispo de São Luís do Maranhão, (Vice-Presidente); e dom Leonardo Ulrich Steiner, auxiliar de Brasília (Secretário-geral), concelebraram a missa da manhã presidida pelo Papa na Casa Santa Marta.
Após o encontro com o Papa, dom Raymundo conversou com a Rádio Vaticano e revelou os temas abordados. Segundo o cardeal, Francisco insistiu na formação do clero, dando muito destaque à questão da Amazônia. Para a ouvir entrevista, clique aqui.
No discurso feito aos bispos do Brasil, no dia 27 de julho, Francisco disse que considera a Amazônia relevante não somente para o caminho atual e futuro da Igreja no Brasil, mas para toda a estrutura social: "A Igreja está na Amazônia não como aqueles que têm as malas na mão para partir depois de terem explorado tudo o que puderem", disse Francisco, acrescentando que "desde o início a Igreja está presente na Amazônia com missionários, congregações religiosas e lá continua ainda presente e determinante no futuro daquela área".
A Comissão Episcopal para a Amazônia, presidida pelo Cardeal Cláudio Hummes, atendendo à solicitação do Papa, promove de 28 a 31 de agosto, em Manaus, o I Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal.
Fonte: www.cnbb.org.br

Papa institui «Conselho de Cardeais»

Agência Ecclesia

Organismo vai ajudar o Papa no governo da Igreja e na reforma da Cúria Romana

Cidade do Vaticano, 30 set 2013 (Ecclesia) - O Vaticano publicou hoje o decreto com o qual Francisco institui oficialmente um "Conselho de Cardeais" para ajudarem o Papa no "governo da Igreja universal" e para estudar um "projeto" de reforma da Cúria Romana.
O atual Papa tinha anunciado a constituição de um grupo de oito cardeais, com os mesmos objetivos, a 13 de abril.
"Agora, após amadurecida reflexão, julgo ser oportuno que esse grupo, através do presente quirógrafo, seja instituído como um ‘Conselho de Cardeais', com a missão de me ajudarem no governo da Igreja universal e de estudarem um projeto de revisão da Constituição Apostólica Pastor bonus sobre a Cúria Romana", escreve.
O documento assinado por Francisco precisa que a criação deste conselho é responde às "sugestões" deixadas pelos cardeais que participaram nas Congregações Gerais antes da eleição do sucessor de Bento XVI, em março.
Nesses encontros, revela o Papa, defendeu-se a "conveniência de instituir um grupo restrito de membros do episcopado, oriundos de várias partes do mundo, que o Santo Padre pudesse consultar", individualmente ou em grupo.
"Uma vez eleito para a Sede romana, tive ocasião de refletir mais vezes sobre este tema, concluindo que tal iniciativa seria uma ajuda significativa", acrescenta.
O grupo, coordenado por Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa, Honduras, e presidente da Cáritas Internacional, inclui Giuseppe Bertello, presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, Francisco Javier Errázuriz Ossa, arcebispo emérito de Santiago do Chile, e Oswald Gracias, arcebispo de Bombaím, na Índia.
Reinhard Marx, arcebispo de Munique e Freising (Alemanha), Laurent Monsengwo Pasinya, arcebispo de Kinshasa, na República Democrática do Congo, Sean Patrick O'Malley, arcebispo de Boston, nos EUA, e George Pell arcebispo de Sydney, na Austrália, completam o elenco do conselho que tem como secretário D. Marcello Semeraro, bispo da diocese italiana de Albano.
Segundo o Papa, este conselho pode ser modificado, quanto à sua composição, e quer manifestar a "comunhão episcopal e o auxílio ao ministério petrino que o episcopado espalhado pelo mundo pode oferecer".
Francisco vai reunir-se pela primeira vez entre terça e quinta-feira com o novo Conselho de Cardeais.
A Constituição Apostólica 'Pastor bonus' (O bom pastor) foi publicada pelo Papa João Paulo II (1920-2005) a 28 de junho de 1988.
A estrutura dos principais departamentos da Cúria Romana (dicastérios), as reuniões de cardeais e as visitas que os bispos de cada país fazem regularmente ao Vaticano para se encontrarem com o Papa e discutirem com ele a situação das suas dioceses constituem alguns dos assuntos tratados no primeiro capítulo do documento.
O texto define a identidade e funções da Secretaria de Estado do Vaticano, congregações, tribunais, e conselhos pontifícios, além das instituições ligadas à Santa Sé e outros organismos da Cúria.
O porta-voz do Vaticano adiantou hoje que os cardeais já estiveram em contacto e recolheram um conjunto "muito amplo" de propostas e observações.
O padre Federico Lombardi disse aos jornalistas que este conselho consultivo pediu sugestões a conferências episcopais, religiosos e outras pessoas, para além dos responsáveis da própria Cúria Romana.

Fonte: www.agencia.ecclesia.pt