31/08/2014

Grupo de Vivências - Espiritualidade de Charles de Foucauld


Venha você também fazer parte deste Grupo de Oração e de Vivências da Paróquia de Santo Afonso (Pároco Pe. Geovane Saraiva), baseadas da espiritualidade do Padre de Foucauld. Informe-se na secretaria da paróquia ou entre em contato com a orientadora do grupo, Andréa Bennício.





Padre Geovane Saraiva abençoa as crianças

Marcos 10, 13-16
 
13. Apresentaram-lhe então crianças para que as tocasse; mas os discípulos repreendiam os que as apresentavam.
14. Vendo-o, Jesus indignou-se e disse-lhes: "Deixai vir a mim os pequequinos e não os impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se lhes assemelham.
15. Em verdade vos digo: todo o que não receber o Reino de Deus com a mentalidade de uma criança, nele não entrará."
16. Em seguida, ele as abraçou e as abençoou, impondo-lhes as mãos.

30/08/2014

Conheça o cabeleireiro que usa suas folgas para cortar o cabelo de moradores de rua

Mark Bustos ganha a vida cortando cabelos em um salão de Nova York. Mas nem mesmo aos domingos, seu único dia de folga, consegue ficar longe da tesoura. É nesse dia que ele sai pelas ruas com o objetivo de doar alegria e esperança: ele oferece cortes de cabelo e barba gratuitos para moradores de rua.
Geralmente acompanhado da namorada, Mark Bustos passeia pela cidade com o kit de trabalho e, sempre que encontra um morador de rua, pergunta se ele quer dar uma renovada no visual. A dupla também costuma oferecer algo para comer ou beber enquanto o cabeleireiro faz seu trabalho.
A ideia começou quando Mark visitou sua família nas Filipinas, em 2012. Lá, ele alugou uma cadeira em um salão para dar cortes gratuitos a crianças carentes. De volta à Nova York, continuar o projeto foi questão de tempo.
A cada domingo, seis moradores de rua ganham um visual novo, o que impacta diretamente na autoestima de cada um deles – assunto delicado para quem vive às margens. O corte de cabelo mais marcante até agora, segundo Mark, foi de um senhor chamado Jemar Banks. “Ele não tinha muito o que conversar durante o corte, até que eu mostrei pra ele como tinha ficado… A primeira coisa que ele me disse foi: ‘Você sabe de alguém que está contratando?‘”
Confira alguns dos registros dos domingos de Mark Bustos:
mark-bustos11
mark-bustos10
mark-bustos9
mark-bustos8
mark-bustos7
Mark Bustos
mark-bustos3
mark-bustos4
mark-bustos5
mark-bustos6
Todas as fotos © Mark Bustos

http://www.hypeness.com.br/2014/08/conheca-o-cabeleireiro-corta-cabelos-de-moradores-de-rua-em-nova-york/

'Loja' oferece roupas de graça para moradores de rua


Projeto começou na África do Sul e desembarcou com sucesso no Brasil

Desenvolvido pela agência M&C Saatchi, a Street Store é um projeto que oferece roupas aos moradores de rua, gratuitamente. Primeira edição ocorreu em janeiro de 2014, na cidade do Cabo.
Além de ganhar o presente, o morador, geralmente à margem de tudo, tem sua auto estima elevada quando se vê diante da possibilidade de escolher e de levar a roupa que quiser.
A 'loja de caridade' funciona ao ar livre e convida os moradores de rua a fazer compras sem gastar nem um centavo. As roupas e acessórios doados ficam penduradas em alguns pôsteres de papelão .
A primeira edição do Street Store no Brasil ocorreu em maio de 2014, em São Paulo, no Largo da Batata. Foram coletadas para a ocasião 700 peças de roupa, possibilitando que centenas de pessoas 'fossem às compras'. Voluntários também são recrutados para atuarem como 'vendedores da loja'. Além das dicas na escolha do 'look', os voluntários também são responsáveis pela orientação de pessoas que desejam doar.
A ação, que visa beneficiar o mundo todo, já está prevista para ocorrer mais uma vez no Brasil. Neste domingo, 31, haverá uma edição em São Paulo, na Praça do Patriarca.
Para aqueles que desejam colocar a Street Store na sua cidade, é necessário apenas arrecadar algumas doações, imprimir os cartazes disponíveis no site e afixá-los em algum espaço público.


 
Redação O POVO Online 

http://www.opovo.com.br/app/maisnoticias/curiosidades/2014/08/29/noticiascuriosidades,3306287/loja-oferece-roupas-de-graca-para-moradores-de-rua.shtml

[HOJE] Em manifestação, artistas farão grafite por cima de propaganda eleitoral em muros de Fortaleza

O artista Narcélio Grud fez uma convocatória para realizar uma intervenção artística em Fortaleza. Será o Limpeza Geral, que ocorrerá no sábado, com concentração no Benfica



Incomodado com a poluição visual e com a falta de consideração com a arte urbana, o artista Narcélio Grud fez uma convocatória para realizar uma intervenção artística em Fortaleza. Com a proposta de apagar a publicidade eleitoral dos muros da cidade, o evento acontece no próximo sábado (30) e tem concentração na Praça da Gentilândia, no Benfica.
Narcélio teve um de seus grafites apagados na Avenida Aguanambi em prol da campanha de um candidato a governo do Ceará. Ao chegar ao local, a própria propaganda havia sido apagada por uma tinta branca. O resultado foi metade do muro branco com a outra metade grafitada.

