10/08/2014

Mãe de trigêmeos ganha na Justiça mais tempo para ficar com os filhos

Um dos bebês tem Síndrome de Apert; licença maternidade aumentou.

Servidora de Patos de Minas encontrou amparo legal na Constituição.

Caroline AleixoDo G1 Triângulo Mineiro
trigêmeos kerley Patos de Minas (Foto: Kerley de Paula/Arquivo pessoal)Mãe de trigêmios ganhou mais tempo para licença maternidade (Foto: Kerley de Paula/Arquivo pessoal)
A servidora pública Kerley Cristhina de Paula e Silva, de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, se surpreendeu nos primeiros quatro meses de gestação ao receber a notícia de que daria à luz trigêmeos. No parto ela soube que um dos filhos tem Síndrome de Apert, uma doença rara caracterizada por uma anomalia craniofacial. Diante às adversidades, ela buscou os direitos e conseguiu, perante o Judiciário, a ampliação da licença maternidade para mais três meses.
A mãe procurou a Câmara Municipal, órgão onde trabalha como diretora administrativa, mas descobriu que não havia uma legislação específica que cobria o caso. Então ela fez o pedido na 2ª Vara Cível da comarca da cidade alegando que um dos filhos era deficiente e necessitava de cuidados especiais.
O juiz Marcus Caminhas Fasciani observou que a pretensão encontrava amparo legal na Constituição Federal. Na avaliação dele, a mulher não poderia ser prejudicada pela omissão da Administração Pública e deferiu a antecipação de tutela, concedendo à servidora mais três meses de licença.
Agora várias outras mães em situação semelhante poderão ser beneficiadas com um direito que muitas desconhecem"
Kerley de Paula
Para Kerley, a decisão trouxe vários benefícios à família principalmente quanto ao fortalecimento do vínculo com os filhos. “Meu dia a dia é muito corrido e esse tempo a mais é que proporciona que a gente tenha mais momentos para o contato. Fiquei muito feliz também porque agora várias outras mães em situação semelhante poderão ser beneficiadas com esse direito que muitas desconhecem”, disse.
Desafios da maternidade
A mineira é mãe de Ciro de Paula, de dois anos, e estava à espera do segundo filho para que fizesse companhia ao primogênito. Ela sabia que a maternidade não era uma tarefa fácil e ao descobrir que teria mais três crianças, de uma só vez, desconfiou que seis meses afastada do trabalho seria muito pouco para se dedicar aos cuidados dos filhos.
Os trigêmeos Raul, Mila e Nuno de Paula Borges nasceram pré-maturos, de 34 semanas. No parto ela acabou descobrindo que Raul tinha uma má formação e precisaria de uma atenção maior. “Ele ficou na UTI por vários dias porque não respirava sozinho. Recebeu alta e agora, com oito meses, vai passar por algumas cirurgias. Acho que isso pesou um pouco na decisão do juiz, porque me dedicar aos três filhos e ao Raul só com a ajuda de uma babá é complicado”, contou.
O caso da servidora chamou a atenção de moradores de Patos de Minas e mobilizou amigos e familiares, que fazem doações constantes de roupas infantis, fraldas e a parabenizam pela força e determinação ao cuidar das crianças.
Agora que os filhos já se desenvolveram melhor e o período de licença está chegando ao fim, Kerley está se preparando para um novo desafio: colocá-los em uma escolinha. “Vai ser complicado me ausentar deles, mas sei que vai ser muito melhor em termos de socialização. Principalmente para o Raul, que só de conviver com os irmãos já está mais espertinho e movimentando mais”, afirmou.
Mãe de trigêmeos ganha mais três meses de licença maternidade em Patos de Minas (Foto: Arquivo Pessoal/Kerley de Paula)Nuno, Mila, Raul e Ciro da esquerda para a direita (Foto: Arquivo Pessoal/Kerley de Paula)

Nenhum comentário :

Postar um comentário