16/10/2012

Os benefícios do café

Muita gente não sabe, mas o café é uma fruta. Sim, é o fruto do cafeeiro, que depois de colhido é posto para secar.
Depois de torrado e moído é acondicionado em embalagens herméticas para não perder o aroma e outras propriedades.
Segundo alguns estudos, o hábito de consumir três ou quatro xícaras de café ao longo do dia ajuda a combater os radicais livres.
O café também pode prevenir a depressão e o diabetes, além de ter muitos outros benefícios.
Porém, para você obter todos os benefícios do cafezinho, ele deve ser consumido no máximo até meia hora depois de coado.
Tem gente que prepara o café, principalmente em escritórios, e o deixa numa garrafa térmica ao longo do dia. Desse modo perde-se todos os seus benéficos. Pior ainda é quando se prepara um café já adoçado.
Não se deve fazê-lo já misturado ao açúcar. O açúcar só deve ser misturado na xícara, no momento do consumo.
Café e Osteoporose
A osteoporose é um problema que se caracteriza pela diminuição da massa óssea que leva a uma diminuição da resistência do osso e aumento do risco de fratura.
Estudo realizado na Universidade de Trakya, na Turquia, mostrou que, ao contrário do que tem sido divulgado, não existe qualquer relação entre a cafeína e a osteoporose. Segundo o estudo, a cafeína não interfere na absorção de cálcio.
Café e prisão de ventre
Segundo nota publicada na revista Cafeicultura, o café também é um forte aliado no combate à prisão de ventre.
As propriedades químicas contidas na bebida estimula a movimentação do bolo fecal e ajuda a eliminar a constipação intestinal. Uma xícara por dia, já ajudaria a combater o problema.
Sem Cafeína
Para quem não pode ou não quer consumir cafeína, a versão descafeinada encontrada no mercado, possui apenas 0,1% de cafeína.
Café Coado ou Café Expresso?
Você também pode não saber, mas o café coado (filtrado) tem mais cafeína do que o café expresso.
Isso acontece porque, no preparo do coado, ele fica mais tempo em contato com a água, que extrai uma quantidade maior de cafeína.
O café coado, seja em papel filtro ou coador de pano, é menos “denso” - pois como fica mais tempo em contato com a água - tem o sabor e o aroma suavizados. Por isso as pessoas acham que o café expresso é mais forte (mais cafeína). Agora você sabe que não é bem assim.
Para não esquecer as nossas dicas de hoje, tome um delicioso cafezinho, pois ele ativa a memória.
Cláudio Lima é engenheiro de Alimentos do Instituto CENTEC. Especialista em Alimentos e Saúde Pública e Msc em Tecnologia de Alimentos. Apresentador do quadro semanal Inspetor Saúde da TV jangadeiro. inspetorsaude@gmail.com - Para saber mais: www.professorclaudiolima.blogspot.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário