16/07/2014

Sediado em Fortaleza, 1º museu brasileiro de fotografia reúne acervo de 2 mil imagens

O responsável pela criação do museu é o empresário Silvio Frota, que é um admirador de imagens

Silvio resolveu criar um museu para expor sua coleção de fotos (FOTO: Hayanne Narlla/ Tribuna do Ceará)
Silvio resolveu criar um museu para expor sua coleção de fotos (FOTO: Hayanne Narlla/ Tribuna do Ceará)
Paris que nos desculpe, mas o Ceará é a terra da luz e da imagem. Isso porqueFortaleza vai abrigar o 1º museu brasileiro de fotografia. Com acervo de mais de 2 mil fotos de renomados fotógrafos, o empreendimento é legado e incentivo para a cultura local, além de atrair os apaixonados pela arte.
Fotografias dos estrangeiros Edward Steichen, Cartier-Bresson e Steve McCurry estão expostas. A galeria também conta com brasileiros, como Chico Albuquerque, Cásio Vasconcellos e o cearense Tiago Santana. O responsável pela criação do museu é o empresário Silvio Frota, que é um admirador de imagens.
Desde 2009 adquirindo novas peças, Silviou cansou de guardar seu acervo em caixas dentro de salas fechadas e resolveu mostrar para o mundo a beleza da arte. Comprou o prédio onde funcionava o Instituto Brasil-Estados Unidos (Ibeu), com uma área de 2.500 m², para abrigar a coleção.
A ideia é que o prédio, além de expor as obras, possa também ser um espaço destinado à educação, com oficinas e debates, com bibliotecas, auditório e cafeteria. O acesso será gratuito. “A partir duma iniciativa dessa, eu queria incentivar outros empresários a investir em outros equipamentos culturais”, enfatizou.
Sobre planos futuros, Silvio quer primeiro investir nessa ideia. Depois, possa ser que apareçam outras tão boas quanto.
Confira galeria:

Nenhum comentário :

Postar um comentário