Para Daniela Vaz, educadora de infância, natural de Portimão, realizar uma experiência missionária «foi sempre» algo que desejou fazer. «Vem de dentro e é difícil explicar», disse. Carmen Geraldes, alentejana e estudante de economia em Lisboa, considera que o motivo que a leva a partir prende-se com a «vontade de querer dar um bocadinho mais» às pessoas que passam por «necessidades a que não estamos habituados».
Segundo Carmem Santos, enfermeira, natural de Espiche (Luz de Lagos), os missionários também saem beneficiados da sua missão. «Quem lá está tem também a sua riqueza e os seus valores, e se partilharmos tudo uns com os outros, enriquecemo-nos mutuamente», afirmou. Em declarações ao jornal Folha do Domingo, a voluntária falou sobre o motivo da sua reincidência: «a missão ‘ad gentes’, que já esteve presente na minha vida, foi muito importante para mim e hoje sinto-me de novo chamada por Deus a partir para um país diferente do meu e a dar-me aos outros».
Apesar de reconhecer que o território nacional também é um espaço de missão, Marlene Viegas acredita que realizar uma experiência missionária em países com outras dificuldades é diferente. «É outra realidade e são outras as necessidades que vamos tentar colmatar com os conhecimentos que adquirimos cá», justificou a enfermeira, residente em Portimão. Marlene Viegas disse ser o «chamamento» de querer «dar-se ao outro» o motivo da sua ida em missão.
Carmen Geraldes e Daniela Vaz vão partir no próximo mês de agosto para Moçambique. Carmem Santos e Marlene Viegas irão deslocar-se em outubro para Angola. As missões terão a duração de um mês. «Não nos foi permitida a licença sem vencimento. Então, o nosso período de férias é exclusivamente para ir em missão», explicou Marlene Viegas.
Carmem Santos e Marlene Viegas irão colaborar na sua área da saúde. Carmen Geraldes e Daniela Vaz vão trabalhar com crianças e jovens. As missionárias desejam também levar material para doar, mas pretendem «avaliar bem as necessidades». O projeto «Boluka Kua Zua» foi constituído em 2010, por três missionários algarvios, e, ao longo dos últimos anos, tem incentivado a partida de outros em missão.
Fátima Missionária
Nenhum comentário:
Postar um comentário