O evento Limpeza Geral já tem 200 pessoas confirmadas, segundo a organização (Foto: Divulgação)
O evento Limpeza Geral já tem 200 pessoas confirmadas, segundo a organização (Foto: Divulgação)

“Pintaram de manhã e, quando a equipe viu, mandaram apagar. O terreno é abandonado e eu tenho certeza que não há autorização do dono para pintar. Isso acontece com todos os candidatos. Eles passam por cima de tudo. A publicidade eleitoral não respeita nada, por mais que exista uma lei do Tribunal Eleitoral que regulamente”, desabafa.
O artista criou um evento no Facebook chamado Limpeza Geral. São mais de 200 pessoas confirmadas para comparecer à intervenção. “Vários artistas estão incomodados e eu também. Resolvi chamar a galera porque, enquanto artista, eu deveria tomar alguma atitude. A programação é bem aberta. A ideia é dividir equipes e sair apagando geral, ocupando os espaços com cores”.

http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/politica/em-manifestacao-artistas-farao-grafite-por-cima-de-propaganda-eleitoral-em-muros-de-fortaleza/

[HOJE] Evento de Adoção de Gatos


29/08/2014

Quinze anos sem Dom Helder Câmara

Padre Geovane Saraiva*

Dom Helder, como profeta, sempre pregou e anunciou uma Igreja simples, longe de uma estrutura pesada, conforme o espírito do Evangelho: "As raposas têm tocas, as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde inclinar sua cabeça" (Mt 8, 22); voltada para os empobrecidos, sem jamais se esquecer de seu ardente desejo, o de construir a paz, associado ao grande sonho do Criador e Pai, pela força da ternura e da não violência. Aos 27 de agosto de 1999, após completar noventa anos, vividos e bem vividos, Dom Helder Câmara partiu para a casa do Pai. Obstinado, na sua luta, fortificado pela graça de Deus, nos projetos e sonhos de um mundo solidário, por onde passou, mesmo tendo que ir para o ostracismo, ficando no isolamento e sendo excluído dos meios de comunicação social, durante o regime militar, que o via como um risco e um perigo à democracia, permanecendo sempre determinado e corajoso, sem jamais desanimar. Daí nossa ação graças ao bom Deus pelas marcas indeléveis, deixadas pelo artífice e protagonista da paz.

Como é importante recordar sua formação sacerdotal, com o ingresso no Seminário da Prainha em 1923 – Fortaleza - CE, então, confiado aos padres lazaristas. Nesta instituição cursou e concluiu os estudos eclesiásticos, tendo sido ordenado sacerdote aos 15 de agosto de 1931, com 22 anos de idade, recebendo autorização especial da Santa Sé, por não possuir a idade canônica. Sem perder tempo, no mesmo ano fundou a Legião Cearense do Trabalho; em 1933 fundou a Sindicalização Operária Feminina Católica, que congregava as lavadeiras, passadeiras e empregadas domésticas; atuou na área da educação, participando de políticas governamentais do estado do Ceará, na área da educação pública; militou ativamente da Liga Eleitoral Católica (LEC) e foi nomeado diretor do Departamento Estadual de Educação do Estado do Ceará. Transferido em 1936 para a cidade do Rio de Janeiro, então capital da república; na cidade maravilhosa não parou, além de dedicar-se intensamente às atividades apostólicas, foi nomeado Diretor Técnico do Ensino da Religião no Ministério da Educação.

No Rio de Janeiro bebeu água de uma fonte rica e preciosa, me refiro aos préstimos do jesuíta Pe. Leonel Franca, como seu diretor espiritual, criador da primeira Universidade Católica do Brasil - a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tudo concorreu, por vontade do bom Deus, que se antecipasse, em ideias e atitudes concretas, na luta por justiça e paz, querendo a “restauração de todas as coisas e Cristo” (cf. At 3, 21), a partir do aggiornamento promovido pelo Papa João XXIII e com o qual iria revolucionar, não apenas a Igreja, mas o nosso mundo hodierno – É o sonho de esperança do Concílio Vaticano II! Pense numa vida espetacular, nos seus gestos de falar com entusiasmo, frases e pensamentos, do mais íntimo do íntimo, profundamente marcados pelo otimismo, ao afirmar: “Esperança é crer na aventura do amor, jogar nos homens, pular no escuro, confiando em Deus”.

Jamais deixou de ter diante dos olhos e sonhava ardentemente com uma Igreja despojada, pobre e servidora. Daí ser signatário do “Pacto das Catacumbas”, de 16 de novembro de 1965, que foi uma excelente oportunidade para os bispos pensarem e refletirem sobre eles mesmos, no sentido de fazer uma experiência do amor de Deus, enriquecida de uma vida com marcas da simplicidade e desapego dos bens deste mundo, numa Igreja encarnada na realidade, comprometida com o povo, renunciando as aparências de riqueza, dizendo não as vaidades, consciente da justiça e da caridade, através desse documento desafiador. Repito o que alhures já disse inúmeras vezes: “Eu sou daqueles que tem a convicção de que os escritos de Dom Helder ainda serão fonte de inspiração na América Latina, daqui a mil anos. Ele lançou sementes destinadas a produzir uma messe abundante nesta época do cristianismo que está começando agora. Suas sucessivas conversões, sinalizando de certa maneira, a futura trajetória da Igreja neste momento da história da humanidade” (Teólogo José Comblin).

Concluo com as palavras daquele que disse: “Gostaria de ser uma poça d’água para refletir o céu”; já o papa Paulo VI, seu amigo de fé, o tinha como “um místico e apóstolo”. Sua vocação precoce ao sacerdócio, mas segura e convicta, se manifestou aos oito anos de idade, nas suas próprias palavras: “Não posso nem imaginar ser alguma coisa na vida além de padre. Ser um padre, para mim, não é uma escolha. É um modo de vida. Ser padre nunca me provocou arrependimento. Celibato, castidade, a ausência de uma família do modo como os leigos a entendem – tudo isso nunca foi um peso. Há os que nasceram para cantar, jogar futebol, escrever (...). E há os que nasceram para ser padres”.

*Padre da Arquidiocese de Fortaleza, escritor, colunista, blogueiro, membro da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza, da Academia de Letras dos Municípios do Estado Ceará (ALMECE) e Vice-Presidente da Previdência Sacerdotal - Pároco de Santo Afonso - geovanesaraiva@gmail.com

Ligações de fixos para celulares sobem 1,5%

Os novos valores devem começar a ser praticados na próxima semana pelas empresas de telecomunicações

Telefonia
O reajuste vale para os planos básicos oferecidos pelas empresas, mas para os planos de assinatura alternativos, a tarifa é livre
FOTO: TUNO VIEIRA
Image-0-Artigo-1689186-1
No Ceará, já são cerca de 11,32 milhões de linhas de celular, sendo 9,84 milhões do tipo pré-paga e 1,48 milhão na modalidade pós-paga
FOTO: MARÍLIA CAMELO
Brasília. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou ontem, os novos valores tarifários máximos das ligações de telefones fixos para celulares nas ligações locais e de longa distância. Os valores estão presentes em ato publicado no Diário Oficial da União.
Há tabelas com valores normal e reduzido entre áreas de concessão, por operadora, e prestadora de destino. Os valores citados são líquidos de impostos e contribuições sociais. Na quinta-feira da semana passada a Anatel aprovou um reajuste de 1,5% nas tarifas de telefones fixos nas ligações locais e de longa distância para celulares. Os valores devem começar a ser praticados na próxima semana e valem para os planos básicos oferecidos pelas empresas de telecomunicações. Para os planos de assinatura alternativos, a tarifa é livre.
Tarifa teto
"O reajuste aprovado refere-se à tarifa teto, mas muitas operadoras praticam preços inferiores", afirmou na semana passada o conselheiro da Anatel relator do processo, Jarbas Valente. Ele lembrou que os preços reajustados já haviam sofrido um desconto de 12% desde março deste ano, graças à queda nas tarifas de interconexão do setor. Ou seja, as nova tarifas continuarão inferiores às que eram praticadas até o ano passado. De acordo com o órgão regulador, o Índice de Serviços de Telecomunicações (IST) que corrige os preços do setor seria de 8,71% para o período considerado para o reajuste (junho de 2012 a 2013), mas com a consideração do chamado Fator X - que desconta os ganhos de produtividade alcançados pelas empresas - de 6,078%, o aumento final foi de apenas 1,5%.
TIM mantém investimento
A Telecom Itália divulgou comunicado sobre a decisão do conselho de supervisão da Vivendi para entrar em negociações exclusivas com a Telefônica em relação à venda da GVT. "Desde o início a Telecom Itália deixou claro que teria uma abordagem racional para a sua estratégia, a fim de maximizar o valor para todos os acionistas. A companhia continua a desenvolver os seus planos de desenvolvimento e de investimento no País, de acordo com o Plano de Negócios 2014-2016 do Grupo", informa.
A TIM Participações afirma que, além disso, o plano estratégico atual da empresa continua em pleno vigor. "É importante ressaltar que a mesma reunião do conselho da companhia que aprovou a nossa oferta para a Vivendi aprovou nossa participação na licitação 700 MHz, em um claro sinal de compromisso com a nossa estratégia de longo prazo, mantendo-se confiante na capacidade da companhia em ser bem sucedida em seus objetivos estratégicos no País".
Brasil tem 276,75 milhões de linhas
Brasília. Com a habilitação líquida de 446,2 mil chips de telefonia celular em julho, o Brasil encerrou o mês passado com 276,15 milhões de linhas ativas no segmento. De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira, 28, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o País alcançou uma teledensidade de 136,18 acessos móveis para cada 100 habitantes. Em julho, as linhas ativas na modalidade pré-paga totalizaram 212,22 milhões, equivalentes a 76,85% do mercado, enquanto as assinaturas pós-pagas somaram 63,92 milhões, respondendo pelos 23,15% restantes.
No Ceará, já são cerca de 11,32 milhões de linhas, sendo 9,84 milhões do tipo pré-paga (86,91%) e 1,48 milhão na modalidade pós-paga (13,09%). Em julho deste ano, o Estado alcançou uma teledensidade de 127,92 acessos móveis para cada 100 habitantes.
Conforme antecipado na última terça-feira pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a participação dos terminais conectados na tecnologia 2G pela primeira vez representam menos da metade das linhas ativas no País, com 134 milhões de aparelhos, e devem ser ultrapassados em breve pelo planos de 3G.
Os dados da Anatel mostram que a banda larga móvel chegou a 132,89 milhões de acessos no sétimo mês de 2014, sendo que 3,67 milhões dessas linhas utilizam a tecnologia de quarta geração (4G) na frequência de 2,5 gigahertz (GHz).
Em meio às negociações de fusões e aquisições que agitam o mercado de telecomunicações brasileiro às vésperas do leilão de 4G na faixa de 700 megahertz (MHz), a Telefonica/Vivo ampliou ligeiramente sua liderança no País em julho, passando de 28,75% para 28,78% das linhas móveis ativas. Em segundo lugar aparece a TIM, mas com uma redução de 27,03% de participação para 26,91%.
A Claro apresentou certa estabilidade, com variação de 24,96% para 25,95% no mês, enquanto a Oi passou de 18,46% para 18,53% em julho.
Vivendi terá negociação exclusiva pela GVT
Paris. A Vivendi disse ontem, que entrará em negociações exclusivas com a Telefónica para vender a brasileira GVT, após o grupo espanhol elevar sua oferta para 7,45 bilhões de euros (US$ 9,83 bilhões) em dinheiro e ações. A nova proposta supera, por enquanto, uma oferta rival da Telecom Itália.
"A oferta da Telefónica atende melhor aos objetivos estratégicos e financeiros do grupo", disse a Vivendi em comunicado, acrescentando que a proposta era "particularmente atrativa", uma vez que gera um ganho de mais de 3 bilhões de euros de capital e permite que as duas empresas desenvolvam em conjunto projetos de conteúdos e de mídia. A Telefónica disse, em um comunicado, que sua oferta venceria hoje, a menos que as duas partes concordassem em uma prorrogação do prazo ou se a Vivendi concordasse em entrar negociações exclusivas com o grupo espanhol. A nova proposta da Telefónica veio logo após uma oferta rival pela GVT da Telecom Italia, que propôs a fusão da GVT com a TIM Participações, num negócio que precifica a GVT em 7 bilhões de euros.
O conselho da Vivendi se reuniu no início de quinta-feira para analisar as duas ofertas, e anunciou a sua decisão mais rápido do que os analistas esperavam.
Moody's
A oferta da Telefónica, de 7,45 bilhões de euros, pela brasileira GVT, reflete a estratégia global do grupo espanhol, que se concentra em aumentar a receita por cliente ao oferecer serviços diferenciados, disse o analista da Moody's Carlos Winzer. Além disso, Winzer disse que a Telefónica tem um histórico forte na América Latina de executar uma estratégia bem definida e ampla experiência na gestão de operações de telefonia fixa e de telefonia móvel nesta vasta área geográfica, incluindo o Brasil.
Diário do Nordeste

Policial civil é demitido por agredir advogada

O inspetor, que também é vereador no município de Paramoti, teve a demissão publicada no Diário Oficial do Estado

Demissão de Civil
O titular da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública (CGD), Santiago Amaral, disse que a decisão da demissão foi fundamentada, no que ele considerou uma "grave agressão praticada pelo inspetor
FOTO: KIKO SILVA
O vereador de Paramoti, João Batista Félix de Castro, foi expulso da Polícia Civil, onde desempenhava as funções de inspetor, por conta de uma agressão cometida contra a advogada Elisângela dos Santos Silva, que teve o nariz fraturado, depois de ser atingida pela cabeça do policial. A decisão sobre a demissão de João Batista foi publicada no Diário Oficial do Ceará (DOE), da última terça-feira, dia 26.
A advogada teria ido à Delegacia Regional de Canindé, no último dia 10 de janeiro, para providenciar a liberação do caminhão de um cliente dela, que havia sido apreendido. Segundo informou a vítima, mesmo a delegada, Giselle Oliveira Martins, tendo concordado com a liberação do veículo, o inspetor a agrediu tentando impedir que o caminhão fosse levado.
Na época em que o fato aconteceu, a advogada se pronunciou e contou o que teria acontecido. "Quando nos dirigimos até o carro, ele começou a me constranger e ameaçar o meu cliente. Retornei à Delegacia, chamei à delegada e mostrei o que estava acontecendo. Retornei ao local onde estava ocorrendo à discussão, o inspetor cruzou os braços, veio em minha direção e me deu uma 'cabeçada'. Voltei, pedi ajuda na Delegacia e fui socorrida pela delegada", conta.
O ex-inspetor de Polícia, já é citado como réu, em uma ação penal, pelo crimes de abuso de autoridade; e em três ações por crimes contra honra, por sequestro, cárcere privado e concussão. O texto da Diário Oficial considera, com base na vida pregressa do ex-policial, que "o mesmo não procede, na vida pública ou particular, de modo a dignificar a função policial, por existir em seu desfavor diversos processos criminais".
O titular da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Ceará (CGD), Santiago Amaral, disse que a decisão da demissão foi fundamentada, no que ele considerou uma "grave agressão praticada pelo inspetor de Polícia Civil contra a advogada". No entanto, o controlador lembra que os outros crimes atribuídos a João Batista pesaram na decisão pela demissão.
"A demissão não foi baseada somente nisto. O inspetor já responde a inúmeras ações penais por motivos igualmente graves", declarou Amaral. João Batista ainda poderá recorrer da decisão, no Conselho de Disciplina e Correição dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário, que é um órgão colegiado que tem poder de revisar as decisões do controlado.
Sem resposta
A reportagem tentou contato com João Batista Félix de Castro, entretanto, o celular do inspetor estava desligado.
À época, o policial civil negou a intenção de agredir Elisângela dos Santos Silva, afirmando que a cabeçada na advogada teria sido um 'acidente'. "Quando eu fui entrando, subindo os degraus da delegacia, avançaram em cima de minha pessoa; quando eu me virei, aconteceu realmente o fato".
Em nota, a OAB manifestou "total solidariedade" à Elizângela pela agressão física e exigiu punição ao inspetor.
Márcia Feitosa
Repórter
Diário do Nordeste

Caso Bernardo: avó quer reabrir inquérito

Segundo advogado, há indícios de que a morte da mãe do garoto Bernardo Boldrini tenha sido assassinada.
Para advogado, há 'confissão subliminar' em áudio obtido pela polícia.
O advogado Marlon Adriano Balbon Taborda, representante de Jussara Uglione, avó do menino Bernardo Uglione Boldrini, vai pedir pela segunda vez a reabertura do inquérito que investigou a morte da mãe do garoto, Odilaine Uglione. Depois de ver a primeira solicitação rechaçada pela Justiça de Três Passos (RS) em julho deste ano, a família entende que um fato novo, a gravação de uma briga entre o garoto, o pai dele, o médico Leandro Boldrini, e a madrasta Graciele Ugulini, pode convencer o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul a rever o caso.

"Há uma espécie de confissão subliminar na frase 'teu fim vai ser igual ao da tua mãe'", acredita o advogado, referindo-se a palavras ditas pela madrasta a Bernardo durante a discussão. O vídeo gravado pelo casal durante a briga, em agosto do ano passado, resgatado pela perícia do celular de Leandro e encaminhado ao processo, revela detalhes da falta de harmonia na casa do médico e faz referências que podem ajudar a Justiça a chegar a uma conclusão sobre a trágica história do garoto.

Em 2010, Odilaine morreu dentro do consultório de Leandro. O inquérito policial concluiu que ela se suicidou. Pouco tempo depois Leandro se casou com Graciele. A relação conflituosa da nova família formado pelo médico é resumida no vídeo tornado público esta semana por emissoras do Grupo RBS, com versão resumida na quarta-feira e ampliada nesta Quinta-feira.

Em abril deste ano, Bernardo, que já tinha uma meia irmã de pouco mais de um ano, foi encontrado morto em Frederico Westphalen, a 80 quilômetros da residência da família, que fica em Três Passos. O garoto tinha 11 anos. Acusados de planejamento e execução e participação no crime, Leandro, Graciele e mais os irmãos Edelvânia e Evandro Wirganovicz estão presos preventivamente e são réus do processo, que não tem data para ser julgado.

O primeiro pedido de reabertura da investigação da morte de Odilaine foi rejeitado pelo juiz Marcos Luís Agostini em 28 de julho deste ano. Ao alegar que o que correu pode ter sido homicídio e não suicídio, o advogado relatou que o corpo tinha lesões no antebraço direito e lábio inferior e vestígios de pólvora na mão esquerda, lembrando que a vítima era destra.

O juiz, porém, entendeu que não havia fato novo que justificasse a retomada do caso. Para isso, citou a conclusão de que a mão direita segurava o revólver auxiliada pela esquerda e que as lesões no antebraço foram decorrentes de punções venosas feitas no hospital na tentativa de salvar a vida de Odilaine.

Vídeo

Divulgado pelos veículos da RBS na internet nesta quinta-feira, 28, o vídeo de 13 minutos com a quase toda a sequência da briga familiar entre o garoto Bernardo Boldrini e seu pai, o médico Leandro Boldrini, e sua madrasta, Graciele Ugulini, tem poucas imagens porque o celular ficou sob um cobertor a maior parte do tempo.

Mas o áudio mostra o garoto gritando desesperadamente, soluçando e recebendo ameaças da madrasta. Nos diálogos, o casal também ofende Odilaine, provocando protestos de Bernardo - que é repreendido pelo pai, que não ergue a voz em nenhum momento. A gravação também mostra Graciele humilhando o garoto diversas vezes.

Dom Total

O comportamento que agrada a Deus

Cada cristão é, ao mesmo tempo, sacerdote, oferta e templo, oferecendo a si próprio como único sacrifício a Deus.
O não conformismo é compromisso de transformação comunitária.
Por Dom Eurico dos Santos Veloso*

São Paulo convida a comunidade cristã a responder no dia-a-dia aos apelos da misericórdia divina. O amor de Deus tomou conta de todos, judeus e pagãos. A resposta do cristão não pode ser outra a não ser a do amor.

A exortação é feita “pela misericórdia de Deus”. Portanto, o apelo que Paulo lança aos cristãos de Roma é feito com base nessa misericórdia divina que tomou a iniciativa de anistiar a todos por amor.

Como agradecer a esse amor? No Antigo Testamento, de modo geral, a gratidão se manifestava através dos sacrifícios (animais) oferecidos a Deus. A grande novidade que Paulo, repetindo Jesus, introduz é esta: não mais sacrifícios externos, mas o nosso corpo é o sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Este é o culto espiritual dos cristãos.

O corpo humano é o centro das relações com Deus, com as pessoas e com as coisas. Em outras ocasiões, Paulo já havia insistido no aspecto do corpo enquanto presença de Deus e do Espírito. Com essa nova realidade, desaparece o antigo culto baseado no templo, sacrifícios e sacerdócio. Cada cristão é, ao mesmo tempo, sacerdote, oferta e templo, oferecendo a si próprio como único sacrifício que Deus aceita.

Essa é a grande meta do ser cristão. Mas o ideal não é algo que possa ser alcançado fugindo da realidade que nos cerca. Paulo sabe disso e sabe também que ser cristão é não se conformar com os modelos deste mundo.

Por que os cristãos são convocados ao não conformismo? Porque, não raro, as estruturas da sociedade são marcadas pelo descompromisso com a justiça e o projeto de Deus. Resultado desse descompromisso são a exploração, os abusos e as manipulações, exatamente como acontecia na Roma antiga e como acontece hoje no meio de nós. E, não se espantem, como diz com vigor o papa Francisco: muitas pessoas dentro da Igreja, da própria hierarquia, manipulam informações, difamam os que são mais capacitados, oprime em nome de Deus e da própria Santa Sé, sempre se escondendo por detrás de Roma para esconder a sua mediocridade ou mesmo a maldade que está por detrás de suas perversidades. A estes verdadeiros psicopatas e pais da injustiça, o castigo divino será aterrador.

O não conformismo não é somente critica da injustiça, mas, sobretudo compromisso de transformação comunitária. Isso demonstra que o projeto de Deus requer discernimento constante para distinguir entre o que leva à vida e o que conduz à morte.

A vontade de Deus se torna clara à medida que lutamos por aquilo que suscita, promove e sustenta a vida. Esse é o sacrifício que agrada a Deus.
CNBB, 27-08-2014.
* Dom Eurico dos Santos Veloso arcebispo emérito de Juiz de Fora (MG).

Determinada reintegração de demitidos em greve

O juiz discordou da argumentação de que a empresa demitiu os metroviários por vandalismo e não pela greve.
Dez metroviários demitidos por causa da greve devem se reintegrados.
 A Justiça do Trabalho 2ª Região concedeu liminar, nesta quarta-feira (27), para a reintegração de dez metroviários demitidos pelo Metrô após a última greve da categoria, em junho deste ano. A empresa será notificada oficialmente sobre a decisão na próxima segunda-feira. O juiz Thiago Melosi Sória discordou da argumentação de que a empresa demitiu por vandalismo e não pela greve.

