Segundo o engenheiro responsável pelo invento, que durou três anos para ficar pronto, Fernando Alves Ximenes, a geração de energia (solar) se dá pela transformação dos raios ultravioletas e infravermelhos em energia elétrica e pelas hélices (eólica) que geram energia a partir do vento. Ambas são transmitidas para uma bateria com capacidade de 70 horas de armazenamento, acionada caso não haja luz solar ou do vento para carregá-la.
A empresa criadora da torre, a Gram-Eollic, já havia instalado postes de iluminação alimentados por energia eólico-solar, no início de 2010, no Palácio Iracema, sede do Governo do Estado do Ceará. O projeto ganhou o primeiro lugar no Prêmio Inova concedido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
Ciente da necessidade mundial para produção de energias limpas e renováveis, Ximenes garante que os investimentos em energia eólica e solar geram satisfação ambiental e econômica, além de estar cada vez mais acessível a qualquer tipo de empreendimento, seja ele industrial, ou comércio. “A tecnologia utilizada está engajada ao bem estar de todos sem mudar o cotidiano, contribuindo para a sustentabilidade do planeta”, explica.
A torre eólico-solar foi instalada no campus sede da Fatene, localizado no Centro de Caucaia, rua Coronel Correia, 1119.
Com informações do jornalista Gevan Oliveira
Sugestão de pauta: Agência da Boa Notícia
Sugestão de pauta: Agência da Boa Notícia
Nenhum comentário :
Postar um comentário