Eram duas da tarde de um domingo cheio de sol. Junto à igreja de Nhaduga, paróquia de Santa Isabel do Guiúa, um grupo de cristãos esperava, entoando cânticos. A imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição havia de chegar, vinda da paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Jangamo, onde concluíra duas semanas de peregrinação. No âmbito das comemorações do Jubileu Diocesano, a imagem da padroeira de Inhambane tem vindo a percorrer em peregrinação todas as missões da diocese, de Zandamela ao Save.
A população da paróquia do Guiúa foi esperar a chegada de Maria Mãe de Deus, junto à sua comunidade mais próxima de Jangamo: Nhaduga. Eis que, ao início da tarde, entre as nuvens de calor e já ao longe se ouviam os cânticos da numerosa delegação da paróquia de Jangamo, que acompanhou em júbilo a imagem peregrina. Esta passou para as mãos dos cristãos do Guiúa e, em comunhão, as duas comunidades acompanharam a Senhora até ao interior da igreja, entoando cânticos a Maria.
Após a despedida dos cristãos de Jangamo, rezou-se o terço e foi feita uma oração. A padroeira da diocese iniciava assim o seu percurso na missão de Santa Isabel do Guiúa, onde ficará até ao dia 18 de novembro. A peregrinação da padroeira é uma iniciativa que tem mexido com todas as comunidades da diocese e proporcionado intensos momentos de consolação e devoção.
O início oficial da peregrinação começou no dia 8 de dezembro de 2011, quando na Missa de Abertura do Jubileu, na Catedral de Inhambane, foi entregue à paróquia de Nova Mambone, a paróquia mais distante da sede da diocese, uma antiga e bonita imagem de Nossa Senhora da Conceição, em madeira, até então conservada na catedral. Desde esta data, a imagem da padroeira, ficou em cada paróquia duas semanas e já peregrinou por quase todas as paróquias da diocese de Inhambane.
Ao longo deste longo itinerário de Nossa Senhora os cristãos católicos têm valorizado e manifestado o seu afeto e respeito por Maria. Para além da devoção, tem decorrido uma importante catequese comunitária, com vista a conhecer a importância de Maria na vida da Igreja, como testemunha fiel do plano de salvação e como aquela que nos convida a confiar-nos ao seu Filho Jesus.
Fátima Missionária
Nenhum comentário :
Postar um comentário