Páginas

17/03/2014

A Abertura do Concílio Vaticano II: o testemunho de um brasileiro


No nosso espaço Memória Histórica - 50 anos do Concílio Vaticano II, vamos dedicar algumas edições à Abertura do Concílio, o evento que introduziu a Igreja no mundo moderno.

(JOAO XXIII - DISCURSO ABERTURA):

Com estas palavras, o Papa João XXIII abria solenemente, em 11 de outubro de 1962, o Concílio Vaticano II.

No discurso inaugural, o Papa Roncalli traçou as 4 grandes linhas que deveriam caracterizar o Concílio. Ele deveria ser ecumênico, pastoral, marcado pelo diálogo e representar um aggiornamento, ou seja, uma atualização da Igreja frente à modernidade.

Diferentemente dos concílios anteriores, o Vaticano II não pretendeu tomar posições dogmáticas definitórias nem condenatórias, mas intensificar o diálogo com o homem e a mulher de hoje, construindo pontes com o mundo moderno.

Milhares de pessoas estavam reunidas na Praça São Pedro acompanhando a interminável procissão de entrada dos Bispos provenientes de todo o mundo e ouvindo com atenção a mensagem de João XXIII. Entre elas, estava o Irmão Israel José Nery, vice-provincial dos lassalistas no Chile e que nos conta a emoção de viver este momento histórico: (para ouvir, clique acima)

(JE)


Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2014/03/17/a_abertura_do_conc%C3%ADlio_vaticano_ii:_o_testemunho_de_um_brasileiro/bra-782325
do site da Rádio Vaticano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário