Quixeramobim > Uma resposta à Igreja e ao Estado. No último Papo Cultural promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Natural e Artístico de Quixeramobim (Iphanaq) o psicólogo Osvaldo Costa Martins apresentou dissertação de mestrado em Psicologia abordando o tema Os manuscritos de Antônio Conselheiro: Culpa e identificação na religião do filho. O estudioso abordou a trajetória de Antônio Conselheiro e a construção de seu legado durante toda a sua peregrinação pelo sertão nordestino, desde a sua saída de Quixeramobim até se fixar no norte baiano e fundar a comunidade de Belo Monte, posteriormente chamada de Canudos.
Na segunda parte da apresentação Osvaldo Costa destacou a pesquisa com mais ênfase. Trata-se de uma leitura psicanalítica dos dois Manuscritos de Antônio Conselheiro. De acordo com as hipóteses por ele analisadas em relação a estes, dois pontos: Considerado legítimo no período do Império, com o advento da Romanização e da República, Antônio Conselheiro passou progressivamente a ser visto como inimigo da Igreja e do Estado; os Manuscritos expressariam também uma resposta a esta nova condição: por meio de uma intensificação de sua fé, Antônio Conselheiro se legitima pela renúncia ao desejo, o sacrifício de si e aquilo que Freud chamou de reconciliação do filho com o Pai.
Conforme o historiador e coordenador do Papo Cultural, Neto Camorim, essa foi a 24ª edição da conversa com personalidades que contribuem com seu trabalho, seus conhecimentos e seus saberes diversos, para a difusão do patrimônio histórico e desenvolvimento cultural e educacional do Município, é realizado na última sexta feira de cada mês na Casa de Antônio Conselheiro, no Centro de Quixeramobim. Após a apresentação, aconteceu um debate com a intervenção de participantes. Logo após o debate, o presidente do Iphanaq, Ailton Brasil, entregou ao convidado uma menção honrosa, repassada para as mãos do psicólogo pelo jornalista Danilo Patrício.
Participe do Diário Sertão Central informando e sugerindo reportagens através dos fones (88) 9970.5161 ou (88) 8865.6118 e pelo email: diariosertaocentral@gmail.com
Diário do Nordeste
Nenhum comentário :
Postar um comentário