24/11/2012

Paróquias acolhem refugiados no Congo


Comunidade Taizé prossegue «Peregrinação de Confiança»
Paróquias acolhem refugiados no Congo
Texto Francisco Pedro | Foto Taizé | 24/11/2012 | 09:31
Avanço do grupo rebelde M23 sobre a cidade de Goma, na República Democrática do Congo, obrigou muitas famílias a procurarem refúgio nas instalações paroquiais. Algumas foram visitadas esta semana por elementos da comunidade Taizé
IMAGEM
O pároco de Taizé e mais dois elementos daquela comunidade religiosa deslocaram-se esta semana à região do Kivu Norte, na República Democrática do Congo (RDC), para contactarem com algumas das famílias que procuraram acolhimento nas diversas paróquias da cidade de Goma, devido aos confrontos armados entre o exército congolês e os rebeldes do Movimento 23 de março (M23). 

Antes desta visita, a Comunidade de Taizé animou um encontro de jovens em Kigali, no Ruanda, no âmbito da «Peregrinação de Confiança através da Terra», que inclui encontros em todos os continentes. Os 8.500 participantes chegaram de todo o Ruanda, da região dos Grandes Lagos e da África de Leste e ficaram alojados nas casas de mais de 4.000 famílias, espalhados por cinco dezenas de comunidades. 

A próxima etapa da «Peregrinação de Confiança» será o trigésimo quinto Encontro Europeu, agendado para Roma, Itália, entre 28 de dezembro de 2012 e 2 de janeiro de 2013. São esperadas na capital italiana várias dezenas de milhares de jovens. Neste Ano da Fé, os participantes serão convidados a refletir sobre as fontes da fé, rezar nas grandes basílicas romanas, fazer uma peregrinação junto dos túmulos dos apóstolos e descobrir uma Igreja local onde a fé se transmite de geração em geração há dois mil anos. Os jovens têm ainda encontro marcado com o Papa para uma oração comunitária, na Basílica de São Pedro.

Nenhum comentário :

Postar um comentário