03/12/2012

Vencer o festival implica passar à ação


Texto Juliana Batista | Foto Ana Paula | 02/12/2012 | 11:21
IMAGEM: 1 2
A diocese do Algarve venceu o 9.º Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem. As vencedoras acreditam que a distinção lhes dá uma grande responsabilidade, e desejam animar a vida da comunidade onde residem através da música
IMAGEM
A diocese do Algarve venceu o 9.º Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem com o tema «Semente do Amor». Brígida Tomé, porta-voz do grupo de sete elementos, todas raparigas, admite que ganhar «um prémio destes» é uma «grande alegria», mas também uma enorme «responsabilidade» porque «implica passar à ação». Depois desta vitória, as jovens da paróquia de São Sebastião de Quelfes, freguesia do concelho de Olhão, com idades compreendidas entre os 15 e os 30 anos, esperam conseguir «enriquecer» a paróquia onde residem, através da música, e «puxar novos jovens» para a vida da comunidade.
O evento, que decorreu na noite de sábado, 1 de dezembro, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, contou com a participação de 13 grupos. A diocese de Viseu ficou em segundo lugar com o tema «Perto ou Longe» e, em terceiro, a música que representou o patriarcado de Lisboa, intitulada «Deus está aqui». Após o desfile das canções concorrentes, Claudine Pinheiro, que a seu cargo teve a apresentação da iniciativa juntamente com Bruno Leite, animou a assistência acompanhada por Miguel Vilela na guitarra, com alguns temas dos seus dois álbuns. Os concorrentes regressaram ao palco para juntos interpretarem duas canções originais de Diogo Alves, intituladas «Deus tem um tesouro no baú» e «Comunidade e Fé», assim como o hino da Jornada Mundial da Juventude, «Esperança do Amanhecer», que terá lugar no próximo ano no Rio de Janeiro, Brasil.

Antes da entrega dos prémios, Eduardo Novo, sacerdote e diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, dirigiu-se aos jovens. «Neste mosaico de juventude que hoje conseguimos, só posso dizer que o mundo precisa da juventude. Hoje!», afirmou. Ilídio Leandro, bispo de Viseu e membro da Comissão Episcopal do Laicado e Família, agradeceu a todos os participantes pelo seu testemunho. «Estou sempre com muita alegria na companhia dos jovens que nos trazem este entusiasmo», referiu. No festival foi ainda distinguida a canção representante da diocese de Vila Real com os prémios de «Melhor Mensagem» e de «Melhor Videoclip», e o grupo da diocese de Lamego com o prémio «Ser Mais», cuja votação feita pelos próprios participantes, elegeu o grupo que revelou mais dinamismo e maior espírito de camaradagem durante todo o dia. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário