10/04/2012

Exposição traz xilogravuras de João Pedro do Juazeiro


A natureza, a força do trabalho e representações de ícones da religiosidade popular como Iemanjá, Ogum e Oxossi são alguns dos temas que compõem a mostra - A Xilogravura Sincrética de João Pedro Carvalho Neto - ou simplesmente - João Pedro do Juazeiro.

A exposição que fica em cartaz no Shopping Benfica, até o dia 27 de abril, é marcada pelos traços precisos e tons fortes. Características singulares e tão típicas do artista cearense que alcançou reconhecimento internacional por seu trabalho com o colorido na arte da xilogravura.

Segundo Gilmar de Carvalho, um dos maiores especialistas em cultura popular, o uso da cor nos trabalhos de João Pedro do Juazeiro resultou em um eficiente salto de qualidade. Para ele, João Pedro é ao mesmo tempo renovador e seguidor da tradição dos artistas do cordel e da xilogravura originária dos polos produtores de João Pessoa, Recife e Juazeiro do Norte.

Uma tradição que deu nomes como Mestre Noza, Walderêdo Gonçalves, Antônio Batista, Stênio Diniz, Abraão Batista e nos dá, contemporaneamente, José Lourenço, Francorli, Nilo, dentre outros nomes expressivos e presentes nas mostras e eventos ligados às artes em todo o Brasil.

“João Pedro começou a escrever folhetos e a cortar pedaços de umbarana para ilustrar seus cordéis. Aos poucos, foi se soltando e ganhando maturidade. Hoje, é um gravador que reúne um repertório de vivências, uma visão de mundo, um código sertanejo e traduz tudo para um mundo marcado pelas tecnologias de ponta e pelas novas mídias”, revela Gilmar.

Na mostra o público poderá conferir de perto um pouco desse trabalho de João Pedro do Juazeiro. A exposição que está em cartaz na Galeria BenficArte tem visitação gratuita.
Serviço
Exposição “A Xilogravura Sincrética de João Pedro Carvalho Neto”
Local: Shopping Benfica - Avenida Carapinima, 2200. Benfica.
Site: www.shoppingbenfica.com.brTel: 3243.1000
Com informações da Assessoria de Imprensa do Shopping Benfica
Sugestão de pauta: Agência da Boa Notícia

Nenhum comentário :

Postar um comentário