26/11/2014

Papa: sociedade frenética produz solidão




2014-11-26 Rádio Vaticana


Barcelona (RV) – Encerra-se nesta quarta-feira, 26 de novembro, em Barcelona, o Congresso Internacional de Pastoral das Grandes Cidades.

Numa cerimônia na Basílica da Sagrada Família, na noite de terça-feira, o Arcebispo de Barcelona, Card. Lluís Martínez Sistach, leu a mensagem do Papa Francisco, na qual encoraja os participantes a continuarem a refletir com criatividade sobre como enfrentar a tarefa evangelizadora nos grandes núcleos urbanos.

“Todos necessitam sentir a proximidade e a misericórdia de Deus. Ele oferece o sentido verdadeiro da vida aos que se sentem sós, desorientados e entristecidos pelas feridas provocadas muitas vezes por uma sociedade frenética e pouco solidária”, escreve o Papa.

Francisco recorda que a Igreja tem a missão de transmitir a Boa Nova de Jesus, sem considerar uma perda ir às periferias ou mudar os esquemas pré-estabelecidos, quando necessário. “Como uma mãe, o que lhe interessa é o bem dos próprios filhos, sem poupar esforços e sacrifícios: que não falte o acolhimento para sentir-se integrado numa comunidade, seja em circunstâncias de desagregação, seja no frio anonimato”.

Em Barcelona, 25 arcebispos de grandes cidades dos cinco continentes se reúnem para a segunda fase e última do Congresso Internacional de Pastoral das Grandes Cidades. O primeiro encontro se realizou de 20 a 22 de maio passado, com a participação de especialistas em Sociologia, Pastoral e Teologia.

Do Brasil, participam o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, e o Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta. Também estiveram representadas arquidioceses como Kinshasa, Buenos Aires, Monterrey, Santiago de Chile, Nápoles, Seul, Lisboa, Bordeaux, Zagreb, San Francisco, Madrid, Abuja,  Mumbai, entre outras.

Nesta quarta-feira, os Arcebispos vão elaborar um documento conclusivo, que será apresentado ao Papa Francisco na quinta-feira, 27, no Vaticano.

(BF)

(from Vatican Radio)



http://goo.gl/JNRc7i

Nenhum comentário :

Postar um comentário