01/09/2014

Novo simpósio debate Padre Cícero

Evento é realizado há 26 anos, com discussões teóricas, lançamentos de livros e também apresentações artísticas

Padre Cicero
Sacerdote e o mito que se criou em sua volta são o foco da quarta edição do evento
FOTOS: ELIZÂNGELA SANTOS
Image-1-Artigo-1688933-1
O horto, que abriga a estátua de Padre Cícero. O simpósio tem por finalidade analisar e compreender a posição histórica do sacerdote e dos sujeitos sociais, que inserem os beatos e romeiros nos campos regional, nacional e global
Juazeiro do Norte. "E... Onde está ele?" Essa é a pergunta que pesquisadores, estudantes e os próprios fiéis e admiradores da figura mítica do Padre Cícero farão durante o IV Simpósio Internacional para estudos sobre sacerdote. O evento acontece este ano, de 17 a 21 de novembro, mês de maior romaria da cidade de Juazeiro do Norte.
Serão cerca de mil participantes, do Brasil, Estados Unidos e Europa, que, juntos, vão buscar a resposta para a indagação. O último simpósio trouxe o questionamento "E...Quem é Ele?", presente na canção entoada pelos romeiros. Está previsto para o dia 12 de setembro o lançamento do simpósio internacional, no Iu-á Hotel, em Juazeiro.
O primeiro simpósio foi realizado no ano 1988, quando veio à tona a temática do Padre Cícero e os romeiros; no ano seguinte, o sacerdote e a beata Maria de Araújo, que junto com o padre protagonizou o milagre do sangramento da hóstia, no ano de 1889. O contexto desse momento, que continua sendo alvo de estudos, foi debatido trazendo à tona pela primeira vez, de forma ampla, o nome da beata Maria de Araújo, que teve os seus restos mortais levados da Capela do Socorro. Ainda hoje estão desaparecidos, e como muitas questões relacionadas ao fenômeno, continuam sendo mistério.
São 26 anos de um evento que se tornou motivador para os estudiosos, no intuito de debaterem juntos um dos assuntos polêmicos, quando se trata de trabalhar a questão da religiosidade no campo da ciência. A integrante da Comissão de elaboração do simpósio, Sandra Nancy, pró-reitora de Extensão da Universidade Regional do Cariri (Urca), afirma que a grande finalidade do simpósio é proporcionar o incentivo à pesquisa no âmbito da universidade, trazendo para o centro dos debates, com os maiores estudiosos no assunto, temas polêmicos e que suscitem a busca de respostas.
Acervo
O evento está sendo realizado por meio da Urca, através da Pró-reitoria de Extensão, em parceria com a Diocese do Crato, que possui importante acervo documental sobre o tema, e faculdades da Região. A programação será aberta no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, e terá continuidade no auditório do campus do Crajubar, no mesmo município.
Escritores
E para buscar a resposta à pergunta de onde se encontra o sacerdote, foram-se dez anos desde o último simpósio. Esse irá reunir os maiores escritores da temática e participantes de diversos estados da federação. A programação foi fechada e grupos de trabalhos estão inscritos no evento, que já está com inscrições abertas ao público no site da universidade (www.Urca.Br/ivsimposiopecicero/).
No dia 17 será realizado credenciamento dos participantes, a partir das 8 horas, e à noite acontece a solenidade de abertura, com a conferência da irmã belga, há décadas residindo em Juazeiro, Annette Dumoulin. Ela abordará o tema Padre Cícero e Igreja na contemporaneidade (Pe. Cícero... E onde está ele?). De acordo com a coordenação do simpósio, o eixo norteador das discussões, considera a necessidade de se pensar também em termos nacionais e globais, à luz da presença e das diversas interpretações do e sobre o Padre Cícero, e não apenas Juazeiro ou a região do Cariri.
No primeiro semestre deste ano foram celebrados os cem anos da morte da Beata Maria de Araujo e os 80 anos da morte do Padre Cícero. Além do centenário da Sedição de 1914, da instalação da cidade de Juazeiro do Norte e da criação da Diocese de Crato. As discussões têm por finalidade analisar e compreender "onde está" o Padre Cícero e "onde estão" os sujeitos sociais, que inserem os beatos, romeiros, poetas, nos campos geográficos, religiosos, educacionais, econômicos, históricos, políticos e culturais, no âmbito local, regional, nacional e global.
O simpósio constará de conferências, mesas redondas, grupos de trabalhos, lançamento de livros, apresentações artístico-culturais, oficinas e visitas guiadas. São antropólogos, historiadores, teólogos, psicólogos, doutores e PhDs, em várias vertentes do conhecimento, que vão aprofundar os estudos sobre o reconhecido sacerdote.
De acordo com a secretária da comissão de elaboração do simpósio e uma das palestrantes, a psicóloga Maria do Carmo Pagan Forti, os trabalhos desta segunda fase do evento transcorreram bem. A primeira etapa dos trabalhos, segundo ela, foi mais voltada para a concepção do simpósio. "Estudamos qual tema poderia ser abordado e quais as pessoas a serem convidadas para esse momento, pois disso dependeria a consistência e o sucesso do evento", afirma.
Riqueza histórica
De acordo com Maria do Carmo, esse trabalho contribui para uma visão bem maior do que significa toda a riqueza histórica de Juazeiro do Norte. E a pesquisadora vai mais além, destacando a possibilidade de amplitude desse estudo para a América Latina e até mesmo para a Europa, pois estarão presentes no evento conferencistas desses lugares.
A professora norte-americana Candace Slater, a pesquisadora e escritora Luitgarde Barros, além do professor doutor Marcelo Camurça estão entre os palestrantes. Para Sandra Nancy, esse momento dos traz a novidade de abertura para novas produções acadêmicas acerca do tema, com a presença de várias universidades.
Outro importante palestrante é uma das maiores autoridades em geoparques do mundo, Guy Martini. Ele abordará a temática do roteiro da fé, como patrimônio imaterial global.
FIQUE POR DENTRO
Compreensão histórica para entender o mito "Padim Ciço"
De 17 a 20 de abril de 1988, por iniciativa da Urca - Universidade Regional do Cariri, realizou-se o I Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero e os romeiros de Juazeiro do Norte. Tinha como objetivo contribuir, para as reflexões e os estudos sobre o sacerdote, sobre as manifestações salvíficas dos romeiros. Em 1989, de 15 a 19 de setembro, teve lugar o II Simpósio Internacional cujo tema era: Juazeiro do Padre Cícero e a Beata Maria de Araújo: um contexto de milagre. A iniciativa da Urca, desta vez, foi coordenada pelo recém-criado Instituto de Pesquisas José Marrocos - IPESC, ligado à reitoria da mesma Universidade. Naquele ano de 1989, comemorava-se os 100 anos do primeiro sangramento da hóstia, acorrido a 1º de março de 1889, a primeira sexta-feira do mês. Já o III Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero do Juazeiro: E... Quem é ele?, aconteceu também na cidade de Juazeiro do Norte, em 1994. A parceria da Urca com a Diocese do Crato representa um enorme passo para a compreensão integral do fenômeno.
Mais informações:
Universidade Regional
Do Cariri
(URCA)
Pró-Reitoria de Extensão
Telefone (88) 3102-1244
Elizângela Santos
Repórter
Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário