Com esses recursos tecnológicos, será possível a participação deles na plataforma “Conectando Jovens Rurais”, rede virtual que será lançada internacionalmente com o apoio do Changemakers da Ashoka, instituição parceira da Adel. Na plataforma, eles terão seus próprios perfis e vão poder trocar ideias com jovens rurais de outros países e possíveis investidores dos seus empreendimentos.
Esse primeiro Centro Integrado de Tecnologias (CIT), a ser inaugurado na comunidade de Sítio do Meio, a 14 km da sede do município de Pentecoste, beneficiará 35 jovens que participam do projeto e não tinham acesso à internet. Alguns já participam de outros projetos desenvolvidos pela Adel e têm seus próprios empreendimentos.
Outros, que ainda não contam com empreendimentos, inspiram-se em exemplos como o de Neto Ribeiro, 29 anos, que reside na comunidade e empreende na área de avicultura. Com a mãe e seus dois irmãos mais novos, Neto migrou para Fortaleza por causa da seca. Em 2010, voltou para a comunidade e, depois de participar do Programa Jovem Empreendedor Rural, decidiu criar aves caipiras. O sucesso do seu empreendimento possibilitou o retorno da mãe e dos irmãos para a comunidade e lhe deu o 2º prêmio Aliança de Empreendedorismo Comunitário em 2012.
“Queremos, através do acesso as Tecnologias de Informação e Comunicação, valorizar e divulgar as histórias de jovens empreendedores que, com o seu trabalho estão dando uma Nova Cara ao Sertão, ao mesmo tempo em que estaremos possibilitando aos jovens a interação e a criação de soluções criativas entre eles”, diz Wagner Gomes, um dos fundadores e Diretor Executivo da Adel, organização premiada várias vezes por suas ações na área de empreendedorismo e desenvolvimento local.
O Projeto Rede de Jovens Empreendedores Rurais é apoiado pelo Programa Oi Novos Brasis do Instituto Oi Futuro. (Com informações da assessoria de comunicação da ADEL).
Contato: Evilene Abreu, Comunicação Adel - (fone: 85 9217 2864)
Boa Notícia
Nenhum comentário :
Postar um comentário