09/01/2012

Anunciadas modificações no próximo Consistório

E-mailImprimirPDF
O papa Bento XVI aprovou a introdução de modificações na celebração do próximo consistório, que ocorrerá em 18 e 19 de fevereiro para a nomeação de 22 novos cardeais. Dentre eles, estará o brasileiro dom João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.
As alterações serão aplicadas pelo Departamento de Celebrações Litúrgicas e implicarão em simplificações e revisões de alguns ritos.
“Na oração da coleta e na final serão retomados os versos do rito de 1969, mais ricos em conteúdo e provenientes da tradição dos ofícios. As duas preces falam explicitamente dos poderes que o Senhor confiou à Igreja, de modo especial o de Pedro: o Pontífice reza de modo direto por si mesmo, para bem realizar o seu ofício”.
Será encurtada a Proclamação da Palavra de Deus e serão unificados os três momentos da nomeação, que compreendem a imposição do barrete, a entrega do anel cardinalício e a assinatura do título da diaconia.
O jornal vaticano L'Osservatore Romano informa que “a partir de hoje, a distinção entre o consistório público e o secreto de fato não será mais observada, e portanto, é mais coerente incluir os três momentos significativos da criação dos novos cardeais no mesmo rito”.
“Conserva-se a celebração do Papa com os novos cardeais na missa do dia seguinte, que se abre com a homenagem e a gratidão que o primeiro dos cardeais expressa ao Papa em nome de todos os outros”.

Nenhum comentário :

Postar um comentário