03/05/2016

Igreja Católica em Portugal quer promover «pontes» e criar «sinergias»

50º Dia Mundial das Comunicações Sociais celebra-se a 8 de maio



Lisboa, 03 mai 2016 (Ecclesia) – O diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS), padre Américo Aguiar, afirmou que a Igreja Católica deve promover “pontes” no mundo da comunicação e criar “sinergias” entre as suas várias plataformas, diocesanas e nacionais.Numa entrevista dedicada ao 50.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que se vai celebrar no domingo, o responsável recordou as orientações deixadas por Francisco para esta data, numa mensagem intitulada ‘Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo’, que com “o rosto do Papa”

“A maneira como dizemos as coisas pode salvar ou condenar uma relação”, observou.


Para o diretor do SNCS, a comunicação da Igreja é chamada a promover “encontros”, com  “testemunho, sentimento, autenticidade”, à imagem do que tem acontecido com o pontífice argentino.


O padre Américo Aguiar foi nomeado para o cargo a 7 de abril, pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e tem promovido desde então uma “auscultação” aos vários responsáveis diocesanos, que deve estar concluída até à próxima assembleia plenária dos bispos católicos, em novembro.


Reconhecendo dificuldades em passar “do nível diocesano para o nível nacional” na atividade eclesial, o diretor do SNCS sustenta que, num “respeito total e profundo” pela autonomia de cada diocese, é possível promover a partilha dos “bons exemplos”.


O objetivo é recolher as expectativas das várias dioceses em relação ao secretariado ligado à CEP, para “criar sinergias” entre as “várias geografias” da Igreja Católica em Portugal e promover a “proximidade”.


A Igreja, acrescenta, deve ser “exemplar” na gestão dos seus recursos e encontrar respostas “sustentáveis”.


O SNCS vai assinalar esta quinta-feira o 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais com a publicação de um livro que reúne as mensagens para esta jornada e o lançamento do ‘Prémio de Jornalismo D. Manuel Falcão’.


O encontro, dirigido a todos os profissionais dos meios de comunicação social e a colaboradores dos vários setores da pastoral das comunicações sociais da Igreja Católica, inicia-se às 16h00 com uma visita ao Museu de São Roque


PR/OC


 


Igreja Católica em Portugal quer promover «pontes» e criar «sinergias»

Nenhum comentário :

Postar um comentário