Conta na rede social está disponível em oito línguas, incluindo o português e o árabe
Cidade do Vaticano, 27 nov 2012 (Ecclesia) – Bento XVI vai lançar a primeira mensagem da sua conta na rede social ‘Twitter’ no próximo dia 12, com respostas a questões sobre a fé, anunciou hoje o Vaticano.
A página está disponível em oito línguas, incluindo o português e o árabe, surgindo com a designação ‘pontifex’ (pontífice, em português).
O Vaticano refere que as questões ao Papa podem ser colocadas em inglês, italiano, espanhol, francês, alemão e polaco, além dos idiomas referidos, através do marcador (conhecido por “hashtag”) ‘#askpontifex’.
Inicialmente, adianta a Santa Sé em comunicado disponibilizado aos jornalistas, os ‘tweets’ vão ser publicados por ocasião da audiência pública semanal das quartas-feiras, a partir do encontro que vai ter lugar na festa de Nossa Senhora de Guadalupe (12 de dezembro), "mas em seguida poderão ter uma maior frequência”.
A página do Papa no Twitter é descrita como “a ponta do icebergue” da ação da Igreja Católica no mundo dos “novos media”.
Segundo a nota oficial, esta presença é uma “expressão concreta da convicção de que a Igreja deve estar presente na arena digital”.
“Pensamentos profundos podem ser comunicados em frases concisas, muitas vezes não mais do que um versículo da Bíblia, desde que os que tomam parte na conversa não negligenciem o cultivo da sua vida interior”, acrescenta o Vaticano.
A página foi apresentada em conferência de imprensa, com a presença do presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais (CPCS), o arcebispo Claudio Maria Celli.
“Penso que surge com força o desejo deste Papa de entrar em colóquio, em diálogo com o homem e a mulher de hoje e de os encontrar onde se encontram”, declarou o prelado italiano.
O prelado foi acompanhado por monsenhor Paul Tighe, secretário do CPCS; pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi; pelo diretor do jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’; e o assessor de comunicação da Secretaria de Estado, Greg Burke.
Segundo este último, a rede social escolhida é “mais eficaz” para a transmissão da mensagem do Papa do que uma eventual presença no Facebook.
“Todos os tweets do Papa serão palavras”, acrescentou Burke, adiantando que Bento XVI não irá “seguir” [following ] ninguém na rede social.
No dia 28 de junho de 2011, Bento XVI assinou a primeira mensagem de um Papa na rede social Twitter, para anunciar o lançamento do novo portal multimédia do Vaticano.
“Caros Amigos, acabo de lançar o http://www.news.va/. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Com minhas orações e bênçãos, Benedictus XVI” era o teor do ‘tweet’, disponível em http://twitter.com/#!/news_va_pt.
A denominação Twitter deriva da palavra inglesa com a mesma grafia, que em português pode ser traduzida por “gorjear” ou “piar”, razão pela qual o logótipo daquela rede social representa um pássaro.
OC
|
Nenhum comentário :
Postar um comentário