“Analisando o vídeo que registrou a conduta dos substituídos na estação Tatuapé, em 05 de junho de 2014, vejo que, embora os trabalhadores estivessem na plataforma, não aparecem impedindo o fechamento das portas do trem. As testemunhas mencionadas (pela empresa), além de não identificarem os praticantes, disseram que não houve violência ou dano” disse o juiz em sua decisão provisória.

Os metroviários que serão reintegrados são Alex Santana, Camila Ribeiro Lisboa, Fábio José Bosco, Isaac Souza de Miranda, João da Silva, Marcelino de Paula, Marcelo Alves de Oliveira, Marcelo Xavier Bovo, Raimundo Borges Cordeiro de Almeida Filho e Raquel Barbosa Amorim.

A assessoria de imprensa do Metrô disse que a empresa só irá se manifestar após receber a notificação da Justiça.
Agência Brasil

Escola é violenta com aluno, diz senador

Para Cristovam Buarque, a desvalorização da escola como instituição leva ao crescimento da violência na sala de aula.
'A violência desmoraliza ainda mais a escola', ressalta Buarque.
Um dos grandes defensores da educação como instrumento de transformação do Brasil, o senador Cristovam Buarque considera que o problema da violência na rede pública de ensino do país é gerado principalmente por causa da desvalorização da escola como instituição.

Em entrevista, Cristovam afirma que a escola no Brasil “está sem moral". "A escola desvalorizada gera violência, e a violência desmoraliza ainda mais a escola. Os jovens sabem que saindo com o curso ou sem, de tão ruim que são os cursos, não vai fazer diferença, porque o curso não agrega muito na vida dele. Os alunos não veem retorno na escola", explica.

O tema da violência em sala de aula foi destacado por internautas ouvidos pela BBC Brasil como um assunto que deveria receber mais atenção por parte dos candidatos presidenciais e vem gerando acirrados debates em posts que publicamos nos últimos dias nas nossas páginas de Clique Facebook, Clique Twitter e Clique Google+.

Ministro da Educação do governo Lula entre 2003 e 2004, Cristovam Buarque chegou a se candidatar à Presidência em 2006 levantando como principal bandeira a "revolução na educação de base". Ele acredita que só ela poderia resolver de vez o problema da violência e fazer com que a escola voltasse a ser respeitada no país.

Confira a entrevista:

Como o senhor define o problema da violência nas escolas do Brasil? Por que ele acontece?

A sociedade brasileira é uma sociedade muito violenta hoje, então as pessoas se sentem no direito de agir violentamente, às vezes, até não necessariamente com agressão física, mas com palavras. As escolas estão rodeadas de traficantes, a violência do meio influencia. O outro é o fato de que a escola não é uma instituição valorizada e, ao não ser valorizada, as crianças também entram na mesma onda da não valorização, se sentem no direito de quebrar os vidros, se sentem no direito de levar as coisas pra fora.

Aqui mesmo na UnB (Universidade de Brasília), eu vi a enciclopédia britânica sendo rasgada, porque o aluno em vez de tirar o xérox da folha que ele precisava, arrancou a página e levou. Os próprios professores são tratados como seres sem importância, que ganham salários baixos. Além disso os jovens sabem que saindo com o curso ou sem, de tão ruim que são os cursos, ele sabe que não agrega muito na vida dele. Os alunos não veem retorno da escola.

Quais as consequências da violência na escola para a educação no país? 

A escola desvalorizada gera violência, e a violência desmoraliza ainda mais a escola. Os professores hoje estão fugindo, porque o salário é baixo e há muito desrespeito com relação à profissão deles. Quando a gente analisa o concurso para entrar na universidade, o vestibular, os últimos cursos na preferência dos vestibulandos são pedagogia e licenciatura, isso gera um clima de desvalorização.
Para entrar em medicina são 50 por vaga, para pedagogia às vezes têm mais vagas que candidatos. Isso gera desvalorização. E aí as pessoas ficam quebrando as coisas, são violentas. Cria um ciclo vicioso. A desvalorização da escola aliada à violência do país induz à violência dentro da escola.

É preciso ter disciplina na escola, mas para o professor ser agente da disciplina, ele tem que ter moral. Só que a escola hoje está sem moral. Uma das coisas básicas da disciplina é o aluno chegar na hora. Como chegar na hora se nem o professor dele chega na hora? Se o professor dele ficou dois meses de greve? O professor se vai um dia, não vai outro. A ausência do professor no Brasil é tão grande quanto a do aluno. Eles faltam igualmente. Então está faltando moral na escola.

Quais seriam as medidas a curto prazo para conter o problema?

Eu não vejo como resolver isso no curto prazo, só se for atribuindo Valium (calmante) para todo aluno, se colocar Valium na merenda. Brincadeira, mas é que é difícil ver uma solução a curto prazo. Qual o caminho a médio e longo prazo? Valorizar a escola, hoje o salário médio do professor na escola é R$ 2 mil, se você pagar menos do que paga para quem vai ser engenheiro ou médico, os melhores não vêm, eles não vão querer ser professores.

Você tem que ter um salário compensador, eu calculo R$ 9.500. Só que para merecer esse salário, tem que ter um processo muito rígido de seleção do aluno, para ver se a pessoa tem vocação, tem que quebrar a estabilidade plena de que o professor continue no cargo sem se aperfeiçoar, tem que ser uma estabilidade sujeita a avaliações. Para a escola ser respeitada, o prédio tem que ser respeitado. As pessoas não saem quebrando shopping, porque é um prédio bonito, confortável. As crianças se sentem desconfortáveis na escola, por isso que elas são violentas. A verdade é que a escola é mais violenta com o aluno do que o aluno com ela. Ela obriga o aluno ficar sentado 6, 7 horas numa cadeira desconfortável, num prédio feio e mal cuidado.

