27/01/2015

Livro destaca gestos de Papa Francisco

voz dos que não têm voz 1

As ações de amor e compaixão empreendidas pelo Papa Francisco em prol dos necessitados são foco do livro ‘Voz dos que não tem voz’, de autoria do padre Geovane Saraiva. Membro da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará (ALMECE) e da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF) e também colunista do DomTotal.com, Padre Geovane já publicou obras sobre Dom Helder Câmara e sobre o cardeal Aloísio Lorscheider.


“Agora, com muita habilidade, o Padre Geovane esclarece à luz do Evangelho inúmeros gestos de amor do Santo Padre em favor da humanidade”, afirma o padre Ricardo Jardel Nunes da Silveira. Veja artigo completo sobre o livro:


Voz dos que não têm voz

Por Ricardo Jardel Nunes da Silveira*


Padre Geovane Saraiva é um sacerdote bom, humilde e alegre, tão alegre a ponto de despertar a vocação sacerdotal nos mais jovens. É dessa forma que ele diariamente grita o Evangelho com a própria vida, sempre disponível para ser consumido pelas pessoas, sendo de todos para não ser de ninguém. São indeléveis as marcas da espiritualidade que o Padre Geovane imprimiu em seu rebanho, em especial, a espiritualidade de Dom Helder e do Irmão Charles de Foucauld, ou seja, uma espiritualidade de fato inspirada no Evangelho da Cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, sempre voltada diretamente para os nossos irmãos menos favorecidos, para aqueles por quem ninguém chora. Daí existir uma empatia notável entre as ideias do Pe. Geovane e do Papa Francisco, isso fica muito claro no zelo que o Pe. Geovane tem ao se referir ao Santo Padre, seja na linguagem escrita ou na linguagem falada.


Membro da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará (ALMECE) e da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF), nos últimos anos, o Padre Geovane publicou três livros sobre Dom Hélder, um livro sobre o cardeal Aloísio Lorscheider e um livro sobre o Papa Francisco, dentre outras publicações. É interessante perceber como existem pontos em comum entre esses homens sobre os quais o Padre Geovane escreveu. Em pensamentos, mas principalmente em ações são todos homens que se esforçaram para compreender em profundidade a verdade do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, sempre voltado para os menos favorecidos. E é justamente este sentido que o Padre Geovane quer externar agora para nós através do seu novo livro sobre o Papa Francisco, com o sugestivo título, “Voz dos que não têm voz”, mostrando-nos pela vida simples e despojada, também pelos gestos e sensibilidade do seu enorme coração, a coerência do Augusto Pontífice ao se inspirar em Francisco de Assis.


Padre Geovane fala com veemência em seu livro de Francisco, um líder planetário  coragem inigualável, ao falar claro das coisas graves praticadas pela cúpula da Igreja, lá ao seu redor, encaminhando-a com sábias propostas de correções. Quando neste Natal de 2014, falou aos seus colaboradores da Cúria Romana de quinze “enfermidades”, certamente quis dizer a mesma coisa que Jesus disse ao colégio dos apóstolos, assistido pela força inabalável do Espírito Santo de Deus: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo” (cf. Mt 20, 26-27). Na visão e na ação coerente de governar bem a Igreja, tendo por base o Evangelho, o Santo Padre faz a diferença, seja nas suas sábias, belas e maravilhosas afirmações, que passo a citar duas: “A Europa não está velha, mas está cansada. Precisamos ajudá-la a rejuvenescer, a reencontrar suas raízes”; ao acusarem por diversas vezes de ser marxistas, o Sucessor de Pedro soube responder ao seu modo, através do jornal La Stampa,. “A teoria marxista está errada, mas ao longo da vida conheci inúmeros marxistas que eram boas pessoas e, portanto, não me sinto ofendido”.


Muitos seres humanos se encontram às margens da sociedade, são os últimos dos últimos dentro de nossa sociedade. Ao longo desses dois anos de pontificado, o Papa Francisco demonstrou com atitudes concretas seu amor e apreço pelos empobrecidos, os quais ocupam  últimos lugares. Neste livro, com muita habilidade o Padre Geovane destaca e esclarece à luz do Evangelho inúmeros gestos de amor do Santo Padre em favor da humanidade. Sonhar jamais foi proibido e com este livro, ‘Voz dos que não têm voz’, somos convidados a caminhar na direção do grande sonho de Santo Agostinho, na busca da cidade celestial: “Dois amores fundaram duas cidades, a saber: O amor próprio, levado ao desprezo a Deus, a terrena e o amor a Deus, levado ao desprezo de si próprio, a celestial”.


*Professor e pesquisador da UFC, colunista e membro da Pascom de Santo Afonso

 



http://goo.gl/JIvk1R

Nenhum comentário :

Postar um comentário