ECOS DA DISPUTA ELEITORAL 24/11/2012
Depois de Cid, Luizianne recebe afagos de Dilma
O encontro entre a presidente e a prefeita de Fortaleza aconteceu ontem, em Brasília, durante almoço. Dilma teria enaltecido o papel político da petista no Nordeste. Um novo encontro deve acontecer na semana que vem
Depois de elogiar Cid Gomes (PSB) durante evento em Brasília no início do mês, a presidente Dilma Rousseff (PT) fez ontem um afago na prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT).
Durante almoço em Brasília, para fazer um balanço do processo eleitoral na Capital cearense, Dilma teria reconhecido a prefeita como uma importante liderança do partido no Nordeste, e teria afirmado que conta com Luizianne para trabalhar no projeto que o partido tem para a região.
As informações foram repassadas ao O POVO pelo candidato derrotado na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, Elmano de Freitas (PT). Ele também participou do almoço, juntamente com os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. O encontro teria sido a convite da própria presidente. Segundo Elmano, uma nova reunião entre Dilma e Luizianne deve ocorrer na semana que vem, também em Brasília, para definir que tarefas serão assumidas pela prefeita neste novo momento.
Conforme Elmano, a avaliação apontou que Luizianne, presidente estadual do PT, saiu fortalecida do processo eleitoral no Ceará. O PT dobrou o número de Prefeituras no Interior, passando de 15 para 30, e, na Capital, obteve 47% dos votos no segundo turno, sem a presença de ex-aliados no palanque. Em 2008, com PSB e PMDB como aliados, Luizianne Lins se elegeu com pouco mais de 50% dos votos. “Temos crescimento da força política da prefeita na cidade”, pontuou Elmano.
Oposição a Cid?
Apesar de Luizianne estar trabalhando para que o partido se defina como oposição ao Governo Cid Gomes (PSB), de acordo com Elmano, a relação do PT com o governo estadual não foi discutida durante o almoço.
No entanto, Dilma foi comunicada que o PT municipal já deliberou que fará oposição à próxima gestão municipal, de Roberto Cláudio (PSB). “Isso (posição quanto ao Governo Cid) ainda vai ser conversado pelo partido, respeitando o processo e as instâncias”.
Elmano garantiu que fez questão de apresentar, na ocasião, várias situações de ataques feitos pelo PSB contra o PT em nível estadual e até nacional, a exemplo das críticas feitas por Ciro Gomes (PSB), na última quinta-feira, em Minas Gerais, contra a equipe de Dilma. “Não é um ataque político, de apresentar divergências. Tem um patamar rebaixado, de maneira desrespeitosa, muito pouco construtiva, sem projetos”, lamentou Elmano.
Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Dilma Rousseff preferiu se manter neutra durante todo o período eleitoral para evitar indisposições com a base aliada. O reconhecimento da força política de Luizianne por Dilma ocorreu duas semanas após os elogios a Cid Gomes.
Lucinthya Gomes
Nenhum comentário :
Postar um comentário