Como fazer isso funcionar no Brasil a curto e médio prazo? Ir implantando isso por cidade. Leva 20 anos no país todo, mas precisa de um ou dois anos para fazer em uma cidade. E até lá, como faz? É o que estão fazendo, colocar polícia, bom diretor. A polícia tem que ficar longe da escola, mas no longo prazo. No curto prazo ela é uma necessidade, porque ela diminui a violência da sociedade que está na escola. Além disso, é preciso identificar os alunos violentos. Um só jovem faz uma violência que desmoraliza a escola inteira. Então identificando os jovens que são agentes da violência você resolve o problema, levando ao psicólogo, tratando esse jovem.

O que o senhor acha do modelo de educação nas escolas de hoje?

Não dá para seduzir uma criança com métodos seculares como quadro negro, tem que ser computador, vídeo. O professor tem que ser capaz de cavalgar a tecnologia da informação, de se comunicar com a criança usando o computador. E finalmente a escola tem que ser 6h ou 7h por dia. O menino se comporta melhor na escola que ele fica o dia inteiro porque ela passa a ser um pouco da casa dele, a escola tem que ser a extensão da casa da criança.

Aprovou-se no ano passado a medida de destinar 10% do PIB pra educação. Esse dinheiro é suficiente? Então qual é o problema da educação hoje em dia (se não é dinheiro)?

O problema é dinheiro, mas não é só dinheiro. Se chover dinheiro no quintal da escola, a primeira chuva vira lama. Se aumentar muito o salário do professor agora, isso não vai mudar nada. Precisa de todas ações juntas, a revolução mesmo da educação. Para pagar os R$ 9 mil (para os professores), para construir as escolas novas, você precisa de 6,5% do PIB (na educação de base, sem contar investimentos nas universidades).

Esse negocio de 10% do PIB foi uma farsa. Por que não colocaram 10% da receita? Porque ao dizer que é do PIB, ninguém sabe de onde vai sair o dinheiro. O PIB não existe, ele é um conceito abstrato de estatística. Para fazer a revolução a qual eu me refiro, nós precisamos para a educação de base R$ 441 bilhões em 20 anos, por isso que eu digo 6,4% do PIB. Se supõe que pré-sal vai dar R$ 225 bi, ele poderia ser uma fonte desse dinheiro. Eu peguei 15 fontes de onde a gente poderia conseguir esse dinheiro e com elas a gente pode chegar a R$ 750 bi. (Quais fontes?) São várias, não vou citar todas aqui. Mas por exemplo, quem vai querer um imposto sobre as grandes fortunas, reduzir publicidade do governo, eliminar subsídio que se dá para educação privada, porque se a pública vai ser boa, não precisa bancar a privada, ou então voltar a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), só que fazer ela ser toda destinada pra educação, pegar 50% do lucro das estatais que vão pro governo, usar rentabilidade de reservas?

Tudo isso dá o dinheiro que a gente precisa. Não precisa dos 10% do PIB. Isso não existe. Eu defendo a federalização das escolas para tornar o ensino público uma referência no Brasil. Hoje, das 196 mil escolas públicas que nós temos, pouco mais de 520 são federais e essas são boas. A seleção do professor é mais cuidadosa, as instalações são melhores o regime de trabalho é melhor. Temos que levar esse padrão para todas as outras.

Mas o senhor tinha consciência disso quando entrou no Ministério? O que o senhor fez pra mudar? 
Eu sabia. Essa ideia de implantar escolas boas por cidade, eu comecei. Escolhi 29 cidades e comecei. Eu comecei a fazer isso nas cidades com dinheiro do MEC e não sensibilizei o governo. Para fazer isso leva tempo, quando a gente conseguiu aprovar, eu fui demitido. Mas o governo não tinha interesse em investir em educação de base, como todos os outros, ele só queria investir em universidade. Educação de base não dá voto, você fica na história, mas não fica no governo. Universidade é imediato. Eu recebi 520 parlamentares em um ano que fiquei lá no ministério, desses só um me pediu uma ajuda de investimento para educação de base, um deputado da Bahia, o resto, todos os outros queriam investimento para faculdade, ensino técnico, ou regularizar faculdades particulares.
BBC Brasil, 28-08-2014.

Seções eleitorais funcionarão fora de embaixadas

No dia da eleição, 34 seções eleitorais, em 20 países, funcionarão fora das sedes de embaixadas brasileiras.
Os eleitores no exterior chegam a 354.154, distribuídos em 118 países.

Por Daniela Galvão
Repórter Dom Total

Neste ano, os eleitores brasileiros que residem no exterior somam 354.154, distribuídos em 118 países. Isso representa um crescimento de 76,75% em relação às últimas eleições presidenciais, ocorridas em 2010, quando 200.392 eleitores votaram fora do Brasil. De acordo com o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, esse aumento ocorreu em razão de uma aproximação maior da Justiça Eleitoral com o Itamaraty para ampliar a possibilidade de voto no exterior. Além disso, o TSE promoveu campanha de incentivo ao voto nos canais brasileiros de televisão.
 
Quem vive em outros países somente pode escolher presidente e vice-presidente da República, assim como acontece com aqueles que se cadastram para o voto em trânsito no país. Conforme a Resolução nº 23.999 do TSE, os locais de votação em outros países têm de ser instalados nas sedes de embaixadas, repartições consulares ou locais em que funcionem serviços do governo brasileiro. Para a criação de mesas de votação no exterior, o Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) prevê o número mínimo de 30 eleitores. As missões diplomáticas ou repartições consulares deverão comunicar aos eleitores votantes no exterior o horário e o local da votação.
 
Segundo a mestre em Ciências Jurídicas e professora de Direito Constitucional da Escola Superior Dom Helder Câmara, Marcelle Machado, no caso do voto no exterior, brasileiros natos ou naturalizados, com mais de dezoito anos, alfabetizados, em pleno gozo dos seus direitos políticos, que residam no exterior, devem requerer a sua inscrição eleitoral (título de eleitor) nas sedes das repartições diplomáticas brasileiras com jurisdição sobre a localidade de sua residência ou no cartório eleitoral do exterior com sede em Brasília, no Distrito Federal. O prazo para o cadastramento desses eleitores terminou em 7 de maio deste ano.
 
Flexibilização
 
Atendendo a uma solicitação do Ministério das Relações Exteriores, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), responsável pela votação no exterior, com o apoio dos consulados ou missões diplomáticas em cada país, enviou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um pedido de mudança desses locais de votação. Em sessão administrativa realizada no dia 1º deste mês, o TSE autorizou a instalação de 34 seções eleitorais, em 20 países, que funcionarão, no dia da eleição, fora das sedes de embaixadas, repartições consulares ou locais onde existem serviços do governo brasileiro.
 
Desse total, oito seções serão instaladas no Japão, sendo uma delas na agência do Banco do Brasil em Tóquio. Também haverá seção fora dos locais convencionais na Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Guiana Francesa, Holanda, Inglaterra, Itália, Japão, México, Moçambique, Paraguai, Portugal, Suíça, Uruguai e Venezuela.
 
Marcelle Machado afirma que a flexibilização e o consequente aumento de locais de votação no exterior facilitam o acesso às urnas e só vêm contribuir, assim como o voto em trânsito, para uma maior participação do cidadão no processo democrático. “Os eleitores domiciliados no exterior continuam obrigados a votar ou a justificar a ausência do voto exclusivamente nas eleições para presidente e vice-presidente da república. Isso porque os cargos eletivos de presidente e vice-presidente da República são os únicos que têm como circunscrição eleitoral todo o território nacional. Para os demais cargos, cada município, estado ou o DF conta com seus próprios candidatos ao legislativo e executivo. Sendo assim, para os eleitores domiciliados no exterior, só há como estabelecer um vínculo com as eleições de caráter nacional”, explica.
 
A professora da Dom Helder frisa que quem não cumpre as obrigações eleitorais, ou seja, não vota e não justifica a ausência do voto, fica proibido de solicitar qualquer documento à embaixada brasileira no país onde vive e está sujeito às mesmas penalidades previstas para quem vota no brasil, como, por exemplo, não poder participar de concurso público ou tirar passaporte. “Caso o brasileiro esteja de viagem ou de passagem pelo exterior no momento ou época da votação, ao regressar ao Brasil deverá justificar a ausência em até 30 dias após seu desembarque em território nacional, no cartório de origem, apresentando o bilhete (passagem), comprovante de viagem ou passaporte. Nessa hipótese, como se trata de eleitor domiciliado no país, sua justificativa quando do retorno ao território nacional, deve se dar em todos os turnos de todas as eleições, sejam elas nacionais, regionais ou locais”, observa.
 
Números
 
Os Estados Unidos lideram o ranking de maior número de eleitores brasileiros fora do Brasil. São 112.252 distribuídos em dez cidades: Miami (22.294); Nova York (21.240); Boston (18.181); Houston (11.193); Washington (10.575); Atlanta (7.811); San Francisco (7.606); Los Angeles (6.222); Chicago (4.877); Hartfort (2.253).
 
Em segundo lugar está o Japão, com 37.638 eleitores em nove cidades. São elas: Nagoya (12.192); Tóquio (7.655); Oizumi (5.387); Hamamatsu (4.489); Suzuka (2.394); Mitsukaido (1.989); Toyohashi (1.652); Ueda (1.545) e Takaoka (335).
 
Portugal ocupa a terceira posição. As cidades de Lisboa, Porto e Faro contabilizam 30.910 eleitores e têm, respectivamente, 17.286, 12.374 e 1.250 votantes. As cidades que possuem mais seções eleitorais são Nova York e Miami, com 58 em cada uma. Boston apresenta 50 seções e Lisboa com 44.
Redação Dom Total

Ebola: testes de vacina serão acelerados

O anúncio coincide com a advertência da OMS de que o vírus Ebola pode afetar a médio prazo até 20.000 pessoas,
Os testes devem ser concluídos ao fim de 2014.
Londres (AFP) - Os testes de uma nova vacina contra o Ebola serão acelerados, e a substância começará a ser administrada em setembro a voluntários saudáveis de Reino Unido, Gâmbia e Mali, anunciou em Londres o consórcio responsável.
A vacina é um projeto conjunto do laboratório farmacêutico GlaxoSmithKline e a organização não governamental médica britânica Wellcome Trust, entre outros organismos, segundo um comunicado.
O anúncio coincide com a advertência da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que o vírus Ebola pode afetar a médio prazo até 20.000 pessoas, mas que espera deter a progressão da doença nos próximos três meses.
Os testes para medir a segurança e efetividade da vacina acontecerão, entre outros centros médicos, no Instituto Jenner da Universidade de Oxford.
Ao mesmo tempo em que os testes serão realizados, a GlaxoSmithKline produzirá 10.000 doses para que, no caso de êxito dos testes, a OMS possa iniciar imediatamente um programa de vacinação de emergência nas comunidades mais afetadas.
Os testes devem ser concluídos ao fim de 2014.
"Os acontecimentos trágicos na África exigem uma resposta urgente", disse o professor Adrian Hill, diretor do Instituto Jenner.
"Nos últimos anos, as pesquisas com vacinas similares imunizaram com sucesso as crianças e adultos contra uma variedade de doenças. Nós, junto com os outros participantes no projeto, somos otimistas de que esta vacina candidata será útil contra o Ebola".
AFP