Foi confirmada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a ocorrência de um tornado na cidade de Xanxerê no oeste Catarinense. Há a possibilidade do estado de calamidade pública ser decretado.
Estimativas da destruição indicam que o sistema poderia ser classificado como um EF2 ou EF3 na escala Fujita melhorada.
Na tarde de segunda-feira (20) um forte temporal atingiu o oeste catarinense. As fortes rajadas de vento e chuva presentes na região de Xanxerê/SC que causaram destruição levantam a possibilidade da ocorrência de um tornado.
Segundo informações da defesa civil, dados atualizados na manhã da terça-feira, pelo menos dois mortos já foram confirmados e várias pessoas ficaram feridas com a destruição de telhados e casas decorrentes do fenômeno meteorológico. Cerca de 2600 residências foram totalmente destruídas. 5 torres de energia foram arrancadas do solo provocando falta de energia elétrica em 8 bairros.
As imagens do satélite meteorológico mostram a presença de grandes núcleos de chuva nos tons em vermelho. Essa coloração representa nuvens com grandes topos que são capazes de gerar as chamadas super células.
Você pode clicar aqui e ver a imagem do satélite para todo o Brasil.
As imagens do radar meteorológico de Teixeira Soares (SIMEPAR) mostra na imagem das 15h30 (horário de Brasília) um núcleo de temporal forte e uma assinatura que se aproxima muito de uma vírgula. Este tipo de assinatura nas imagens dos radares meteorológicos podem estar associadas à presença de tornados.
Moradores da região filmaram e fotografaram a nebulosidade que aparenta ser um funil, aumentando ainda mais as chances do fenômeno em questão ser mesmo um tornado.
Os tornados se formam em situações de choques de massas de ar muito diferentes, exatamente por esse motivo as áreas do oeste catarinense estão sujeitas à formação deste tipo de fenômeno. As correntes de vento em superfície eram responsáveis por um transporte de massa de ar mais úmida e um pouco mais fria vinda de sul, mas também é possível ver a presença de uma forte corrente de vento vinda do norte que é mais seca e quente.
Chance de temporal diminui sobre o oeste de Santa Catarina
As áreas de instabilidade se afastam da costa oeste catarinense. Ainda há a chance de garoa, mas o desenvolvimento da nebulosidade não vai ser o suficiente a ponto de provocar novos temporais. Já na faixa leste ainda há o risco de chuva forte que pode vir em forma de temporais especialmente entre a tarde e a noite de terça-feira (21).
O meteorologista César Soares também comentou a ocorrência do fenômeno no Climatempo News.
Veja também: Brasil também é terra de tornados.
Quer saber mais? Veja como se formam os tornados no Explicando o Tempo!
Fonte: CLIMATEMPO, por César Soares.
http://www.paroquiasantoafonso.org.br/?p=12304
Nenhum comentário :
Postar um comentário