06/12/2012

Manifestação mundial para salvar tribo Awá


MUNDO
Direitos humanos

Texto Francisco Pedro | Foto Survival | 06/12/2012 | 07:46
Organização internacional de defesa dos povos indígenas está a programar uma ação de protesto em várias cidades da Europa e dos Estados Unidos da América para dar a conhecer os perigos que corre a tribo Awá, no Brasil
IMAGEM
Uma mulher vestida com uma fantasia carnavalesca, com a frase «Brasil: Salve os Awá» pintada no corpo, irá liderar uma manifestação em frente à embaixada do Brasil, em Londres, marcada para 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos da ONU. A ação, promovida pela Survival Internacional, visa chamar a atenção para os ataques à sobrevivência de uma das tribos indígenas mais ameaçadas no Brasil. Na mesma data estão previstas jornadas de protesto em pelo menos mais seis capitais da Europa e em São Francisco, nos Estados Unidos da América (EUA). 

«O protesto vai mostrar ao Brasil que o mundo está atento e espera que o país ’Salve os Awá.’ É imperdoável que o governo permita que as violações dos direitos humanos contra a tribo continuem por tanto tempo. Dezenas de milhares de pessoas no Brasil e em todo o mundo estão a pedir ao país que ajude os Awá. O Brasil deve agir agora», afirma o diretor da Survival International, Stephen Corry, no texto de lançamento da campanha. 

Em paralelo com as manifestações, a Survival vai entregar uma carta na embaixada do Brasil em Londres, pedindo ao governo brasileiro a retirada urgente dos invasores da terra dos Awá e a criação de um plano de proteção que permita aos índios a permanência na terra, em paz e segurança. O ator e vencedor de um Óscar, Colin Firth, já se associou aos esforços da organização para proteger a tribo e perto de 50 mil pessoas escreveram ao ministro da Justiça do Brasil, solicitando a sua intervenção em defesa dos Awá.

Nenhum comentário :

Postar um comentário