20/12/2012

Anngola: mais de 12 mil minas desativadas


MUNDO
África

Texto Juliana Batista | Foto Lusa | 19/12/2012 | 15:17
Em apenas um mês, foram desativadas milhares de minas em Angola. A população que reside na zona onde está a decorrer a operação tem ajudado os técnicos a localizar os engenhos
IMAGEM
Uma mega operação de desminagem no município da Humpata, província da Huíla (Angola), resultou na desativação de mais de 12 mil minas num mês. «É um trabalho de risco e estamos a prosseguir», afirmou Dulce Tito, diretora provincial do Instituto Nacional de Desminagem do Huíla, citada pelo portal O Apostolado. «Não é um trabalho rápido, carece de muita responsabilidade pelos técnicos que estão a fazer a desminagem, porque o mínimo erro é fatal», referiu.

A operação teve início dia 19 de novembro e já foram removidos «mais de 12251 engenhos explosivos de diversos calibres e mais de duas mil munições também de diversos calibres», informou. Segundo esta responsável, a remoção dos explosivos armadilhados durante a guerra civil angolana conta com a participação da população local. «As autoridades tradicionais e religiosas têm-nos ajudado muito, porque são elas que vivem  nas zonas», salientou.

Nenhum comentário :

Postar um comentário