06/12/2014

Dicas de segurança online ao fazer compras para este de final de ano

Com a aproximação da época de festas de final de ano é comum que as pessoas busquem a Internet para realizar compras de Natal e Ano Novo, fato que estimula a ação de cibercriminosos. Assim, é importante ficar atento às práticas comerciais, especialmente porque os varejistas continuam a ser uma das cinco maiores vítimas de violações de dados no mundo, de acordo com a pesquisa ISTR 2014.


Para evitar problemas com ataques hackers é bom seguir algumas dicas de proteção online:


– Use senhas fortes. Estas chaves de segurança continuam essenciais para proteger dados. É recomendado aos internautas utilizarem uma senha de 8 a 12 caracteres, que combine letras, números e símbolos. Além disso, é importante que nunca se use a mesma sequência para várias contas.


– Não clique em links suspeitos. Os cibercriminosos utilizam grandes eventos, que estimulam a compra pela Web, para atrair consumidores com grandes ofertas e descontos. Desconfie de e-mails, textos e mensagens em redes sociais com promoções duvidosas.


– Faça compras apenas em sites seguros. Seja a partir de smartphones, tablets ou computadores, compre somente em sites e varejistas confiáveis. Procure, também, pela indicação HTTPS ou o ícone de cadeado na barra do navegador antes de inserir informações pessoais ou de cartões de crédito.


– Seja prudente com pagamentos móveis. Tenha cuidado ao adotar tecnologias como o Apple Pay ou o Google Wallet Pay e verifique se o ambiente de compra possui criptografia para os dados financeiros inseridos.


– Proteja seus dispositivos. Uma em cada três pessoas não usam nenhuma proteção em seu smartphone. Para se prevenir de perdas e roubos, é importante ter um código de acesso ou impressão digital de desbloqueio habilitado, um software para rastrear, bloquear e limpar o dispositivo e também uma solução de proteção de informações instalada.


Fonte: Symantec



http://goo.gl/wxm086

Nenhum comentário :

Postar um comentário