06/12/2012

Missionários estrangeiros visitam a sede das Pontifícias Obras Missionárias

 Fúlvio Costa / Assessoria de Comunicação POM
O grupo de missionários estrangeiros que cursa a 108ª edição do Centro de Formação Intercultural (CENFI) do Centro Cultural Missionário (CCM) em Brasília, fez uma visita oficial à sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) na tarde desta quarta-feira, 5.
Durante a visita, o diretor nacional das POM, padre Camilo Pauletti, apresentou as instalações da casa e falou sobre o trabalho da instituição. O secretário da Infância e Adolescência Missionária (IAM) padre André Luiz de Negreiros, falou sobre a fundação das quatro obras missionárias, de modo especial da IAM, fundada pelo bispo dom Carlos de Forbin-Janson.
"A Pontifícia Obra da Propagação da Fé foi fundada por Paulina Jaricot, que, anos 20 anos quer ajudar o mundo através da oração e financeiramente. Ela começa um processo de oração do rosário e pede ajuda financeira mensal para enviar para as missões na China", relatou também o secretário da Propagação da Fé, padre Marcelo Gualberto.
Entre os missionários estrangeiros, padre Moussa Serge Traore, de Burkina Faso, África, afirma ser fundamental o trabalho desenvolvido pelas POM. "As POM dão um sentido missionária à Igreja no Brasil". De acordo com ele, a missão ad gentes tem o potencial de desenvolver uma Igreja dinâmica e faz um apelo pela presença de mais missionários em sua terra natal.
"Em Burkina Faso apenas 20% da população é cristã e precisamos de missionários. Lá temos algo mais simples (POM), mas fazemos a coleta no Dia Mundial das Missões. Precisamos dar um sentido missionário por que, em geral, na África, depois de 100 anos de evangelização, ainda temos uma Igreja que está apenas mantendo as estruturas e nós devemos ultrapassar esta mentalidade por que tem muita gente que precisa ouvir a Boa Nova de Jesus", disse. Padre Moussa irá atuar, no Brasil, em Salvador (BA).
O peruano Samuel David Miranda Atoche, seminarista dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada, conta que o trabalho desenvolvido pelas POM do seu país é fundamental e valorizado principalmente pela atuação da Infância e Adolescência Missionária. "As POM no Peru tem uma presença ativa em todos os estados do país, sobretudo com a IAM. Venho de uma paróquia onde os padres trabalham bastante com as crianças, por que a partir delas se pode fazer muitas coisas. Essa é a melhor forma de evangelizar as outras crianças e elas são capazes de fazer grandes coisas".
O CENFI 108 teve início no dia 17 de setembro e encerra no próximo dia 14 de dezembro. Participam desta edição 20 missionários da América Latina, Central, África, Europa E Ásia. No grupo há ainda um casal de luteranos. A formação é realizada pelo CCM há mais de 50 anos e sua proposta é apresentar quatro propostas sistemáticas: aprendizagem da língua portuguesa; estágio em casas de família; introdução articulada sobre a sociedade, as culturas e caminhada da Igreja no Brasil e, por último, a vida em comum que proporciona o intercâmbio entre os participantes.
A próxima edição do CENFI já tem data marcada e as inscrições estão abertas. Mais informações aqui
Fonte: www.pom.org.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário