23/07/2012

Imagem gravada por equipamento da Nasa mostra parte ativa do Sol.


Telescópio especial foi lançado pela agência espacial americana.
Clareza das imagens vai auxiliar no entendimento da atividade solar.

Do G1, em São Paulo
23 comentários
Mostradas em verdes, as imagens detalham o campo magnético do Sol. (Foto: Divulgação/Nasa)Mostradas em verdes, as imagens detalham o campo
magnético do Sol. (Foto: Divulgação/Nasa)
Um telescópio lançado pela agência espacial americana, a Nasa, no último dia 11 conseguiu captar imagens na resolução mais alta já registrada da coroa solar.
A clareza das imagens, divulgadas pela instituição na última semana, vai auxiliar cientistas a entender melhor o comportamento da atmosfera solar e seus impactos na Terra e no espaço.
Lançado a partir de um foguete de 58 metros de altura, que decolou da base no Novo México, nos EUA, o equipamento que capta em alta resolução pesava 464 quilos e conseguiu gravar 165 imagens durante o voo, que durou pouco mais de dez minutos.
O telescópio focou em uma grande região ativa do Sol. As imagens, feitas em um comprimento de onda ultravioleta extremo, conseguiram revelar a estrutura dinâmica da atmosfera solar.
De acordo com a Nasa, o teste foi considerado “valioso” para a futura concepção de tecnologias voltadas para satélites ou sondas para exploração de planetas.
Imagem gravada por equipamento da Nasa mostra parta ativa do Sol. (Foto: Divulgação/Nasa)Imagem gravada por equipamento da Nasa mostra parte ativa do Sol. (Foto: Divulgação/Nasa)

Nenhum comentário :

Postar um comentário